terça-feira, 9 de abril de 2013

TEMA: EU SOU UM COELHINHO!!!

TEMA: EU SOU UM COELHINHO!!!

 PROBLEMA: Por que a tradição da Páscoa é importante para a vida da criança?

JUSTIFICATIVA: A Páscoa é uma tradição que vem sendo celebrada desde a antiguidade, embora com outras características e outros motivos. Com o passar do tempo, passou a ter suas raízes firmadas na religião, que vem se consolidando cada vez mais com o tempo. Portanto, o nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida). Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder", um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas. Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria. Em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos. Considerada, essencialmente, a Festa da Libertação, a Páscoa é uma das festas móveis do nosso calendário, vinda logo após a Quaresma e culminando na Vigília Pascal. A Páscoa apresenta diversos símbolos, dentre os quais podemos citar: o ovo de Páscoa, o coelhinho da Páscoa, a cruz da ressurreição, o cordeiro, o pão e o vinho e o círio. Sendo que o ovo da Páscoa simboliza a existência da vida, do nascimento. O coelhinho por ser um animal com capacidade de gerar grandes ninhadas, ele simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente. A cruz da ressurreição significa ao mesmo tempo o sofrimento e a ressurreição. O cordeiro simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus e se sacrificou em favor de todo o rebanho. O pão e o vinho, na ceia do Senhor. Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor, representando seu corpo e seu sangue, eles são dados aos discípulos, para celebrar a vida eterna. Já o Círio é a grande vela que se acende na Aleluia. Quer dizer: “Cristo, a luz dos povos”. Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: “Deus é o princípio e o fim de tudo”. Dessa forma, torna-se relevante a abordagem do tema como forma de proporcionar desde cedo o contado das crianças do Berçário I com a Páscoa e seus encantos, enquanto manifestação cultural e parte da tradição do povo.
 
OBJETIVO GERAL: Propiciar o contato das crianças com a tradição da Páscoa, a fim de que as mesmas possam compreender a importância dessa tradição cultural e popular para seu desenvolvimento enquanto ser social e cultural.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Estabelecer contato com músicas referente ao tema;
Interagir com o coelhinho da Páscoa;
Explorar diversos materiais.
Participar de apresentação em comemoração a Páscoa.

CONTEÚDOS
IDENTIDADE E AUTONOMIA:
Eu e o Outro.
Comunicação e expressão.

MOVIMENTO:
Expressividade.
Coordenação motora.

LINGUAGEM:
Comunicação.
Gêneros e formas de expressão.

MÚSICA:
Canto.
Linguagem musical.

ARTES VISUAIS:
Fazer artístico.
Exploração de diferentes materiais.

NATUREZA E SOCIEDADE:
Família.
Escola.
Comunidade.
Tradições culturais.

ESTRATÉGIAS – ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Interação com outras turmas.
Histórias.
Danças.
Manipulação de diversos materiais.
Pintura.
Recursos tecnológicos.
Músicas.
Confecção de mural.
Confecção de lembrancinhas.
Chegada do coelho.

CRONOGRAMA: 25 a 28 de março.

AVALIAÇÃO:
Será realizada através de registro contínuo, observando as crianças individualmente e em grupo, anotando suas descobertas, relações e manifestações, dificuldades e suas expressões relacionadas ao seu desenvolvimento.

Durante o desenvolvimento das atividades, todas as crianças participaram, embora algumas tenham apresentado certo receio ao tocarem materiais diversificados, como por exemplo, a tinta, na pintura das casquinhas. No decorrer dos dias cantamos diversas músicas, já que a música parece atrair a atenção das crianças dessa faixa etária.

Participamos também da apresentação de Páscoa, onde as crianças do Berçário I apresentaram a música: Eu sou um coelhinho, todos vieram vestidos de branco, colocamos orelhinhas e pintamos o rostinho, fazendo o bigode e o nariz do coelho, as crianças estão de parabéns, pois se comportaram muito bem, enquanto que alguns dançavam os outros estavam concentrados nas cenouras e ovos que se encontravam a sua frente.

As demais turmas também realizaram apresentações, foi uma semana bem divertida, com a interação de todas as turmas e um envolvimento muito grande das crianças, sendo finalizado com a chegada do coelho, que é sempre muito esperada. Enquanto algumas crianças corriam atrás do coelhinho, outros preferiram ficar perto das professoras, mas todas receberam uma lembrancinha. Através de pequenos atos, atividades, procuramos preservar nossas tradições culturais, como forma de preservar a nossa identidade, enquanto ser social, cultural e histórico.

 PROFESSORAS: CARLA E CINTIA

BERÇÁRIO I - MATUTINO










 

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