segunda-feira, 28 de maio de 2012

Eu creio no poder das palavras,
na força das palavras,
Creio que fazemos coisas com as palavras e,
Também,
Que as palavras fazem coisas conosco.
Larrosa Bondía

TEMA: LITERATURA INFANTIL/OS TRÊS PORQUINHOS

JUSTIFICATIVA:

A experiência de ouvir e contar historias é uma antiga arte ligada à essência do ser humano. As narrativas expressam as verdades mais profundas da vida.

Mas nos tempos de hoje, a criança deve ter um contato precioso com o texto, pois através dele absorve um mundo imaginário. É necessário que as crianças compreendam o que acontece ao seu redor e que sejam capazes de interpretar e escolher os caminhos com os quais se identificam. Conforme ZILBERMAN(1985,p.22), “A literatura infantil sintetiza por meio do recurso de ficção, uma realidade, que tem amplos pontos de contato com o que o leitor vive cotidianamente.” É através das historias que a criança pode expressar suas emoções como: choro, alegria, medos, raiva, tristeza, bem-estar, insegurança, tranqüilidade, situações vividas pelos personagens. As crianças podem ser um pouco cúmplices dos momentos de humor, das brincadeiras e do divertimento.

Percebe-se que as crianças são atraídas pelas histórias, é através das histórias cheias de encantamento, que as crianças podem descobrir um mundo diferente, trabalhar com suas emoções e enxergar com os “olhos do imaginário”. O livro permite que a criança desenvolva sua criatividade, sensibilidade, sociabilidade, senso crítico, além das habilidades de leitura de imagens, escrita e interpretação.

Despertar desde os primeiros anos de vida, o estímulo e o gosto pelos livros, a fim de transformar nossas crianças em pequenos leitores, estimulando o desenvolvimento com propostas voltadas à faixa etária; desvinculando da obrigatoriedade e associado ao prazer de ler. Nesta fase da criança, há uma pré-leitura, o inicio do desenvolvimento da linguagem oral, a percepção e estabelecimento de relação entre imagens e palavras.

OBJETIVO GERAL:

Promover a formação do leitor e escritor competentes a partir de atividades de interação com histórias infantis.

Despertar na criança o hábito da leitura

Trabalhar a literatura de maneira lúdica e interativa

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Proporcionar momentos de alegria e curiosidade;

Estimular o faz-de-conta;

Possibilitar a descoberta do imenso mundo dos conflitos;

Trabalhar com suas emoções e sensibilidade;

Estimular a reconstrução oral;

Incluir a contação de história como parte integrante do fazer pedagógico;

Proporcionar momentos interativos da família com educando;

Desenvolver a linguagem oral e a expressão corporal.

ATIVIDADES

*histórias com fantoches, teatro;

*contação de histórias em ambientes diferentes;

*convidar outras pessoas para vir ao C.E.I.contar historia;

*expressão oral, imitação de animais;

*leitura e interpretação de imagens;

*percepção de diferentes cores;

*estruturação de espaço e tempo

Avaliação

Avaliação será realizada através de registros contínuos, observando as crianças individualmente e em grupo, anotando suas descobertas, relações e manifestações, dificuldades e expressões relacionadas ao seu desenvolvimento.









Nenhum comentário:

Postar um comentário