segunda-feira, 28 de maio de 2012

LITERATURA INFANTIL

Justificativa; Como surgiu o tema;

Através de uma sugestão de nossa orientadora que nos forneceu diversos materiais relacionados ao tema, e nos professoras achamos que o tema e atividades propostas seriam de muita importância para nossas crianças já que,

Nesta faixa etária, os bebês adquirem muitas conquistas: caminhar, correr, balbuciar, falar as primeiras palavrinhas, ter mais autonomia, tudo isso em um espaço curto de tempo e as histórias contribuem muito neste desenvolvimento.

Assim, justificamos a escolha da literatura infantil como tema, sendo explorada de forma lúdica, prazerosa e divertida. Acreditamos que através da exploração de histórias, podemos contemplar todas as formas de expressão, integrando diversas áreas do conhecimento, tornando-as mais ricas, além de proporcionar aos bebês vivências e possibilidades muito maiores.

Nosso objetivo;

Possibilitar o uso de diversos tipos de materiais a fim de desenvolver a criatividade, a imaginação e a coordenação motora;

Objetivos de aprendizagem

• Interessar-se por leitura de histórias;
• Descobrir o mundo sonoro à sua volta e valorizá-lo;
• Explorar o esquema corporal;
• Ampliar progressivamente a destreza de deslocar-se no espaço (engatinhar, andar.);
• Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
• Experimentar situações de interação com a música, canções e movimentos corporais;
• Manusear diversos portadores de textos (revistas, encartes, livros de papel, de borracha e de pano, etc.);
• Estimular a emissão de sons, balbucios e palavras cantando músicas, imitando os personagens das histórias, etc.;
• Desenvolver a percepção visual e auditiva;
• Desenvolver a percepção sensorial, experimentando diferentes sensações táteis;
• Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, iniciando o contato com formas diversas de expressão artística;
 
Procedimentos/ Atividades;

• Histórias narradas.
• Teatros de fantoches e dedões.
• Manuseio de livros, revistas, encartes, etc.
• Livros de pano, papel e borracha.
• Brincadeiras: motoca, esconde-esconde, balões, pega-pega, etc.
• Músicas cantadas variadas que envolvam: nome dos alunos, gestos, animais, sons, etc.
• DVD musical.


RELATORIO FINAL··.

Organizamos um canto para a contação da história: “Era 10 sacizinhos”, preparamos um varal onde foram pendurados diversos livros de pano. Na hora da contação da história, outras turmas vieram ouvir a nossa história e as crianças do Berçário I participaram fazendo o papel de “sacizinhos”, usando a toca de saci, foi muito divertido! No final convidamos as crianças ouvintes das outras salas para manusear os livros de pano.

Nossa como foi prazeroso ver as crianças manusear com interesse e curiosidade os livros!Valeu!

Também foi enviado para cada criança um livro com uma história bem curta e de fácil contação. Foi conversado com cada mãe que aproveitasse esse momento e contasse a história bem perto da criança para observar quais reações a criança manifestaria.

Obs: Em função de estar com dois alunos em adaptação na sala, não tivemos uma integração maior com as outras turmas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário