terça-feira, 19 de junho de 2012


PROJETO- “BORBOLETA”

JUSTIFICATIVA: O presente projeto veio ao encontro da curiosidade do grupo, no qual sentiu-se a necessidade de desenvolve-lo para que os mesmos se apropriem de conhecimentos sobre o referido inseto em questão.

PROBLEMA: Borboleta tem olho?

OBJETIVO GERAL: Compreender algumas características físicas das borboletas, sua alimentação e seu processo de metamorfose.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:
·        Conhecer como é dividido o corpo da borboleta: o que compõe a cabeça, o tórax, os membros da mesma;
·        Observar e pesquisar sobre o processo de metamorfose da borboleta;
·        Sensibilizar para a preservação e qualidade do meio ambiente;
·        Explorar o ambiente descobrindo e entrando em contato com os seres vivos a fim de conhecer algumas características das borboletas;
·        Explorar a letra “B” na palavra borboleta;·        Relacionar ideia de numero a quantidade e reconhecê-los nos diferentes contextos.

CONTEÚDOS:
·        Seres vivos;
·        Natureza;
·        Leitura oral e escrita;
·        Fenômenos da natureza.

DATA DO PROJETO: 18.04.2012 á 27.04.2012

METODOLOGIA:
·        Partindo do poema “as borboletas” o projeto surgiu e assim iniciamos com uma roda de conversa.
·        Exploramos a palavra BORBOLETA número de letras, letra inicial da palavra, outras palavras que iniciam igual, brincadeiras e brinquedos que a inicial com a letra “B”.
·        Passeio aos arredores da instituição.
·        Coleta do casulo da borboleta encontrado na instituição.
·        Confecção de cartaz demonstrando o processo da metamorfose.
·        Apresentação em vídeo do processo de metamorfose.
·        Histórias referentes ao tema.
·        Leitura de pesquisa feita sobre curiosidades da borboleta.

ATIVIDADES:
·        Através da figura observamos as partes da borboleta, como são divididas suas asas entre outras características. Número de pernas, antenas, bico;
·        Confecção da borboleta em EVA para apresentação da poesia;
·        Brincadeiras de massa de modelar;
·        Pinturas com guache do modelar vazio da borboleta;
·        Atividades envolvendo o numeral dois já que a borboleta possui duas antenas, partimos desta para reconhecer identificar o número em outras situações.

AVALIAÇAO: A cada novo projeto exploramos uma letra que mais se destaca e neste foi a letra “B” de borboleta. Com isto, vimos que o interesse dos alunos aumenta a cada nova palavra pois perguntam: “prô como é o nome da outra letra e da outra” e assim por diante. Desse modo, o aprendizado das letras tornam-se mais significativos a cada projeto.






Nenhum comentário:

Postar um comentário