segunda-feira, 10 de março de 2014

ADAPTAÇÃO DE PAIS, CRIANÇAS E PROFESSORAS.


JUSTIFICATIVA: Com o novo ano letivo que começa, dá-se início a readaptação dos alunos que já frequentavam a escola e também a adaptação dos alunos novos. São muitas as novidades: professoras, sala de aula, colegas novos, etc. E para fazermos desse período o mais agradável possível, pensamos em um projeto que reunisse atividades interessantes, muito aconchego, ambiente acolhedor e acima de tudo dedicação, amor, carinho e paciência por parte das educadoras, sendo muito importante o entendimento sobre o que é adaptação e como se dá esse período de tantos desafios.

“Marcado por encontros e desencontros, a adaptação escolar é o momento em que a criança e seus familiares passam a criar com a escola relações afetivas destinadas a favorecer a construção de um mundo social mais amplo em que estejam presentes muitas conquistas e aprendizagens”. (Luciana Wolker da Silva)

“Como adaptação e separação caminham juntas, o ingresso na escola tende a gerar ansiedade. Assim é importante que este período se organize de forma gradual, com pais orientados e seguros acerca do que esperam para os filhos que ingressam na escola, para que esse sentimento seja entendido, discutido e superado pelos envolvidos”. (Luciana Wolker da Silva)

Nesse sentido, consideramos importantíssima a parceria e a interação família/ escola para que haja a construção de laços saudáveis favoráveis a troca de vivências e ao pleno desenvolvimento da criança, sendo ela o principal sujeito da adaptação.

Sabemos que a confiança e a segurança dos pais vão sendo construídas à medida em que vão conhecendo as educadoras e o seu trabalho, por isso desejamos que esse período seja de muita parceria, compreensão, carinho e confiança.

OBJETIVO GERAL:

Proporcionar a interação de maneira prazerosa com os amigos da turma e de outras salas a fim de socializar-se.
 Professora Margarete/ Simoni





 
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário