segunda-feira, 16 de julho de 2012

Meu corpinho

PROJETO: MEU CORPINHO
PROBLEMÁTICA: QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVO TER COM MEU CORPINHO?

JUSTIFICATIVA: Os seres humanos desde muito pequenos já convivem com os mais variados sons, cheiros. Seu paladar vai conhecendo outros gostos, o mesmo acontece com suas mãos e seu corpo ao tocar diferentes objetos com diferentes texturas. À medida que vai crescendo vai observando através da visão outros ambientes, outras pessoas, animais e a natureza.
            É importante proporcionar experiências para aguçar as habilidades das crianças. Segundo Piaget (2000, p.45), é necessário propor as crianças situações desafiadoras em contato com materiais ou conteúdos provocantes para o sujeito, no sentido de ele investir neste objeto, configura-lo e apreende-lo como o problema para si próprio. A criança de dois anos começa a ter noção de totalidade corporal (mas não relaciona as partes) o real fica confuso com a infância, o que pensa e imagina é sempre mais verdadeiro e realizável para a criança. O controle total dos esfíncteres e o vocabulário aumentam e a criança já manuseia o lápis e esboça os primeiros traços significado para si. Alimenta-se sozinha.
            O desenvolvimento psicomotor caracteriza-se pela maturação que integra o movimento, o ritmo, a construção espacial, o reconhecimento dos objetos, das posições, a imagem do nosso corpo e a palavra.
            As crianças do maternal I se encontram em pleno desenvolvimento psicomotor e necessitam de estimulação para melhor desenvolver-se. É importante que elas descubram seu próprio corpo de forma lúdica.

OBJETIVO GERAL: Estimular a coordenação motora da criança e contribuir para que ela perceba as características do próprio corpo e adquira autonomia para o controle de seus esfíncteres a fim de que a criança em sua maturidade compreenda sua necessidade.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Estimular os hábitos de higiene.
Desenvolver a capacidade de comunicação.
Desenvolver atividades psicomotoras.
Promover o desenvolvimento da linguagem oral, visual e gestual.
Familiar - se com a imagem do próprio corpo, explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressarem-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.  
Constatar e apreciar os sentidos (paladar, olfato, tato, visão e audição)
 Propor as crianças gestos de carinho e amizade.
CONTEÚDOS:    IDENTIDADE E AUTONOMIA
                        Eu e o outro
                        Valores
                        Saúde e bem estar
                        CORPO E MOVIMENTO
                        Expressividade
                        Coordenação motora
                        Sensações
                        Flexibilidade
                        MUSICA
                        Canto
                        LINGUAGEM
                        Comunicação
                        NATUREZA E SOCIEDADE
                        Família/Escola
                        Higiene
                        Comunidade
METODOLOGIA: Criar carinhas com as formas de expressões, para fixar na sala e sugerir que as crianças imitem.
            -Evidenciar as partes do corpo que as crianças já conhecem e identificar aquelas que ainda não conhecem, através de musicas e historias. Ex. com dedos..., o sapo não lava o pé, cabeça, ombro, joelhos e pé...
            -Identificar produtos de higiene com seus devidos nomes, e com um cartaz do corpo humano, sinalizar onde deve ser usado cada produto.
            -Ler textos variados para estimular o gosto pela leitura.
            - Trocar as fraldas, escovar os dentes ajudando os educandos a manter a higiene pessoal.
-Estimular as crianças a terem atitudes de carinho como abraços, aperto de mão, doação e gestos de amizade, sensibilizando-os com musica e historinhas.

AVALIAÇÃO: Avaliação será feita através de registros contínuos, observando as crianças individualmente e em grupo, anotando suas descobertas, relações e manifestações, dificuldades e expressões relacionadas ao seu desenvolvimento.








           

Nenhum comentário:

Postar um comentário