PROBLEMÁTICA: QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVO TER COM MEU CORPINHO?
JUSTIFICATIVA: Os seres humanos desde muito pequenos já convivem com os mais
variados sons, cheiros. Seu paladar vai conhecendo outros gostos, o mesmo
acontece com suas mãos e seu corpo ao tocar diferentes objetos com diferentes
texturas. À medida que vai crescendo vai observando através da visão outros
ambientes, outras pessoas, animais e a natureza.
É
importante proporcionar experiências para aguçar as habilidades das crianças.
Segundo Piaget (2000, p.45), é necessário propor as crianças situações
desafiadoras em contato com materiais ou conteúdos provocantes para o sujeito,
no sentido de ele investir neste objeto, configura-lo e apreende-lo como o
problema para si próprio. A criança de dois anos começa a ter noção de
totalidade corporal (mas não relaciona as partes) o real fica confuso com a infância,
o que pensa e imagina é sempre mais verdadeiro e realizável para a criança. O controle
total dos esfíncteres e o vocabulário aumentam e a criança já manuseia o lápis
e esboça os primeiros traços significado para si. Alimenta-se sozinha.O desenvolvimento psicomotor caracteriza-se pela maturação que integra o movimento, o ritmo, a construção espacial, o reconhecimento dos objetos, das posições, a imagem do nosso corpo e a palavra.
As crianças do maternal I se encontram em pleno desenvolvimento psicomotor e necessitam de estimulação para melhor desenvolver-se. É importante que elas descubram seu próprio corpo de forma lúdica.
OBJETIVO GERAL: Estimular a
coordenação motora da criança e contribuir para que ela perceba as características
do próprio corpo e adquira autonomia para o controle de seus esfíncteres a fim
de que a criança em sua maturidade compreenda sua necessidade.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Estimular os hábitos de higiene.Desenvolver a capacidade de comunicação.
Desenvolver atividades psicomotoras.
Promover o desenvolvimento da
linguagem oral, visual e gestual.
Familiar - se com a imagem do próprio
corpo, explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para
expressarem-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.
Constatar e apreciar os sentidos
(paladar, olfato, tato, visão e audição)
Propor as crianças gestos de carinho e
amizade.
CONTEÚDOS: IDENTIDADE E AUTONOMIA
Eu e o outroValores
Saúde e bem estar
CORPO E MOVIMENTO
ExpressividadeCoordenação motora
Sensações
Flexibilidade
MUSICA
Canto
LINGUAGEM
Comunicação
NATUREZA E SOCIEDADE
Família/Escola
Higiene
Comunidade
METODOLOGIA: Criar carinhas com as
formas de expressões, para fixar na sala e sugerir que as crianças imitem.
-Evidenciar
as partes do corpo que as crianças já conhecem e identificar aquelas que ainda
não conhecem, através de musicas e historias. Ex. com dedos..., o sapo não lava
o pé, cabeça, ombro, joelhos e pé...
-Identificar produtos de higiene com
seus devidos nomes, e com um cartaz do corpo humano, sinalizar onde deve ser
usado cada produto.
-Ler textos variados para estimular
o gosto pela leitura.
- Trocar as fraldas, escovar os
dentes ajudando os educandos a manter a higiene pessoal.
-Estimular as crianças a terem atitudes de carinho como abraços,
aperto de mão, doação e gestos de amizade, sensibilizando-os com musica e historinhas.
AVALIAÇÃO:
Avaliação será feita através de registros contínuos, observando as crianças
individualmente e em grupo, anotando suas descobertas, relações e
manifestações, dificuldades e expressões relacionadas ao seu desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário