quarta-feira, 20 de junho de 2012

Projeto do Nosso corpo.

Problema: Qual a diferença entre menino e menina?


Justificativa:

Certa vez aconteceu um fato em nossa sala de aula que um menino disse isso só menino tem? Este projeto tem o intuito conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando- se com outros seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido. Todo o trabalho desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática de hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade. A exploração dos cinco sentidos, qual sua importância em nosso corpo.

Objetivo geral:
Descobrir e conhecer o nosso corpo, as potencialidades, limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a saúde e bem estar.

Objetivos Específicos:
•Desenvolver as diferentes funções do corpo humano estimulando através de atividades físicas e motoras: a atenção, percepção, a linguagem oral, a coordenação, a lateralidade, criatividade, etc.
•Descobrir as partes do corpo humano, e suas capacidades de movimentos, funções e sentidos;
•Reconhecer a importância de cuidar do nosso corpo através da higiene corporal e mental para o bem estar;
•Descobrir a importância dos cinco sentidos;
•Descobrir a diferença entre menino e menina;

Conteúdos:

Corpo humano (Eixo identidade e autonomia)
  • Higiene (Eixo identidade e autonomia)
  • Eu e o outro (Eixo identidade e autonomia)
  • Fazer artístico (Eixo artes visuais)
  • Execução musical (Eixo música)
  • Expressão corporal (Eixo música)
  • Relatos e vivencias (Eixo Linguagem)
  • Contagem oral (Eixo matemática)
  • Números e operações (Eixo matemática)
  • Coordenação motora ampla e fina (Eixo corpo e movimento)
  • Sensações (Eixo corpo e movimento)
Metodologia
• Conversas informais enfatizando o tipo de cor de olhos, cabelos, pele.
• Indagar sobre as partes do corpo (onde fica tal coisa?); vestir e trocar a roupa e sapatos;
• Utilizar o espelho para a importância da percepção do seu EU.
• Medir o tamanho, peso e tamanho dos pés da turma e expor o resultado na sala.
• Cada criança fazer um desenho de si mesma;

• Expressão corporal
• Manipulação de materiais diversos
• Fazer um boneco de pano para ficar na sala e eles brincarem,
• Brincar de pata cega para eles descobrirem os sentidos;
• Brincadeira do gato mia para trabalhar o sentido audição,
• Confeccionar com os pais um boneco com material reciclado para explorar a diferença entre menino e menina;
Cronograma: 30 dias

Avaliação: Será realizada através do relato dos alunos, e observação da professora durante e ao final da realização do projeto.






Nenhum comentário:

Postar um comentário