EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORA CARINA
PARABONI VOLTZ DAROLT
TÍTULO
Brincando e aprendendo com a corda nas
aulas de educação física.
PROBLEMÁTICA
Com a corda posso apenas pular?
JUSTIFICATIVA
O ato de pular corda é tão antigo que se torna praticamente impossível
descobrir sua origem. Sabe-se apenas que é praticado em todos os cantos do
mundo. Pular corda é uma brincadeira tradicional que envolve
grande atividade física e coordenação. Mas
existem outras brincadeiras que podemos fazer com o uso da corda que também
desenvolvem equilíbrio, agilidade, força, entre outras habilidades. Foram apresentadas algumas
brincadeiras com o uso da corda e os próprios alunos criaram ou mostraram
outras que conheciam. Algumas até perderam o medo de altura que possuíam.
OBJETIVO GERAL
Valorizar as vivências e o mundo das
crianças por meio de atividades próprias da cultura infantil a fim de ampliar
as habilidades necessárias para seu desenvolvimento.
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM
·
Reconhecer os limites e
potencialidades do corpo, aperfeiçoando e ajustando as habilidades do movimento
para cada atividade;
·
Desenvolver a coordenação motora, a
lateralidade e o equilíbrio com o uso da corda;
·
Integrar-se em diferentes atividades,
procurando adotar uma atitude cooperativa e solidária, sem discriminar os
colegas pelo desempenho ou por razões físicas, ou sociais.
CONTEÚDOS
As habilidades desenvolvidas nas aulas
são: habilidades físico-motoras, percepto-cognitivas e sócioafetivas.
METODOLOGIA
Na realização desse projeto, foram
utilizadas cordas pequenas e grandes. As brincadeiras estão listadas abaixo:
·
Pular Corda (individual e no grande
grupo);
·
Pular o rio;
·
Equilibrar-se com duas cordas que
estão amarradas na parede, uma as crianças colocam os pés e na outra, seguram
suas mãos, e terão que deslocar-se até o outro lado;
·
Equilibrar-se sobre a corda que está
no chão com os olhos fechados e desloca-se até o final da mesma;
·
Minhoquinha
CRONOGRAMA
O projeto foi desenvolvido nas turmas
do Pré-Escolar I e II no período matutino, sendo realizado em quinze dias,
totalizando seis aulas.
AVALIAÇÃO
Dar-se-á na forma descritiva, por meio de observação da
professora, sempre analisando o avanço que o aluno apresentou.
Adorei!!!
ResponderExcluirTem como me enviar mais por email?
ResponderExcluir