EDUCAÇÃO FÍSICA
JUSTIFICATIVA:
O equilíbrio é uma habilidade desenvolvida desde os primeiros momentos
em que a criança começa a descobrir seu corpo, sendo assim é requisitada no
desenvolvimento psicomotor, acompanhando o desenvolvimento do educando até a
idade adulta.
De acordo com Araújo
(1992, p. 36) ao trabalhar a coordenação motora, o equilíbrio tem um papel
muito importante, pois o aperfeiçoamento progressivo da realização motora da
criança só será mantido se esta for levada a sustentar um equilíbrio corporal,
seja em estado de relaxamento ou movimento. Importante considerar que, muitas
vezes um distúrbio pode refletir no estado emocional da criança,
ocasionando-lhe insegurança, distração, angústia, etc., e quanto mais o
equilíbrio for prejudicado, mais energia se consome, sendo assim, a realização
de movimentos econômicos e harmônicos é condição favorável à interação da
criança consigo mesma e com o meio onde vive.
Segundo Haywood e
Getchell (2004, p. 219) é importante manter o equilíbrio em um número
praticamente infinito de situações. Algumas vezes são situações onde as
crianças estão paradas (equilíbrio estático) e em outras vezes quando estão em
movimento (equilíbrio dinâmico).
Para este momento utilizamos o equilíbrio dinâmico o qual se
dá em movimento, sendo necessário mudar de posição, pois se utilizou
deslocamento em dois e quatro apoios onde a base de apoio sofria constantes
alterações devido ao deslocamento, desta maneira exigindo do aluno uma
reorganização muscular constante durante a atividade.
DESENVOLVIMENTO:
Para tornar
a atividade mais desafiadora aos alunos, utilizou-se uma escada, onde a mesma
foi apoiada sobre os escorregadores a fim de que ficasse em um plano elevado.
O aluno subia por uma escada de acesso
ao escorregador para chegar à escada para realização da atividade, realizava o
deslocamento sobre a mesma tendo o auxílio do professor. Ao chegar à outra
extremidade da escada, descia pelo outro escorregador.
AVALIAÇÃO:
A participação foi unânime. O nível de abrangência
deste objetivo foi contemplado por todos os alunos participantes da aula.
Embora houvesse alunos que no início
apresentaram certo grau de dificuldade, devido à altura da escada, com a
repetição da atividade foram tomando coragem, o que favoreceu a prática e o
desenvolvimento da habilidade.
Os mais ousados pediam para realizar a
atividade sozinhos, mas por medida de segurança o fizeram sempre com o auxilio
e acompanhamento do professor.
PROFº ROGÉRIO
STOLF
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