segunda-feira, 28 de maio de 2012

TEMA LITERATURA INFANTIL

OBJETIVO GERAL: Garantir o contato com as obras infantis e apresentar diversos gêneros as crianças, para desenvolver o comportamento de leitores, e o gosto pela literatura desde cedo, a fim de formar futuros leitores.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

 IDENTIDADE E AUTONOMIA

Desenvolver atitudes de respeito, ajuda e colaboração, valorizando ações de cooperação e solidariedade.

ARTES VISUAIS

Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio.

Brincar com as linguagens, a fim de expressar seu potencial criativo.

MÚSICA

Explorar as diversidades sonoras (sons de animais, do corpo, de instrumentos).

Participar de brincadeiras musicais.

 LINGUAGEM

Recontar histórias conhecidas com aproximação às características da historia original referente aos personagens, cenário e objetos.

Escolher livros de leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil.

NATUREZA E SOCIEDADE

Identificar papéis sociais existentes em seu grupo de convívio;

Explorar o ambiente através da brincadeira para participação ativa ao interagir com diferentes elementos da natureza e do grupo em que vive.

MATEMÁTICA

Identificar lugares e pessoas (dentro, fora perto, longe).

CORPO E MOVIMENTO
movimentar e explorar o corpo para desenvolver capacidades, posturais e motoras.

Expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral para ampliar suas formas de expressão.

CONTEÚDO

Exploração do espaço; comunicação e expressão: oral, corporal, escrita.

Fazer artístico; leitura e releitura de obras.

Expressão oral e corporal; linguagem.

Linguagem oral e corpora; gêneros textuais.

Família escola.

Contagem oral, noções de espaço e tempo.

Equilíbrio, noções de lateralidade.

METODOLOGIA

Contação de história, em diferentes ambientes: gramada, casinha, parque, etc...

Convidar um membro da família para contar história.

Brincadeiras de roda e canções infantis.

Exposição de obras no CEI.

Teatros: Os Três Porquinhos e Pinóquio.

Construção de personagem e cenário.

Fantoches (teatro em sala)

Massinha de modelar.

Desenho livre

Aula passeio.

Exploração do Baú literário;

Doação de livros de literatura, pela direção do CEI.

CRONOGRAMA: 11 de abril a 26 de abril de 2012.

AVALIAÇÃO

Registro diário através de observações            

 AVALIAÇÃO

Foi um tema que se destacou dentre os outros, pois conforme o assunto abordado em cada história as crianças usaram sua criatividade, sua imaginação e pensaram um pouco mais em suas atitudes, juntamente com seus familiares, professores e colegas, um momento de interação e descobertas através da leitura, e após esse processo trocar com outros através de seus trabalhos e apresentações uma experiência única, pois apesar de escutarem histórias todos os dias este tema proporcionou muitos momentos diferentes e diversificados de muita aprendizagem, fazendo que as crianças se interessassem ainda mais pelas leituras e abusassem ainda mais de sua imaginação. E essa história do PINÓQUIO e OS TRÊS PORQUINHOS escolhida pelas crianças foi de grande significado a elas que demonstraram  ter sensibilidade e compreensão de valores que através dessas e outras histórias, puderam lhes trazer grandes ensinamentos para toda sua vida.












Nenhum comentário:

Postar um comentário