terça-feira, 21 de maio de 2013

LITERATURA INFANTIL "O Gatinho"

PROJETO:

LITERATURA INFANTIL

“O GATINHO”

 
PROBLEMÁTICA:
Como despertar o interesse das crianças pelos livros e histórias?

JUSTIFICATIVA:
Garantir o contato com as obras e apresentar diversos gêneros às crianças pequenas é a principal função dos professores na educação infantil para desenvolver os comportamentos leitores e o gosto pela literatura desde cedo. Já praticamos isto no dia-a-dia, e em um destes contato das crianças com os livros, algumas crianças demonstraram interesse por um mesmo livro, “A gatinha”. Então neste projeto resolvemos explorar livros e histórias, e contato com gatos.

 OBJETIVO GERAL:

Proporcionar as crianças o contato com livros e histórias para que desde pequenos despertem o interesse pela literatura.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Identidade e autonomia

Desenvolver atitudes de respeito ajuda e colaboração, valorizando ações de cooperação e solidariedade;

Ampliar o círculo de relações sociais, iniciando a aprendizagem de normas e convivências;

Brincar com os demais do grupo, do C.E.I., a fim de interagir e socializar-se;

Artes visuais

Manipular diferentes livros, explorando características, propriedades e possibilidades com o manuseio;
Observar imagens diversas;
Brincar com linguagens artísticas;

 Linguagem

Escolher livros para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse para literatura infantil.

 CONTEÚDOS:

Identidade e autonomia
·        Exploração do espaço;
·        Valores;
·        Comunicação e expressão: oral e corporal.

Artes visuais
·        Exploração de diferentes materiais.

Linguagem
·        Linguagem oral, corporal e gestual.

Corpo e movimento
·        Expressividade;
·        Sensações.

ESTRATÉGIAS:
Organizar o espaço físico de maneira que as crianças tenham maior acesso aos livros;
Contar histórias em frente ao espelho para que possam observar suas reações;
Folhear e rasgar papel;
Observações de imagens;
Utilização de recursos tecnológicos para contar histórias CD, TV,DVD;  
Contação de histórias com interação com outras turmas;
Contar várias histórias de gato;
Cantos com o tema gato;
Apalpar gatinho de pelúcia e gato verdade;
Esconder um gatinho de pelúcia para que procurem;
Incentivar as crianças a olhar livros e contar a sua maneira;
Olhar diferentes imagens;
Histórias com fantoches e dedoches;
Confecção de um livro, descrevendo momentos de vivências do projeto;
Fazer a exposição do livro.

AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através da observação e registro continuo do grupo e individual.
                                

CRONOGRAMA:

09 à 27 de abril.

 TURMA: BERÇÁRIO II – MATUTINO

PROFESSORAS: CIRLEI E SANDRA









 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário