sexta-feira, 8 de junho de 2012

literatura infantil

PROJETO:
LITERATURA INFANTIL

PROBLEMÁTICA:
·        Como despertar o interesse dos alunos pelos livros?

JUSTIFICATIVA:
·        Garantir o contato com as obras e apresentar diversos gêneros às crianças pequenas é a principal função dos professores na educação infantil para desenvolver os comportamentos leitores e o gosto pela literatura desde cedo. Já praticamos isto no dia-a-dia, porém neste mês dedicamos um momento especial para trabalhar este tema, tornando –se oportuno e fundamental  despertar ainda mais o interesse dos alunos pelo mundo das palavras.

OBJETIVO GERAL:

 ·        Proporcionar aos alunos o contato com livros para que desde pequenos despertem o interesse pela literatura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 ·        Ampliar o círculo de relações sociais, iniciando a aprendizagem de normas e convivências;
·        Brincar com as demais crianças do grupo, do C.E.I., afim de interagir e socializar-se;
·        Manipular diferentes livros, explorando características, propriedades e possibilidades com o manuseio;
·        Observar imagens diversas;
·        Brincar com linguagens artísticas;
·        Escolher livros para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse para literatura infantil;
·        Movimentar e explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais e motoras.

CONTEÚDOS:
·        Eu e outro; (Identidade e autonomia)
·        Exploração do espaço; (Identidade e autonomia)
·        Comunicação e expressão: oral e corporal; (Identidade e autonomia)
·        Exploração de diferentes materiais; (Artes visuais)
·        Linguagem oral e corporal; (linguagem).


ESTRATÉGIAS:
·        Organizar o espaço físico de maneira que os bebês tinham maior acesso aos livros;
·        Contar histórias em frente ao espelho para que os bebês observem suas reações;
·        Rasgar papel de diferentes texturas;
·        Observações de imagens;
·        Utilização de recursos tecnológicos: CD, TV, computador e câmera fotográfica;
·        Contação de histórias;
·        Balbuciar para criança e ouvir o balbuciar dela;
·        Canto;
·        Folhear livros, jornais e revistas;
·        Mostrar livros ilustrados;
·        Apresentação com fantoches;
·        Fazer uma exposição literária e visitar as exposições das outras turmas.

AVALIAÇÃO

A avaliação é feita através da observação e registro contínuo do grupo e individual. Podemos perceber que os bebês gostam muito do contato com livros tanto no visual, como no manuseio. O que os atrai bastante é o colorido e as diferentes texturas. A exposição literária foi uma das estratégias que teve mais destaque durante o projeto. O berçário fez sua exposição e teve a visita de todas as outras turmas do C.E.I.,  e assim todos puderam ver os livros utilizados do berçário, manuseá-los e interagir com os bebês.

CRONOGRAMA:
11 à 27 de abril.

TURMA:
BERÇÁRIO I








Nenhum comentário:

Postar um comentário