Problema: Com brinquedo, posso fazer
música?
Justificativa: A música deve ser encarada como
uma linguagem cujo conhecimento se constrói, não apenas como um produto pronto
ou como uma proposta de reprodução. Percebemos a curiosidade das crianças em
construir instrumentos musicais com pecinhas de montar. Ao construí-las, elas
sabiam como tocar e imitavam os sons dos instrumentos com a boca. Queremos
mostrar para as crianças que fazer música não depende somente de instrumentos
musicais, mas podemos fazer música com qualquer objeto que nos cercam, basta
usar a criatividade.
Objetivo
Geral: Sensibilizar as crianças para
que elas observem, ouçam e reflitam sobre os diferentes sons que os cercam,
sejam eles da natureza ou produzidos pelo homem, como o barulho de instrumentos
musicais e de seu próprio corpo.
Objetivo
de Aprendizagem:
Brincar com as demais crianças do grupo, da
instituição a fim de interagir e socializar-se;
Manipular
diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e
possibilidades de manuseio;
Observar imagens
diversas a fim de identificá-las e interpretá-las;
Brincar com as linguagens
artísticas, a fim de expressar seu potencial criativo;
Interagir com brinquedos e
materiais sonoros como guizos, chocalhos, blocos, sinos, instrumentos
musicais a fim de perceber os diferentes sons e ritmos e discriminá-los.
Explorar o corpo com a voz, mãos,
pés, produzindo música;
Explorar diferentes gêneros e
ritmos musicais para desenvolver movimentos de ritmos na dança;
Escutar obras musicais variadas a
fim de tornar-se um ouvinte sensível de música com conhecimento de amplo
universo sonoro;
Cantar e interpretar diversas
músicas a fim de desenvolver a memória musical;
Brincar com a música a fim de
explorar sons e ritmos variados;
Conhecer o universo musical através
da produção de obras;
Participar de brincadeiras
musicais;
Explorar as diversidades sonoras
(sons de animais, do corpo, de instrumentos);
Estabelecer contato com a linguagem escrita (literatura
infantil, bilhete, jornal, revista, calendário, fichas com nomes, receita,
música, poesia, etc.) a fim de reconhecer a função social da escrita e
apropriar-se de algumas noções de letramento;
Recontar histórias conhecidas com aproximação às
características da história original referente aos personagens, cenário e
objetos;
Explorar o ambiente através da brincadeira, para
participação ativa ao interagir com os diferentes elementos da natureza e do
grupo social em que vive;
Perceber estruturas rítmicas a fim
de expressar-se corporalmente por meio da dança e das brincadeiras.
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Conteúdos:
Identidade e autonomia: Eu e o outro.
Artes Visuais: Exploração de diferentes materiais; Observação e
conservação sobre imagens e objetos.
Música: Linguagem; Expressão oral e corporal; Interpretação e
dramatização musical; Ritmos e gêneros musicais; Canto; Linguagem.
Linguagem: Oral, escrita e corporal; Comunicação, Gêneros e
formas de expressão.
Natureza e Sociedade: Consciência Ecológica.
· Corpo e Movimento: Controle
muscular: encaixar, enfiar, pegar e soltar, subir e descer, empilhar, chutar,
escorregar, engatinhar, sentar, levantar, dançar, correr, andar, saltar,
manusear, entre outros.
Metodologia:
Apresentar os instrumentos
musicais e colar na parede;
Cantinho
da música decorado com notas musicais e CD’s;
Chamada
com estrela, inicial do nome colado no CD;
Criar instrumentos musicais com
brinquedos de montar;
Confeccionar com ajuda dos pais
um instrumento musical com material reciclado;
Livrinho de música com a capa de
CD;
Coletânea de música para os
alunos levarem para casa;
Dançar vários ritmos;
Ouvir sons e nomeá-los;
Fazer sons com o corpo e objetos;
Desenhar o que ouvir na música;
Formar uma banda com os
instrumentos que os pais ajudaram a fazer;
História os músicos de Bremen;
Fantoche dos personagens da
história,
Quem falta dos personagens;
Desenhando sobre a história;
Dança da cadeira;
Estátua;
Corrida sonora;
Identificando os sons dos animais
no grupo;
Exposição dos instrumentos
musicais;
Piquenique Sonoro na casa da
professora;
Visita do seu Orlindo mostrando
alguns objetos que produzem música;
Visita a rádio;
Ofício pedindo ônibus para o
piquenique;
Andar no ritmo dos sons;
Cantar no microfone;
Exploração dos sons altos e
baixos, barulho e silêncio.
Cronograma:
Do dia 14 de maio à 1 de junho de 2012.
Turma:
Maternal II
matutino
Professoras:
Leidiane e
Cirlei
Avaliação:
A música sempre atrai a atenção das crianças e foi
assim com o projeto. Como o projeto partiu das crianças que montavam
instrumentos musicais com as peças, procuramos explorar que podemos fazer
música com vários objetos. As peças que antes tinham forma de instrumentos
musicais, agora produzem sons. A simulação da história os músicos de Bremen foi
muito legal. Cada criança imitava um
personagem diferente simultaneamente. As crianças que assistiam riam da música
que faziam. Cantar no microfone também foi uma experiência bem interessante,
até os mais tímidos tentavam cantar.
O dia do Piquenique sonoro foi
marcado com muita alegria, conhecimento e um lindo dia de sol. Primeiramente um
lanche bem gostoso, trazido pelas crianças, depois a apresentação do Senhor
Orlindo Hass que tocou gaita de boca, sanfona, fez música com pente, prego e
colher. Houve atenção total e tiveram um momento para eles fazerem música
também com os objetos. Mas teve o tempo de aproveitar o sol gosto e correr,
pular, rolar pela grama, até se cansarem.
Durante
o projeto trabalhamos o meio ambiente, cada família ficou responsável em
confeccionar um instrumento musical e até fizemos uma parodia, com falas das
crianças. O título da parodia é NATUREZA.
A parodia surgiu depois que uma aluna começou a cantar no refeitório
fazendo rimas com fruta e chá na hora do lanche da manhã.
Peixinho
da lagoa,
Precisa
de água limpa, não corte a arvorezinha,
Pra
ela não chorar de dor.
Passarinho
voa, voa,
Pra
jogar a sementinha.
Depois
que a sementinha cresce,
Ela
se torna uma flor.
(melodia
da música Terezinha de Jesus).
As crianças entenderam sobre ritmo, sons altos e
baixos, participando das atividades que foram sugeridas. A participação ao vivo
na rádio provocou uma certa timidez e poucos quiseram falar ao vivo, mas
queriam conhecer cada cantinho da rádio e todos aproveitaram a ocasião para
tirar uma foto como locutores.
Foi um projeto que teve a participação de todas as
crianças nas atividades e muita alegria.
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