quarta-feira, 20 de junho de 2012

Educação Física


EDUCAÇÃO FÍSICA

JUSTIFICATIVA:  
       O equilíbrio é uma habilidade desenvolvida desde os primeiros momentos em que a criança começa a descobrir seu corpo, sendo assim é requisitada no desenvolvimento psicomotor, acompanhando o desenvolvimento do educando até a idade adulta.
         De acordo com Araújo (1992, p. 36) ao trabalhar a coordenação motora, o equilíbrio tem um papel muito importante, pois o aperfeiçoamento progressivo da realização motora da criança só será mantido se esta for levada a sustentar um equilíbrio corporal, seja em estado de relaxamento ou movimento. Importante considerar que, muitas vezes um distúrbio pode refletir no estado emocional da criança, ocasionando-lhe insegurança, distração, angústia, etc., e quanto mais o equilíbrio for prejudicado, mais energia se consome, sendo assim, a realização de movimentos econômicos e harmônicos é condição favorável à interação da criança consigo mesma e com o meio onde vive.
         Segundo Haywood e Getchell (2004, p. 219) é importante manter o equilíbrio em um número praticamente infinito de situações. Algumas vezes são situações onde as crianças estão paradas (equilíbrio estático) e em outras vezes quando estão em movimento (equilíbrio dinâmico).
         Para este momento utilizamos o equilíbrio dinâmico o qual se dá em movimento, sendo necessário mudar de posição, pois se utilizou deslocamento em dois e quatro apoios onde a base de apoio sofria constantes alterações devido ao deslocamento, desta maneira exigindo do aluno uma reorganização muscular constante durante a atividade.

 DESENVOLVIMENTO:
         Para tornar a atividade mais desafiadora aos alunos, utilizou-se uma escada, onde a mesma foi apoiada sobre os escorregadores a fim de que ficasse em um plano elevado.
         O aluno subia por uma escada de acesso ao escorregador para chegar à escada para realização da atividade, realizava o deslocamento sobre a mesma tendo o auxílio do professor. Ao chegar à outra extremidade da escada, descia pelo outro escorregador.

AVALIAÇÃO:
            A participação foi unânime. O nível de abrangência deste objetivo foi contemplado por todos os alunos participantes da aula.
         Embora houvesse alunos que no início apresentaram certo grau de dificuldade, devido à altura da escada, com a repetição da atividade foram tomando coragem, o que favoreceu a prática e o desenvolvimento da habilidade.
         Os mais ousados pediam para realizar a atividade sozinhos, mas por medida de segurança o fizeram sempre com o auxilio e acompanhamento do professor.

PROFº ROGÉRIO STOLF



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