JUSTIFICATIVA: O presente
projeto veio ao encontro da curiosidade do grupo, no qual sentiu-se a
necessidade de desenvolve-lo para que os mesmos se apropriem de conhecimentos
sobre o referido inseto em questão.
PROBLEMA: Borboleta tem olho?
OBJETIVO GERAL: Compreender
algumas características físicas das borboletas, sua alimentação e seu processo
de metamorfose.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
·
Conhecer como é dividido o
corpo da borboleta: o que compõe a cabeça, o tórax, os membros da mesma;· Observar e pesquisar sobre o processo de metamorfose da borboleta;
· Sensibilizar para a preservação e qualidade do meio ambiente;
· Explorar o ambiente descobrindo e entrando em contato com os seres vivos a fim de conhecer algumas características das borboletas;
· Explorar a letra “B” na palavra borboleta;· Relacionar ideia de numero a quantidade e reconhecê-los nos diferentes contextos.
CONTEÚDOS:
·
Seres vivos;
·
Natureza;
·
Leitura oral e escrita;
·
Fenômenos da natureza.
DATA DO PROJETO: 18.04.2012 á
27.04.2012
METODOLOGIA:
·
Partindo do poema “as
borboletas” o projeto surgiu e assim iniciamos com uma roda de conversa.
·
Exploramos a palavra BORBOLETA
número de letras, letra inicial da palavra, outras palavras que iniciam igual,
brincadeiras e brinquedos que a inicial com a letra “B”.
·
Passeio aos arredores da
instituição.
·
Coleta do casulo da borboleta
encontrado na instituição.
·
Confecção de cartaz demonstrando
o processo da metamorfose.
·
Apresentação em vídeo do
processo de metamorfose.
·
Histórias referentes ao tema.
·
Leitura de pesquisa feita sobre
curiosidades da borboleta.
ATIVIDADES:
·
Através da figura observamos as
partes da borboleta, como são divididas suas asas entre outras características.
Número de pernas, antenas, bico;
·
Confecção da borboleta em EVA
para apresentação da poesia;
·
Brincadeiras de massa de
modelar;
·
Pinturas com guache do modelar
vazio da borboleta;
·
Atividades envolvendo o numeral
dois já que a borboleta possui duas antenas, partimos desta para reconhecer identificar
o número em outras situações.
AVALIAÇAO: A cada novo projeto
exploramos uma letra que mais se destaca e neste foi a letra “B” de borboleta.
Com isto, vimos que o interesse dos alunos aumenta a cada nova palavra pois
perguntam: “prô como é o nome da outra letra e da outra” e assim por diante.
Desse modo, o aprendizado das letras tornam-se mais significativos a cada
projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário