Projeto: Eu e as letras
Problemática: Quantas letras têm o alfabeto, e quais são elas?
Justificativa: O projeto surgiu de forma que a professora
percebeu a necessidade que as crianças do pré I tinham em identificar as letras
no alfabeto. Algumas crianças ainda não conhecem as letras do alfabeto, mas com
atividades que proporcione o conhecimento das letras se tornara mais fácil o
aprendizado, de maneira lúdica e prazerosa. Fazendo com que as crianças tenham
prazer em conhecer as letras, para que possam cada vez mais explorar esse
universo.
Objetivo geral: Proporcionar o alfabeto, a fim de saber
identificar as letras trabalhadas.
Objetivos de aprendizagem:
·
Identificar as
letras no alfabeto.
·
Compreender
diferenças entre escrita alfabética e número.
·
Desenvolver a
oralidade.
Conteúdos:
Linguagem:
Linguagem oral e
escrita.
Comunicação.
Matemática:
Contagem das
letras do alfabeto.
Número.
Identidade e autonomia:
Comunicação e
expressão oral e escrita.
Metodologia:
Roda de conversa
sobre as letras do alfabeto.
Recorte e
colagem de algumas letras do alfabeto.
Recorte e
colagem da letra inicial do seu nome.
Comparação das
letras trabalhadas com o seu nome.
Confecção de um
livro das letras.
Oralmente falar
o alfabeto coletivamente.
Folhear livros e
revistas para encontrar letras.
Decorar a
inicial do seu nome.
Entrevista com
os pais, sobre a origem do nome.
Com massinha
formar letras do alfabeto.
Jogo da memória
das letras.
Música –
abecedário da Xuxa.
Produção de um
texto com a turma.
Escrita
espontânea do nome.
Confecção de um
cartão com o nome de cada criança.
Contação de
história.
Brincadeiras
livres e dirigidas.
Brincadeiras na
casinha, parque, gramado e demais lugares.
Professora: Bianca Azevedo
Auxiliar de sala: Jaqueline da Silva
Avaliação: Avaliação faz- se -à através de registros
contínuos, observando as crianças individualmente e em grupo, anotando suas
descobertas, relações e manifestações, dificuldades e expressões relacionadas
ao seu desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário