na força das palavras,
Creio que fazemos coisas com as palavras e,
Também,
Que as palavras fazem coisas conosco.
Larrosa Bondía
TEMA: LITERATURA INFANTIL/OS TRÊS PORQUINHOS
JUSTIFICATIVA:
A experiência de ouvir e contar historias é uma antiga arte ligada à essência do ser humano. As narrativas expressam as verdades mais profundas da vida.
Mas nos tempos de hoje, a criança deve ter um contato precioso com o texto, pois através dele absorve um mundo imaginário. É necessário que as crianças compreendam o que acontece ao seu redor e que sejam capazes de interpretar e escolher os caminhos com os quais se identificam. Conforme ZILBERMAN(1985,p.22), “A literatura infantil sintetiza por meio do recurso de ficção, uma realidade, que tem amplos pontos de contato com o que o leitor vive cotidianamente.” É através das historias que a criança pode expressar suas emoções como: choro, alegria, medos, raiva, tristeza, bem-estar, insegurança, tranqüilidade, situações vividas pelos personagens. As crianças podem ser um pouco cúmplices dos momentos de humor, das brincadeiras e do divertimento.
Percebe-se que as crianças são atraídas pelas histórias, é através das histórias cheias de encantamento, que as crianças podem descobrir um mundo diferente, trabalhar com suas emoções e enxergar com os “olhos do imaginário”. O livro permite que a criança desenvolva sua criatividade, sensibilidade, sociabilidade, senso crítico, além das habilidades de leitura de imagens, escrita e interpretação.
Despertar desde os primeiros anos de vida, o estímulo e o gosto pelos livros, a fim de transformar nossas crianças em pequenos leitores, estimulando o desenvolvimento com propostas voltadas à faixa etária; desvinculando da obrigatoriedade e associado ao prazer de ler. Nesta fase da criança, há uma pré-leitura, o inicio do desenvolvimento da linguagem oral, a percepção e estabelecimento de relação entre imagens e palavras.
OBJETIVO GERAL:
Promover a formação do leitor e escritor competentes a partir de atividades de interação com histórias infantis.
Despertar na criança o hábito da leitura
Trabalhar a literatura de maneira lúdica e interativa
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Proporcionar momentos de alegria e curiosidade;
Estimular o faz-de-conta;
Possibilitar a descoberta do imenso mundo dos conflitos;
Trabalhar com suas emoções e sensibilidade;
Estimular a reconstrução oral;
Incluir a contação de história como parte integrante do fazer pedagógico;
Proporcionar momentos interativos da família com educando;
Desenvolver a linguagem oral e a expressão corporal.
ATIVIDADES
*histórias com fantoches, teatro;
*contação de histórias em ambientes diferentes;
*convidar outras pessoas para vir ao C.E.I.contar historia;
*expressão oral, imitação de animais;
*leitura e interpretação de imagens;
*percepção de diferentes cores;
*estruturação de espaço e tempo
Avaliação
Avaliação será realizada através de registros contínuos, observando as crianças individualmente e em grupo, anotando suas descobertas, relações e manifestações, dificuldades e expressões relacionadas ao seu desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário