quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O FANTÁSTICO MUNDO DAS CORES


Turma Berçário II- Professoras Sandra Morsch e Carla Meri Jantz

 Tema do Projeto:

O FANTÁSTICO MUNDO DAS CORES

 
Problemática:

Como aprimorar o sentido visual das crianças para que percebam o mundo colorido que os rodeia?

 Justificativa:

Ø  Por meio dos cindo sentidos o ser humano conhece e reconhece as coisas e pessoas que o cercam. E um destes sentidos é a visão, que nos permite aprimorar a percepção de mundo, podendo ver as coisas de forma, tamanho e cores diferentes. Desta forma as cores serão o instrumento para o desenvolvimento da visão das crianças. Portanto através das atividades lúdicas e principalmente brincadeiras adquirir e aprimorar deste conhecimento. Pois é estimulando desde cedo à consciência das funções, que o desenvolvimento é realizado na educação infantil.

 Objetivo Geral:

Ø  Propiciar um ambiente de aprendizagem lúdico bem colorido para que percebam o mundo multicor que os cerca, e assim desenvolver e aprimorar sua visão. 

 Objetivos de aprendizagem:

Artes visuais

§  Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;

§  Criar trabalhos de arte através da produção gráfica e plástica como meio de comunicar-se e expressar-se com o mundo;

§  Observar imagens diversas a fim de identificá-las e interpretá-las.

Música

§  Explorar o corpo com a voz, mãos, pés, produzindo música;

§  Cantar e interpretar diversas músicas a fim de desenvolver a memória musical;

§  Participar de brincadeiras musicais.

Linguagem

§  Estabelecer comunicação através da linguagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto ou com outra criança.

§  Escolher livros para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil.

Matemática

·         Desenvolver noções de espaço (em cima/em baixo) e volume; 

Corpo e movimento

§  Participar de brincadeiras e jogos que envolvam o correr, subir, descer, escorregar, a fim de explorar os movimentos do corpo;

§  Deslocar-se com segurança e destreza no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades motoras;

  • Reconhecer e ampliar os movimentos, percebendo assim as potencialidades e limites do corpo.

Conteúdos:

Artes visuais:

Ø  Fazer artístico;

Ø  Exploração de diferentes materiais;

Ø  Observação e conversação sobre imagens e objetos.

Música:

Ø  Expressão oral o corporal;

Ø  Interpretação e dramatização musical;

Ø  Canto;

Ø  Linguagem.

Linguagem:

Ø  Comunicação;

Ø  Linguagem oral e corporal.

Matemática

Ø  Noções de espaço e tempo, grandezas e medidas, formas geométricas.

Corpo e Movimento:

Ø  Corpo humano;

Ø  Expressividade;

Ø  Equilíbrio;

Ø  Coordenação motora ampla e fina;

Ø  Noções de lateralidade;

Ø  Controle muscular: encaixar, enfiar, pegar e soltar, subir e descer, empilhar, chutar, escorregar, engatinhar, sentar, levantar, dançar, correr, andar, saltar, manusear,...

 

Metodologia:

Escurecer a sala e usar o retroprojetor para projetar imagens das crianças e de animais na parede;

Contar histórias e deixar que apreciem suas imagens;

Folhear revistas observando suas imagens;

Confeccionar uma TV de caixa de papelão e passar diversas imagens;

Cobrir e descobrir os olhos das crianças;

Separar bolinhas por cores e fazer cantinhos e observar se demonstram interesse por alguma cor. Poderá ser refeita com outros objetos;

Luzes coloridas na sala;

Chuva de bolinhas de papel, papel e E.V.A. coloridos picados;

Passear pela cidade para apreciar o colorido da paisagem;

Furar caixas de papelão e forrar com papel celofane colorido, e deixar que olhem por dentro das caixas;

Passeio com óculos de sol, colocar e tirar o óculos;

Brincar com balões e bolas coloridas;

Piscina de bolinhas.

Reconhecimento de imagens;

Colar E.V.A. colorido em cartolina, para depois fazer recortes de diferentes formas;

Cantar músicas relacionadas ao tema;

Colorir várias folhas de cartolina para confeccionar as borboletas;

Brincar os espaços externos (brita, grama, areia...) observando o mundo a nossa volta as diferentes cores que nos rodeiam;

Na sala sempre variar nos brinquedos oferecidos, carrinhos, bonecas, bichinhos de borracha, bolas, chocalhos.

 

Cronograma:
Avaliação:

ü  Avaliação far-se-á através de registros contínuos, observando as crianças individualmente e em grupo, anotando suas descobertas, relações e manifestações, dificuldades e suas expressões relacionadas ao seu desenvolvimento. Sendo que a avaliação também é um instrumento de reflexão do nosso trabalho, tendo como referencia o que precisamos mudar o que pode continuar e o que melhorar.

 











 

Nenhum comentário:

Postar um comentário