quarta-feira, 30 de maio de 2012

A magia da noite

Projeto: A MAGIA DA NOITE

Problema: Prô, você vai contar a história da estrela?

Justificativa: As crianças estavam brincando de pecinhas, quando uma criança se levantou e pegou um livro da estante. O título era Brilha, brilha estrelinha. Contamos a história para as crianças e elas ficaram encantadas com o brilho das estrelas nas imagens do livro. Justamente estávamos procurando um tema para a semana da literatura infantil. Foi então que surgiu a ideia de selecionar livros que falavam da noite, das estrelas, da lua, do sono, da escuridão, etc. e fazer o nosso cantinho da leitura se tornar mágico, sem esquecer do principal, incentivar as crianças a ter o hábito da leitura desde cedo.

Objetivo Geral: Propor para as crianças o contato com obras literárias a fim de desenvolver o gosto pela leitura desde cedo.

Objetivo de Aprendizagem:

- Brincar com as demais crianças do grupo, da instituição a fim de interagir e socializar-se;

- Brincar com as linguagens artísticas, a fim de expressar seu potencial criativo;

- Apreciar e cuidar dos trabalhos produzidos individual ou coletivamente a fim de promover o respeito às obras;

- Participar de brincadeiras musicais;

- Cantar e interpretar diversas músicas a fim de desenvolver a memória musical.

- Relatar experiências vividas e narração de fatos em sequência de tempo e causa;

- Conhecer diferentes gêneros orais (trava-línguas, parlendas, adivinhas, poemas, canções) a fim de desenvolver a linguagem oral;

- Utilizar a linguagem oral para conversar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências, sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação com o grupo;

- Observar e pesquisar sobre os fenômenos da natureza (chuva, sol, lua, trovoadas, terremotos, relevos, rios...) para conhecê-los, compreende-los como fenômenos naturais e as relações que o homem estabelece com eles;

- Estabelecer contato com a linguagem escrita (literatura infantil, bilhete, jornal, revista, calendário, fichas com nomes, receita, música, poesia, etc.) a fim de reconhecer a função social da escrita e apropriar-se de algumas noções de letramento;

- Recontar histórias conhecidas com aproximação às características da história original referente às personagens, cenário e objetos;

- Escolher livros para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil;

- Brincar com os números nos diversos contextos que se encontram para sim reconhecê-los;

- Perceber estruturas rítmicas a fim de expressar-se corporalmente por meio da dança e das brincadeiras;



Conteúdos:

Identidade e autonomia: Valores; exploração do espaço.

Artes Visuais: Observação e conversação sobre as imagens e objetos; Elementos constituintes da linguagem visual.

Música: Linguagem; Canto.

Linguagem: Oral, escrita e corporal; Comunicação, Gêneros e formas de expressão, Gêneros textuais.

Natureza e Sociedade: Fenômenos da natureza.

Matemática: Números; Contagem Oral.

Corpo e Movimento: Noções de lateralidade.



Metodologia:

- Fazer uma maleta de caixa de leite;

- Fazer um travesseiro de borboleta;

- Questionário referente à leitura em casa;

- Kit de leitura: Maleta, travesseiro de borboleta e questionários para os pais;

- Contações de histórias na sala – Contadas pelas professoras, pelas crianças;

- Convidar pais para contar histórias na sala;

- Dia do Baú da literatura;

- Contar histórias com fantoches;

- Cantinho da leitura “A magia da noite”, com exposição de livros relacionados ao tema, estrelas que iluminam;

- Convidar as demais turmas do CEI e familiares para visitar o cantinho da leitura;

- Roda de conversa sobre as estrelas;

- Simulação que a luz do sol é mais forte que a das estrelas;

- Procurar estrelas durante o dia;

- Cartaz do que prefere: Dia ou noite;

- Desenho da estrela: escolher a cor de sua preferência, pintar dentro do limite, contagem das pontas;

- Desenho livre do que prefere: Dia ou Noite;

- Músicas de dormir;

- Teatro de sombras com as crianças;

- Na folha, ligar o animal com sua sombra;

- Passeio: procurar sua sombra.



Cronograma:  Do dia 18 de abril a 27 de abril de 2012.

Turma: Maternal II matutino

Professoras: Leidiane e Cirlei

Avaliação:

O projeto foi um sucesso. Alcançou o objetivo maior que era incentivar as crianças a terem o gosto pela leitura desde cedo.

O cantinho com as estrelas brilhando foi mágico, mas também a luz do abajur iluminando os livros e os contadores de história deixou um clima especial. A maioria das crianças fazia questão de contar mais de uma vez a história, mas teve duas crianças que folheavam os livros, mas não quiseram contar a história para o grupo.

Após o projeto percebemos que as crianças deixam de brincar para pegar os livros da estante e folheá-los.

O kit de leitura também está sendo bem produtivo. A criança sai toda orgulhosa do CEI com a maleta contendo o livro infantil e o travesseiro. No dia seguinte, logo querem contar a história para os colegas da sala. Esse kit de leitura estará visitando as casas dos alunos durante o ano todo.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário