sexta-feira, 12 de julho de 2013

TÍTULO: MEU MUNDO COLORIDO!!!


PROBLEMA: Por que a ampliação do sentido da visão é importante para o desenvolvimento da criança?

JUSTIFICATIVA: O corpo humano é dotado de cinco sentidos ou capacidades que são utilizados para interagir com o mundo externo sejam pessoas, objetos, luzes, fenômenos do clima, cheiros, sabores, texturas, enfim, através de determinados órgãos do corpo humano, são enviadas ao cérebro sensações, utilizando uma rede de neurônios que fazer parte do sistema nervoso. Dentre os sentidos encontramos a visão que tem como capacidade a visualização de objetos e pessoas. Dessa forma, o olho capta a imagem e envia para o cérebro e este, por sua vez, faz o reconhecimento e a interpretação dos mesmos. Na fase da Educação Infantil esse sentido é muito trabalhado, justamente porque é nessa fase que a criança passa a enxergar o mundo de diversas maneiras. Desde o Berçário a criança é estimulada das mais diferentes formas para que amplie gradativamente todos os sentidos, sendo que no início são os sentidos que a mantém viva. Nesse sentido, a abordagem do tema torna-se relevante como forma de auxiliar as crianças nesse processo de ampliação do sentido da visão.

 OBJETIVO GERAL: Estimular a ampliação do sentido da visão na criança, para que a mesma possa gradativamente significar o mundo colorido a sua volta.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*     Descobrir a diversidade das cores, das formas e das imagens existentes ao seu redor;

*     Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;

*     Observar imagens diversas a fim de identificá-las;

*     Movimentar e explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais e motoras.

 CONTEÚDOS

 Identidade e Autonomia

*     Eu e o Outro.

*     Exploração do espaço.

 Movimento

*     Expressividade.

*     Sensações.

Linguagem

*     Linguagem: oral, escrita, corporal.

*     Gêneros e formas de expressão.

Natureza e Sociedade

*     Família.

*     Escola.

*     Comunidade.

Artes Visuais

*     Fazer artístico.

*     Exploração de diferentes materiais.

*     Observação e conversação sobre imagens e objetos.

Música

*     Canto.

*     Ritmos e gêneros musicais.

 Matemática

*     Noções de espaço e tempo.

 ESTRATÉGIAS – DESENVOLVIMENTO

*     Incentivo aos cuidados pessoais.

*     Brincadeiras com espelhos, revistas, imagens em geral.

*     Música.

*     Brincadeiras livres e dirigidas.

*     Móbiles.

*     Brinquedos diversos.

*     Desenho e pintura.

*     Manipulação de diversos materiais. Ex: garrafa pet (grão, gliter, água, etc.).

*     Recursos tecnológicos.

*     Manipulação de material impresso e observação.

*      Interação na hora do banho.

*     Alimentação.

*     Sucata.

*     Exploração do espaço.

  PROFESSORAS: CARLA E CINTIA

BERÇÁRIO I - MATUTINO

AVALIAÇÃO:
 Far-se-á mediante observação constante, diariamente, bem como através da participação das crianças nas atividades propostas. Iniciamos o projeto no dia 01/03 e devido aos trabalhos com temas paralelos estendemos o mesmo até dia 30/04.

Optamos em trabalhar primeiramente o sentido da visão, embora não tenha como separar os sentidos, já que todos trabalham em sintonia. Procuramos desenvolver atividades que chamassem a atenção das crianças, pois objetos coloridos atraem os olhares curiosos das crianças, tornando o trabalho mais prazeroso e chamativo.

            A sala é decorada com móbiles de corujas e as mesmas chamam muito a atenção das crianças, pois além de serem coloridas elas balançam conforme o vento. As atividades com as bolinhas coloridas, com os brinquedos de borracha, os móbiles, os livros, as bolas, os variados ambientes também auxiliaram no desenvolvimento das atividades.

Percebemos através da realização das atividades do projeto o interesse das crianças por objetos coloridos ou mesmo em movimento, a simples brincadeira de esconder e aparecer promovia um grande alvoroço, todas as crianças sem exceção, demonstraram gostar dessa atividade. Por isso, não importa a quantidade de atividades e, sim a qualidade que as mesmas possuem, o quanto elas podem auxiliar no desenvolvimento integral das crianças.

 









Nenhum comentário:

Postar um comentário