LITERATURA INFANTIL
“O GATINHO”
PROBLEMÁTICA:
Como
despertar o interesse das crianças pelos livros e histórias?
JUSTIFICATIVA:
Garantir o contato com as obras e apresentar
diversos gêneros às crianças pequenas é a principal função dos professores na
educação infantil para desenvolver os comportamentos leitores e o gosto pela
literatura desde cedo. Já praticamos isto no dia-a-dia, e em um destes contato
das crianças com os livros, algumas crianças demonstraram interesse por um
mesmo livro, “A gatinha”. Então neste projeto resolvemos explorar livros e
histórias, e contato com gatos.
Proporcionar
as crianças o contato com livros e histórias para que desde pequenos despertem
o interesse pela literatura.
Identidade e
autonomia
Desenvolver atitudes
de respeito ajuda e colaboração, valorizando ações de cooperação e
solidariedade;
Ampliar o círculo de
relações sociais, iniciando a aprendizagem de normas e convivências;
Brincar com os demais
do grupo, do C.E.I., a fim de interagir e socializar-se;
Artes visuais
Manipular diferentes
livros, explorando características, propriedades e possibilidades com o
manuseio;
Observar imagens
diversas;Brincar com linguagens artísticas;
Escolher livros para
leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse para
literatura infantil.
Identidade e autonomia
·
Exploração
do espaço;· Valores;
· Comunicação e expressão: oral e corporal.
Artes visuais
·
Exploração
de diferentes materiais.
Linguagem
·
Linguagem
oral, corporal e gestual.
Corpo e movimento
·
Expressividade;· Sensações.
ESTRATÉGIAS:
Organizar o espaço
físico de maneira que as crianças tenham maior acesso aos livros;Contar histórias em frente ao espelho para que possam observar suas reações;
Folhear e rasgar papel;
Observações de imagens;
Utilização de recursos tecnológicos para contar histórias CD, TV,DVD;
Contação de histórias com interação com outras turmas;
Contar várias histórias de gato;
Cantos com o tema gato;
Apalpar gatinho de pelúcia e gato verdade;
Esconder um gatinho de pelúcia para que procurem;
Incentivar as crianças a olhar livros e contar a sua maneira;
Olhar diferentes imagens;
Histórias com fantoches e dedoches;
Confecção de um livro, descrevendo momentos de vivências do projeto;
Fazer a exposição do livro.
AVALIAÇÃO
A avaliação será
feita através da observação e registro continuo do grupo e individual.
CRONOGRAMA:
09 à 27 de abril.
PROFESSORAS:
CIRLEI E SANDRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário