quarta-feira, 3 de abril de 2013

ADAPTAÇÃO DE PAIS, CRIANÇAS E PROFESSORAS.

CRONOGRAMA: O ano inteiro.

PROBLEMÁTICA: Como tornar a adaptação dos bebês algo prazeroso a eles e de confiança aos pais?

JUSTIFICATIVA:
            O período conhecido como de adaptação da criança ao berçário é de suma importância na sua vida e merece todo cuidado da direção e da equipe de uma escola.
            Ficar bem no berçário, sem chorar nem sofrer, envolve muitos fatores e, basicamente, os sentimento de duas pessoas: mãe e filho. O comportamento expresso pela criança durante esse período indica o estado emocional, resultado e resultante de uma série de sentimentos desenvolvidos desde os primeiros meses de vida até o seu ingresso no berçário, sendo o produto de sua relação com a mãe, e é, simultaneamente, influenciado a partir daí pelos sentimentos desta, relacionados ao significado que possa ter para ela a separação de seu filho, com a consequente entrega dele a terceira
            A criança em poucos dias sentir-se-á segura aceitando o novo ambiente e as pessoas com quem terá convívio. Caso a criança, após este período, apresente a reação incontrolável, com ansiedade e pânico a estranhos é desaconselhável deixá-la à força, devendo-se então prolongar o período de adaptação, dando tempo à criança para que a mesma possa desenvolver a confiança necessária nos adultos e no novo ambiente desconhecido, consolidando assim, a confiança necessária em sua mãe.
            A etapa de escolha da escola sendo superada chegada hora da adaptação. A mãe tendo confiança no berçário sentirá segurança na separação e esse sentimento será transmitido à criança, porém o período de adaptação varia de criança para criança, e deve ser avaliado individualmente.

Sabe-se que o primeiro contato que a criança tem com a escola é um momento único e especial, tanto para a família quanto para a escola. Partindo desse pressuposto, é fundamental que o educador receba as crianças com o maior afeto possível, demonstrando simpatia e principalmente mostrando segurança para os pequenos iniciantes do convívio escolar.

OBJETIVO GERAL;

Desenvolver relações afetivas entre pais, crianças e professoras, a fim de favorecer a construção de muitas conquistas e aprendizagem.





 

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