quarta-feira, 30 de maio de 2012

As sensações que me rodeiam...

PROJETO: AS SENSAÇÕES QUE ME RODEIAM

PROBLEMA: Quais contribuições o desenvolvimento da percepção tátil traz para minha vida?

JUSTIFICATIVA: O conhecimento de mundo que o ser humano adquire nos primeiros anos de sua vida se deve, principalmente, ao sentido do tato. Ao manipular, tocar, segurar objetos, a criança desenvolve sua percepção física, mental e emocional. Através do tato, portanto, o ser humano consegue obter informações importantes acerca do mundo que o rodeia. O tato apresenta três tipos de sensibilidade: a mecânica, a térmica e a dolorosa. Em toda a pele de nosso corpo existem terminações nervosas livres e fechadas, isso dentro dos corpúsculos táteis. A sensação leve é captada pelo corpúsculo de Messner, muito abundantes na língua e nos dedos. A sensibilidade de pressão e captada pelos corpúsculos de Vater-Pacini, eles estão situados profundamente na derme. Os corpúsculos de Krause nos permitem sentir frio e os de Ruffini de calor. A dor é captada pelas terminações nervosas espalhadas por todo o nosso corpo, essa sensação tem função protetora, avisando ao indivíduo as ameaças que o corpo está sofrendo. O tato, portanto, é uma dos sentidos mais importantes que deve ser trabalhado constantemente na Educação Infantil, ele possibilita uma melhor percepção de tudo que nos rodeia. Permite nossa adaptação nos mais variados ambientes, e faz com que conheçamos nossas possibilidades e limites. Faz-se necessário abordar o referido tema, pois as crianças do Berçário II estão numa fase importante da aquisição desses conhecimentos, uma vez que manipulam de forma mais elaborada diversos objetos e possuem contato com diferentes materiais durante o dia (PACIEVITCH, 2012).

 OBJETIVO GERAL: Conhecer seu próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades motoras, emocionais e perceptivas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·       Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo seus limites e sensações que lhe produz;
·       Movimentar e explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais e motoras;
·       Participar de brincadeiras musicais;
·       Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
·       Realizar diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas;
·       Brincar com as linguagens artísticas, a fim de expressar seu potencial criativo;
·       Explorar o ambiente através da brincadeira, para participação ativa ao interagir com os diferentes elementos da natureza e do grupo social em que vive.
CONTEÚDOS:

IDENTIDADE E AUTONOMIA
·       Eu e o outro
·       Comunicação e expressão

MOVIMENTO
·       Corpo humano
·       Expressividade
·       Coordenação motora
·       Sensações

LINGUAGEM
·       Comunicação
·       Gêneros e formas de expressão

MÚSICA
·       Canto
·       Linguagem musical

ARTES VISUAIS
·       Fazer artístico
·       Exploração de diferentes materiais

NATUREZA E SOCIEDADE
·       Família
·       Escola
·       Comunidade

MATEMATICA
·       Noções de espaço e tempo
·       Classificação
·       Velocidade (rápido, lento, depressa, devagar)
·         Comparação


DESENVOLVIMENTO - ATIVIDADES
·       Aula passeio
·       Interação com outras turmas
·       Brincadeiras no parque
·       Histórias
·       Brincadeiras livres e dirigidas
·       Brincadeiras com o corpo
·       Danças
·       Cantigas de roda
·       Manipulação de diversos materiais
·       Desenho e pintura
·       Recursos tecnológicos
·       Música
·       Sucata
·       Ouvir músicas
·       Alimentação
·       Pintura facial e corporal
·       Faz de conta
·       Entrevista, pesquisa, registro e comparação
·       Jogo das sensações
·       Rasgar, amassar e colar papel
·       Semelhanças e diferenças

 AVALIAÇÃO
        Será realizada através de registro contínuo, observando as crianças individualmente e em grupo, anotando suas descobertas, relações e manifestações, dificuldades e suas expressões relacionadas ao seu desenvolvimento. Devido a alguns problemas e o desenvolvimento de outros projetos o referido projeto encontra-se em andamento.

CRONOGRAMA: Mês de abril

REFERÊNCIAS
PACIEVITCH, Thais. Tato. Disponível em: www.infoescola.com/anatomia-humana. Tato. Acesso em: 20 mar. 2012.

BERÇÁRIO II MATUTINO E VESPERTINO
















Nenhum comentário:

Postar um comentário