quinta-feira, 25 de abril de 2013

Como é um cavalo de verdade?

PROJETO: MEU QUERIDO PÔNEI
PROFESSORAS: VERONITA E JUSARA
 
Problemática: Como é um cavalo de verdade?

Justificativa: Dentre os muitos tipos de brinquedos com que a turma brinca os animais encantam a todos. Muitas crianças do Maternal II adoram brincar com os cavalinhos tanto os de brinquedo, quanto os de vai e vem. E através de nossas observações percebemos o grande interesse de todos em conhecer mais sobre o cavalo. Animais de todos os tamanhos e espécies fascinam muitas crianças que desejam observá-los, tocá-los e cuidar. É importante que a criança construa alguns conceitos básicos da vida animal. Através de atividades propostas e observação de um cavalo de verdade o conhecimento sobre a vida deste animal, sua alimentação e habitat será ampliado. As crianças terão a oportunidade de conhecer este animal, outros seres vivos e ter mais contato com a natureza a partir deste projeto.

 

Objetivo Geral: Promover o conhecimento das características sobre o animal cavalo, a fim de que as crianças construam conceitos sobre este animal e sobre os seres vivos.

 Objetivos específicos:

·         Conhecer um pouco mais sobre a vida do cavalo;

·         Conhecer como é a alimentação desse animal;

·         Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em contato com os seres vivos a fim de conhecer suas características;

·         Produzir trabalhos utilizando materiais alternativos;

·         Participar de brincadeiras musicais;

·         Explorar diferentes tipos de materiais.

 

Conteúdos:

·         Identidade e Autonomia: comunicação e expressão, iniciativa para fazer escolhas;

·         Movimento: expressividade, sensações;

·         Linguagem: linguagem oral;

·         Natureza e Sociedade: meio ambiente seres vivos;

·         Artes Visuais: exploração de diversos materiais;

·         Música: linguagem musical;

·         Matemática: comparação.

Metodologia:

·         Roda de conversa sobre os animais principalmente o cavalo;

·         Contação de histórias;

·         Música;

·         Assistir DVDs musicais sobre animais diversos e seres vivos;

·         Aula-passeio com a visita à um cavalo de verdade;

·         Brincar com animais emborrachados;

·         Confeccionar um cavalinho de EVA com cabo de vassoura para brincar;

·         Fazer um livrinho com a história do cavalinho para levar para casa;

·         Cantar diversas músicas infantis, imitando os sons dos animais;

·         Confeccionar um cavalinho com legumes (batatinha e cenoura), onde as crianças vão pintar com tinta guache, e desenhos com diversos tipos de cavalos;

Cronograma: O projeto será realizado de 20/02 a 15 /03/2013.

Avaliação: A avaliação acontecerá de maneira qualitativa e processual, será observada a participação e interação das crianças nas atividades propostas, levando em conta alguns aspectos:

·         Reconhece o ambiente;

·         Expressa satisfação ao realizar as atividades;

·         Utiliza suas habilidades motoras para realizar movimentos simples;

·         Segura, examina e explora objetos de diferentes formas;

·         Imita sons, palavras e frases;

·         Interage com os seres vivos apresentados;

·         Identifica imagens.







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário