PROBLEMA: Quais contribuições o
desenvolvimento da percepção tátil traz para minha vida?
JUSTIFICATIVA: O conhecimento de mundo que o ser humano adquire nos primeiros
anos de sua vida se deve, principalmente, ao sentido do tato. Ao manipular,
tocar, segurar objetos, a criança desenvolve sua percepção física, mental e
emocional. Através do tato, portanto, o ser humano consegue obter informações
importantes acerca do mundo que o rodeia. O tato apresenta três tipos de
sensibilidade: a mecânica, a térmica e a dolorosa. Em toda a pele de nosso
corpo existem terminações nervosas livres e fechadas, isso dentro dos
corpúsculos táteis. A sensação leve é captada pelo corpúsculo de Messner, muito
abundantes na língua e nos dedos. A sensibilidade de pressão e captada pelos
corpúsculos de Vater-Pacini, eles estão situados profundamente na derme. Os
corpúsculos de Krause nos permitem sentir frio e os de Ruffini de calor. A dor
é captada pelas terminações nervosas espalhadas por todo o nosso corpo, essa
sensação tem função protetora, avisando ao indivíduo as ameaças que o corpo
está sofrendo. O tato, portanto, é uma dos sentidos mais importantes que deve
ser trabalhado constantemente na Educação Infantil, ele possibilita uma melhor
percepção de tudo que nos rodeia. Permite nossa adaptação nos mais variados
ambientes, e faz com que conheçamos nossas possibilidades e limites. Faz-se
necessário abordar o referido tema, pois as crianças do Berçário II estão numa
fase importante da aquisição desses conhecimentos, uma vez que manipulam de
forma mais elaborada diversos objetos e possuem contato com diferentes
materiais durante o dia (PACIEVITCH, 2012).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo seus
limites e sensações que lhe produz;· Movimentar e explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais e motoras;
· Participar de brincadeiras musicais;
· Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
· Realizar diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas;
· Brincar com as linguagens artísticas, a fim de expressar seu potencial criativo;
· Explorar o ambiente através da brincadeira, para participação ativa ao interagir com os diferentes elementos da natureza e do grupo social em que vive.
CONTEÚDOS:
IDENTIDADE E AUTONOMIA
·
Eu e o outro· Comunicação e expressão
MOVIMENTO
·
Corpo humano· Expressividade
· Coordenação motora
· Sensações
LINGUAGEM
·
Comunicação· Gêneros e formas de expressão
MÚSICA
·
Canto· Linguagem musical
ARTES VISUAIS
·
Fazer artístico· Exploração de diferentes materiais
NATUREZA E SOCIEDADE
·
Família · Escola
· Comunidade
MATEMATICA
·
Noções de espaço e tempo· Classificação
· Velocidade (rápido, lento, depressa, devagar)
· Comparação
DESENVOLVIMENTO - ATIVIDADES
·
Aula passeio· Interação com outras turmas
· Brincadeiras no parque
· Histórias
· Brincadeiras livres e dirigidas
· Brincadeiras com o corpo
· Danças
· Cantigas de roda
· Manipulação de diversos materiais
· Desenho e pintura
· Recursos tecnológicos
· Música
· Sucata
· Ouvir músicas
· Alimentação
· Pintura facial e corporal
· Faz de conta
· Entrevista, pesquisa, registro e comparação
· Jogo das sensações
· Rasgar, amassar e colar papel
· Semelhanças e diferenças
Será realizada através de registro
contínuo, observando as crianças individualmente e em grupo, anotando suas
descobertas, relações e manifestações, dificuldades e suas expressões
relacionadas ao seu desenvolvimento. Devido a alguns problemas e o
desenvolvimento de outros projetos o referido projeto encontra-se em andamento.
CRONOGRAMA: Mês
de abril
REFERÊNCIAS
PACIEVITCH, Thais. Tato.
Disponível em: www.infoescola.com/anatomia-humana. Tato. Acesso em: 20 mar.
2012.
BERÇÁRIO
II MATUTINO E VESPERTINO
Nenhum comentário:
Postar um comentário