Problema: Qual a diferença entre menino e menina?
Justificativa:
Certa
vez aconteceu um fato em nossa sala de aula que um menino disse isso só menino
tem? Este projeto tem o intuito conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de
higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as
comunidades, relacionando- se com outros seres e com todo o ambiente onde vive
e identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos,
características, valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido. Todo
o trabalho desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática de
hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com
o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a
sociedade. A exploração dos cinco sentidos, qual sua importância em nosso
corpo.
Objetivo
geral:
Descobrir e conhecer o nosso corpo, as
potencialidades, limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a
saúde e bem estar.
Objetivos
Específicos:
•Desenvolver as diferentes funções do corpo humano estimulando através de atividades físicas e motoras: a atenção, percepção, a linguagem oral, a coordenação, a lateralidade, criatividade, etc.
•Descobrir as partes do corpo humano, e suas capacidades de movimentos, funções e sentidos;
•Reconhecer a importância de cuidar do nosso corpo através da higiene corporal e mental para o bem estar;
•Descobrir a importância dos cinco sentidos;
•Descobrir a
diferença entre menino e menina;•Desenvolver as diferentes funções do corpo humano estimulando através de atividades físicas e motoras: a atenção, percepção, a linguagem oral, a coordenação, a lateralidade, criatividade, etc.
•Descobrir as partes do corpo humano, e suas capacidades de movimentos, funções e sentidos;
•Reconhecer a importância de cuidar do nosso corpo através da higiene corporal e mental para o bem estar;
•Descobrir a importância dos cinco sentidos;
Conteúdos:
Corpo humano (Eixo identidade e autonomia)
- Higiene (Eixo identidade e autonomia)
- Eu e o outro (Eixo identidade e
autonomia)
- Fazer artístico (Eixo artes visuais)
- Execução musical (Eixo música)
- Expressão corporal (Eixo música)
- Relatos e vivencias (Eixo Linguagem)
- Contagem oral (Eixo matemática)
- Números e operações (Eixo matemática)
- Coordenação motora ampla e fina (Eixo
corpo e movimento)
- Sensações (Eixo corpo e movimento)
• Conversas informais enfatizando o tipo de cor de olhos, cabelos, pele.
• Indagar sobre as partes do corpo (onde fica tal coisa?); vestir e trocar a roupa e sapatos;
• Utilizar o espelho para a importância da percepção do seu EU.
• Medir o tamanho, peso e tamanho dos pés da turma e expor o resultado na sala.
• Cada criança fazer um desenho de si mesma;
• Expressão
corporal
• Manipulação de
materiais diversos
• Fazer um boneco
de pano para ficar na sala e eles brincarem,
• Brincar de pata
cega para eles descobrirem os sentidos;
• Brincadeira do
gato mia para trabalhar o sentido audição,
• Confeccionar com
os pais um boneco com material reciclado para explorar a diferença entre menino
e menina;
Cronograma: 30 dias
Avaliação: Será realizada através do relato dos alunos, e observação da
professora durante e ao final da realização do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário