LITERATURA INFANTIL
PROBLEMÁTICA:
·
Como despertar o interesse dos alunos pelos livros?
JUSTIFICATIVA:
·
Garantir o contato com as obras e apresentar diversos gêneros às crianças
pequenas é a principal função dos professores na educação infantil para
desenvolver os comportamentos leitores e o gosto pela literatura desde cedo. Já
praticamos isto no dia-a-dia, porém neste mês dedicamos um momento especial
para trabalhar este tema, tornando –se oportuno e fundamental despertar ainda mais o interesse dos alunos
pelo mundo das palavras.
OBJETIVO GERAL:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Brincar com as demais crianças do grupo, do C.E.I., afim de interagir e socializar-se;
· Manipular diferentes livros, explorando características, propriedades e possibilidades com o manuseio;
· Observar imagens diversas;
· Brincar com linguagens artísticas;
· Escolher livros para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse para literatura infantil;
· Movimentar e explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais e motoras.
CONTEÚDOS:
·
Eu e outro; (Identidade e autonomia)· Exploração do espaço; (Identidade e autonomia)
· Comunicação e expressão: oral e corporal; (Identidade e autonomia)
· Exploração de diferentes materiais; (Artes visuais)
· Linguagem oral e corporal; (linguagem).
ESTRATÉGIAS:
·
Organizar o espaço físico de maneira que os bebês tinham maior acesso aos
livros;· Contar histórias em frente ao espelho para que os bebês observem suas reações;
· Rasgar papel de diferentes texturas;
· Observações de imagens;
· Utilização de recursos tecnológicos: CD, TV, computador e câmera fotográfica;
· Contação de histórias;
· Balbuciar para criança e ouvir o balbuciar dela;
· Canto;
· Folhear livros, jornais e revistas;
· Mostrar livros ilustrados;
· Apresentação com fantoches;
· Fazer uma exposição literária e visitar as exposições das outras turmas.
AVALIAÇÃO
A avaliação é feita através da observação e registro contínuo do grupo e
individual. Podemos perceber que os bebês gostam muito do contato com livros
tanto no visual, como no manuseio. O que os atrai bastante é o colorido e as
diferentes texturas. A exposição literária foi uma das estratégias que teve
mais destaque durante o projeto. O berçário fez sua exposição e teve a visita
de todas as outras turmas do C.E.I., e
assim todos puderam ver os livros utilizados do berçário, manuseá-los e
interagir com os bebês.
CRONOGRAMA:
11 à 27 de abril.
TURMA:
BERÇÁRIO I
Nenhum comentário:
Postar um comentário