quinta-feira, 2 de maio de 2013

Brincando e aprendendo com corda nas aulas de Educação Física


EDUCAÇÃO FÍSICA


PROFESSORA CARINA PARABONI VOLTZ DAROLT

 TÍTULO
Brincando e aprendendo com a corda nas aulas de educação física.

 PROBLEMÁTICA
Com a corda posso apenas pular?

 JUSTIFICATIVA
 O ato de pular corda é tão antigo que se torna praticamente impossível descobrir sua origem. Sabe-se apenas que é praticado em todos os cantos do mundo. Pular corda é uma brincadeira tradicional que envolve grande atividade física e coordenação. Mas existem outras brincadeiras que podemos fazer com o uso da corda que também desenvolvem equilíbrio, agilidade, força, entre outras habilidades. Foram apresentadas algumas brincadeiras com o uso da corda e os próprios alunos criaram ou mostraram outras que conheciam. Algumas até perderam o medo de altura que possuíam.

 OBJETIVO GERAL
Valorizar as vivências e o mundo das crianças por meio de atividades próprias da cultura infantil a fim de ampliar as habilidades necessárias para seu desenvolvimento.

 OBJETIVO DE APRENDIZAGEM
·        Reconhecer os limites e potencialidades do corpo, aperfeiçoando e ajustando as habilidades do movimento para cada atividade;
·        Desenvolver a coordenação motora, a lateralidade e o equilíbrio com o uso da corda;
·        Integrar-se em diferentes atividades, procurando adotar uma atitude cooperativa e solidária, sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões físicas, ou sociais.

 
CONTEÚDOS
As habilidades desenvolvidas nas aulas são: habilidades físico-motoras, percepto-cognitivas e sócioafetivas.

 METODOLOGIA
Na realização desse projeto, foram utilizadas cordas pequenas e grandes. As brincadeiras estão listadas abaixo:
·        Pular Corda (individual e no grande grupo);
·        Pular o rio;
·        Equilibrar-se com duas cordas que estão amarradas na parede, uma as crianças colocam os pés e na outra, seguram suas mãos, e terão que deslocar-se até o outro lado;
·        Equilibrar-se sobre a corda que está no chão com os olhos fechados e desloca-se até o final da mesma;
·        Minhoquinha

 CRONOGRAMA
O projeto foi desenvolvido nas turmas do Pré-Escolar I e II no período matutino, sendo realizado em quinze dias, totalizando seis aulas.

 AVALIAÇÃO
Dar-se-á na forma descritiva, por meio de observação da professora, sempre analisando o avanço que o aluno apresentou.






 

 


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