quinta-feira, 23 de maio de 2013

Literatura Infantil

                TEMA LITERATURA INFANTIL

OBJETIVO GERAL: Garantir o contato com as obras infantis e apresentar diversos gêneros as crianças, para desenvolver o comportamento de leitores, despertando a imaginação ampliando sua oralidade e o gosto pela leitura desde cedo, a fim de formar futuros leitores.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Interessar pela leitura de histórias;
 Manusear livros de literatura infantil;
 Fazer leitura de imagens (gravuras);
 Recontar histórias ouvidas;
Identificar personagens principais;
Trabalhar a linguagem escrita oral; Desenvolver a oralidade;
 Conhecer alguns gêneros literários (contos de fadas, fábulas, lendas...);

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

IDENTIDADE E AUTONOMIA
Desenvolver atitudes de respeito ajuda e colaboração, valorizando ações de cooperação e solidariedade.

ARTES VISUAIS
Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio.
Brincar com as linguagens, a fim de expressar seu potencial criativo.

MÚSICA
Explorar as diversidades sonoras (sons de animais, do corpo, de instrumentos).
Participar de brincadeiras musicais.

LINGUAGEM
Recontar histórias conhecidas com aproximação às características da historia original referente aos personagens, cenário e objetos.
Escolher livros de leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil.

NATUREZA E SOCIEDADE
Identificar papéis sociais existentes em seu grupo de convívio;
Explorar o ambiente através da brincadeira para participação ativa ao interagir com diferentes elementos da natureza e do grupo em que vive.

MATEMÁTICA
Identificar lugares e pessoas (dentro, fora perto, longe).

CORPO E MOVIMENTO
movimentar e explorar o corpo para desenvolver capacidades, posturais e motoras.
Expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral para ampliar suas formas de expressão.

CONTEÚDO
Exploração do espaço; comunicação e expressão: oral, corporal, escrita.
Fazer artístico; leitura e releitura de obras.
Expressão oral e corporal; linguagem.
Linguagem oral e corpora; gêneros textuais.
Família escola.
Contagem oral, noções de espaço e tempo.
Equilíbrio, noções de lateralidade.

METODOLOGIA
Contação de história, em diferentes ambientes: gramado, casinha, parque, etc...
Roda de Conversa. 
Brincadeiras de roda e canções infantis.
Exposição de obras no CEI.
Recorte e colagem
Fantoches (teatro em sala)
Massinha de modelar.
Desenho livre
Aula passeio
Árvore da literatura.
Contação de história pela Professora e Doutora Margareth Sell

CRONOGRAMA: 10 de abril a 25 de abril de 2013.

AVALIAÇÃO
Registro diário através de observações.

AVALIAÇÃO
Foi um tema que se destacou dentre os outros, pois conforme o assunto abordado em cada história as crianças usaram sua criatividade, sua imaginação e pensar um pouco mais em suas atitudes, juntamente com seus familiares, professores e colegas, um momento de interação e descobertas através da leitura, e após esse processo trocar com outros através de seus trabalhos e apresentações uma experiência única, pois apesar de escutarem histórias todos os dias este tema proporcionou muitos momentos diferentes e diversificados de muita aprendizagem, fazendo que as crianças se interessassem mais ainda pelas leituras e abusassem ainda mais de sua imaginação.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário