Professoras: Carla e Cintia
Berçário I Matutino"O importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas sim dos valores." (Dean William R. Inge)
terça-feira, 9 de abril de 2013
TÍTULO: Adaptação: Um elo entre criança, família e escola.
TÍTULO: Adaptação: Um elo entre criança,
família e escola.
JUSTIFICATIVA: O processo de adaptação é um período bem delicado, onde a
integração entre criança, família e escola é primordial para que a mesma ocorra
da melhor forma possível. Em nossa turma do Berçário I, devido as crianças
serem pequenas, normalmente, a família sente mais a separação, principalmente
por estarem em função das crianças até então. A volta ao trabalho gera
sentimentos controversos e tudo gira em torno da necessidade de trabalhar
versos a vontade de ficar com o filho (a). Muitas famílias (pai, mãe, avós, tios,
responsáveis) apresentam dificuldade em deixar as crianças aos cuidados de
outras pessoas, mesmo sabendo que é necessário, muitos não tem o conhecimento
de que o Centro de Educação Infantil é muito mais que um local de cuidado, mas
principalmente de educação, que conta com profissionais habilitados e em
constante formação para atender a essa etapa da Educação Básica. Nos Centros
Infantis são oferecidos diários, devidamente planejados, para que a criança de
desenvolva, dentro de suas particularidades e limitações, em todos os aspectos,
sejam emocionais, motores, sociais ou cognitivos. O professor possui um papel
importante no contexto escolar, principalmente nessa fase inicial de adaptação
que compreende além das crianças, a família, os professores e toda a comunidade
escolar. O professor é o mediador do processo de adaptação das crianças e das
famílias à escola. Deve, portanto, buscar parceria com a família, para juntos,
encontrarem a melhor forma de realizar a adaptação, uma vez que cada criança
está inserida em uma família diferente, ou seja, cada família possui costumes,
crenças, cultura, etc., diferenciada uma da outra. Dessa forma, o diálogo, o
respeito, a atenção e a compreensão tornam-se ferramentas importantes nesse
processo inicial, que gradativamente irão fortalecer a relação estabelecida
entre as crianças, a família e a escola. Assim como ocorre com as crianças e a
família, o processo de adaptação também afeta os professores, pois independente
da experiência profissional, cada ano traz novos desafios, novas experiências,
novas crianças, novas famílias, enfim, cada ano traz novas expectativas, novos
contextos e novos conhecimentos. A integração entre criança, família e escola
favorece de forma efetiva o processo de adaptação de todos os envolvidos,
tornando-a um momento de troca de informações, onde o diálogo constante precisa
estar presente. Portanto, a adaptação é um momento de conhecimento, onde cada
um procura se ajustar a sua maneira aos novos desafios. É um período onde as
crianças se adaptam a nova rotina, as professoras e aos novos colegas, para as
famílias é o momento de confiar e acreditar nas pessoas que foram designadas
para realizar o trabalho de cuidar e educar do seu bem maior (filho, neto,
sobrinho, etc.), bem como participar de forma efetiva e integrada no
desenvolvimento e na aprendizagem das crianças. Para os professores é o momento
de conhecer as crianças, as famílias para que possam, a partir disso, intervir
da melhor forma possível, auxiliando as crianças na construção de seus conhecimentos,
indispensáveis para inserção na sociedade. Torna-se relevante a abordagem do
assunto, por ser fonte de conhecimento mútuo, onde todos buscam um melhor
convívio, dentro das possibilidades e dificuldades de cada um.
OBJETIVO GERAL: Proporcionar a compreensão acerca da importância da integração
entre a criança, a família e escola, a fim de promover uma melhor adaptação
para a criança.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário