quinta-feira, 25 de abril de 2013

Eu e as letras


Projeto: Eu e as letras

Problemática: Quantas letras têm o alfabeto, e quais são elas?

Justificativa: O projeto surgiu de forma que a professora percebeu a necessidade que as crianças do pré I tinham em identificar as letras no alfabeto. Algumas crianças ainda não conhecem as letras do alfabeto, mas com atividades que proporcione o conhecimento das letras se tornara mais fácil o aprendizado, de maneira lúdica e prazerosa. Fazendo com que as crianças tenham prazer em conhecer as letras, para que possam cada vez mais explorar esse universo.

Objetivo geral: Proporcionar o alfabeto, a fim de saber identificar as letras trabalhadas.

Objetivos de aprendizagem:

·        Identificar as letras no alfabeto.

·        Compreender diferenças entre escrita alfabética e número.

·        Desenvolver a oralidade.

Conteúdos:

Linguagem:

Linguagem oral e escrita.

Comunicação.

Matemática:

Contagem das letras do alfabeto.

Número.

Identidade e autonomia:

Comunicação e expressão oral e escrita.

Metodologia:

Roda de conversa sobre as letras do alfabeto.

Recorte e colagem de algumas letras do alfabeto.

Recorte e colagem da letra inicial do seu nome.

Comparação das letras trabalhadas com o seu nome.

Confecção de um livro das letras.

Oralmente falar o alfabeto coletivamente.

Folhear livros e revistas para encontrar letras.

Decorar a inicial do seu nome.

Entrevista com os pais, sobre a origem do nome.

Com massinha formar letras do alfabeto.

Jogo da memória das letras.

Música – abecedário da Xuxa.

Produção de um texto com a turma.

Escrita espontânea do nome.

Confecção de um cartão com o nome de cada criança.

Contação de história.

Brincadeiras livres e dirigidas.

Brincadeiras na casinha, parque, gramado e demais lugares.

Professora: Bianca Azevedo

Auxiliar de sala: Jaqueline da Silva

Avaliação: Avaliação faz- se -à através de registros contínuos, observando as crianças individualmente e em grupo, anotando suas descobertas, relações e manifestações, dificuldades e expressões relacionadas ao seu desenvolvimento.







 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário