quarta-feira, 20 de junho de 2012

Projeto: EU GOSTO DE MÚSICA
Problema: Com brinquedo, posso fazer música?

Justificativa: A música deve ser encarada como uma linguagem cujo conhecimento se constrói, não apenas como um produto pronto ou como uma proposta de reprodução. Percebemos a curiosidade das crianças em construir instrumentos musicais com pecinhas de montar. Ao construí-las, elas sabiam como tocar e imitavam os sons dos instrumentos com a boca. Queremos mostrar para as crianças que fazer música não depende somente de instrumentos musicais, mas podemos fazer música com qualquer objeto que nos cercam, basta usar a criatividade.

Objetivo Geral: Sensibilizar as crianças para que elas observem, ouçam e reflitam sobre os diferentes sons que os cercam, sejam eles da natureza ou produzidos pelo homem, como o barulho de instrumentos musicais e de seu próprio corpo.

Objetivo de Aprendizagem:

 Brincar com as demais crianças do grupo, da instituição a fim de interagir e socializar-se;

  Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;

  Observar imagens diversas a fim de identificá-las e interpretá-las;

  Brincar com as linguagens artísticas, a fim de expressar seu potencial criativo;

    Interagir com brinquedos e materiais sonoros como guizos, chocalhos, blocos, sinos, instrumentos musicais a fim de perceber os diferentes sons e ritmos e discriminá-los.
    Explorar o corpo com a voz, mãos, pés, produzindo música;
    Explorar diferentes gêneros e ritmos musicais para desenvolver movimentos de ritmos na dança;
    Escutar obras musicais variadas a fim de tornar-se um ouvinte sensível de música com conhecimento de amplo universo sonoro;
    Cantar e interpretar diversas músicas a fim de desenvolver a memória musical;
    Brincar com a música a fim de explorar sons e ritmos variados;
    Conhecer o universo musical através da produção de obras;
    Participar de brincadeiras musicais;
    Explorar as diversidades sonoras (sons de animais, do corpo, de instrumentos);
    Estabelecer contato com a linguagem escrita (literatura infantil, bilhete, jornal, revista, calendário, fichas com nomes, receita, música, poesia, etc.) a fim de reconhecer a função social da escrita e apropriar-se de algumas noções de letramento;
    Recontar histórias conhecidas com aproximação às características da história original referente aos personagens, cenário e objetos;
    Explorar o ambiente através da brincadeira, para participação ativa ao interagir com os diferentes elementos da natureza e do grupo social em que vive;
    Perceber estruturas rítmicas a fim de expressar-se corporalmente por meio da dança e das brincadeiras.


Conteúdos:

Identidade e autonomia: Eu e o outro.

Artes Visuais: Exploração de diferentes materiais; Observação e conservação sobre imagens e objetos.

Música: Linguagem; Expressão oral e corporal; Interpretação e dramatização musical; Ritmos e gêneros musicais; Canto; Linguagem.

Linguagem: Oral, escrita e corporal; Comunicação, Gêneros e formas de expressão.

Natureza e Sociedade: Consciência Ecológica.

·  Corpo e Movimento: Controle muscular: encaixar, enfiar, pegar e soltar, subir e descer, empilhar, chutar, escorregar, engatinhar, sentar, levantar, dançar, correr, andar, saltar, manusear, entre outros.



Metodologia:

*   Apresentar os instrumentos musicais e colar na parede;
Cantinho da música decorado com notas musicais e CD’s;
Chamada com estrela, inicial do nome colado no CD;
Criar instrumentos musicais com brinquedos de montar;
Confeccionar com ajuda dos pais um instrumento musical com material reciclado;
Livrinho de música com a capa de CD;
Coletânea de música para os alunos levarem para casa;
Dançar vários ritmos;
Ouvir sons e nomeá-los;
Fazer sons com o corpo e objetos;
Desenhar o que ouvir na música;
Formar uma banda com os instrumentos que os pais ajudaram a fazer;
História os músicos de Bremen;
Fantoche dos personagens da história,
Quem falta dos personagens;
Desenhando sobre a história;
Dança da cadeira;
Estátua;
Corrida sonora;
Identificando os sons dos animais no grupo;
Exposição dos instrumentos musicais;
Piquenique Sonoro na casa da professora;
Visita do seu Orlindo mostrando alguns objetos que produzem música;
Visita a rádio;
Ofício pedindo ônibus para o piquenique;
Andar no ritmo dos sons;
Cantar no microfone;
Exploração dos sons altos e baixos, barulho e silêncio.

Cronograma:  Do dia 14 de maio à 1 de junho de 2012.

Turma: Maternal II matutino

Professoras: Leidiane e Cirlei

Avaliação:  A música sempre atrai a atenção das crianças e foi assim com o projeto. Como o projeto partiu das crianças que montavam instrumentos musicais com as peças, procuramos explorar que podemos fazer música com vários objetos. As peças que antes tinham forma de instrumentos musicais, agora produzem sons. A simulação da história os músicos de Bremen foi muito legal.  Cada criança imitava um personagem diferente simultaneamente. As crianças que assistiam riam da música que faziam. Cantar no microfone também foi uma experiência bem interessante, até os mais tímidos tentavam cantar.

            O dia do Piquenique sonoro foi marcado com muita alegria, conhecimento e um lindo dia de sol. Primeiramente um lanche bem gostoso, trazido pelas crianças, depois a apresentação do Senhor Orlindo Hass que tocou gaita de boca, sanfona, fez música com pente, prego e colher. Houve atenção total e tiveram um momento para eles fazerem música também com os objetos. Mas teve o tempo de aproveitar o sol gosto e correr, pular, rolar pela grama, até se cansarem.

Durante o projeto trabalhamos o meio ambiente, cada família ficou responsável em confeccionar um instrumento musical e até fizemos uma parodia, com falas das crianças. O título da parodia é NATUREZA.  A parodia surgiu depois que uma aluna começou a cantar no refeitório fazendo rimas com fruta e chá na hora do lanche da manhã.
Peixinho da lagoa,
Precisa de água limpa, não corte a arvorezinha,
Pra ela não chorar de dor.
Passarinho voa, voa,
Pra jogar a sementinha.
Depois que a sementinha cresce,
Ela se torna uma flor.

(melodia da música Terezinha de Jesus).

As crianças entenderam sobre ritmo, sons altos e baixos, participando das atividades que foram sugeridas. A participação ao vivo na rádio provocou uma certa timidez e poucos quiseram falar ao vivo, mas queriam conhecer cada cantinho da rádio e todos aproveitaram a ocasião para tirar uma foto como locutores.

Foi um projeto que teve a participação de todas as crianças nas atividades e muita alegria.















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