OBJETIVO GERAL: Garantir o contato com as obras infantis e apresentar
diversos gêneros as crianças, para desenvolver o comportamento de leitores, e o
gosto pela literatura desde cedo, a fim de formar futuros leitores.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Desenvolver
atitudes de respeito, ajuda e colaboração, valorizando ações de cooperação e
solidariedade.
ARTES VISUAIS
Manipular
diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e
possibilidades de manuseio.
Brincar
com as linguagens, a fim de expressar seu potencial criativo.
MÚSICA
Explorar
as diversidades sonoras (sons de animais, do corpo, de instrumentos).
Participar
de brincadeiras musicais.
Recontar
histórias conhecidas com aproximação às características da historia original
referente aos personagens, cenário e objetos.
Escolher
livros de leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o
interesse pela literatura infantil.
NATUREZA E SOCIEDADE
Identificar
papéis sociais existentes em seu grupo de convívio;
Explorar
o ambiente através da brincadeira para participação ativa ao interagir com
diferentes elementos da natureza e do grupo em que vive.
MATEMÁTICA
Identificar
lugares e pessoas (dentro, fora perto, longe).
CORPO E MOVIMENTO
movimentar e explorar o corpo para desenvolver capacidades, posturais e motoras.
movimentar e explorar o corpo para desenvolver capacidades, posturais e motoras.
Expressar
sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral
para ampliar suas formas de expressão.
CONTEÚDO
Exploração
do espaço; comunicação e expressão: oral, corporal, escrita.
Fazer
artístico; leitura e releitura de obras.
Expressão
oral e corporal; linguagem.
Linguagem
oral e corpora; gêneros textuais.
Família
escola.
Contagem
oral, noções de espaço e tempo.
Equilíbrio,
noções de lateralidade.
METODOLOGIA
Contação
de história, em diferentes ambientes: gramada, casinha, parque, etc...
Convidar
um membro da família para contar história.
Brincadeiras
de roda e canções infantis.
Exposição
de obras no CEI.
Teatros:
Os Três Porquinhos e Pinóquio.
Construção
de personagem e cenário.
Fantoches
(teatro em sala)
Massinha
de modelar.
Desenho
livre
Aula
passeio.
Exploração
do Baú literário;
Doação
de livros de literatura, pela direção do CEI.
CRONOGRAMA:
11 de abril a 26 de abril de 2012.
AVALIAÇÃO
Registro
diário através de observações
AVALIAÇÃO
Foi
um tema que se destacou dentre os outros, pois conforme o assunto abordado em
cada história as crianças usaram sua criatividade, sua imaginação e pensaram um
pouco mais em suas atitudes, juntamente com seus familiares, professores e
colegas, um momento de interação e descobertas através da leitura, e após esse
processo trocar com outros através de seus trabalhos e apresentações uma
experiência única, pois apesar de escutarem histórias todos os dias este tema
proporcionou muitos momentos diferentes e diversificados de muita aprendizagem,
fazendo que as crianças se interessassem ainda mais pelas leituras e abusassem
ainda mais de sua imaginação. E essa história do PINÓQUIO e OS TRÊS PORQUINHOS
escolhida pelas crianças foi de grande significado a elas que demonstraram ter sensibilidade e compreensão de valores
que através dessas e outras histórias, puderam lhes trazer grandes ensinamentos
para toda sua vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário