quarta-feira, 30 de maio de 2012

PROJETO: LITERATURA INFANTIL

TÍTULO:        PARA COMEÇAR, MUITOS LIVROS...
 PROBLEMA:
         Como contribuir para o desenvolvimento da criança através da Literatura Infantil?

JUSTIFICATIVA:
         A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas e muitas histórias, pois é através dos livros e contos infantis que a criança enfoca a importância de ouvir, contar e recontar histórias.

            Segundo Fanny Abramovich “... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...”.
            É através do contato com os livros, que as crianças absorvem a compreensão de um mundo imaginário. Através da imaginação e da fantasia, das histórias infantis, que seu interesse tende a crescer propiciando um desenvolvimento natural e prazeroso.

         Incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é muito importante. Neste sentido a literatura infantil é uma peça fundamental para este desenvolvimento.
         E é nesse sentido que desenvolveremos o nosso projeto, permitindo que a criança desenvolva sua sensibilidade, suas emoções, enxergando com os olhos do imaginário.

OBJETIVO GERAL:
         Levar a criança ao mundo da imaginação e ao mesmo tempo a descobrir o maravilhoso universo da literatura infantil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Expressar suas necessidades, desejos, pensamentos, utilizando seus argumentos, para desenvolver sua autonomia;

*Criar trabalhos de arte através da produção gráfica e plástica como meio de comunicar-se e expressar-se com o mundo;

*Observar imagens diversas a fim de identificá-las e interpretá-las;

*Brincar com as linguagens artísticas, a fim de expressar seu potencial criativo;

*Utilizar a linguagem oral para conversar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências, sentimentos e relatar suas vivencias nas diversas situações de interação com o grupo;

*Conhecer o universo musical através da produção de obras;

*Recontar histórias conhecidas com aproximação ás características da história original referente aos personagens, cenário e objetos;

*Estabelecer contato com a linguagem escrita (literatura infantil, revistas, música, etc.);

*Escolher livros para a leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil;

*Desenvolver atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente;

*Utilizar comparação, classificação e seriação;

*Brincar com os números nos diversos contextos que se encontram para sim reconhecê-los;

*Perceber estruturas rítmicas a fim de expressar-se corporalmente por meio da dança e das brincadeiras;

METODOLOGIA:
*Organização do espaço físico adequado à faixa etária e que privilegie  a independência da criança no acesso e manipulação dos materiais disponíveis

*Passeios

 *Brincadeiras no parque

*Rodas de conversa

*Dramatização de sentimentos de expressão

*Brincadeiras livres e dirigidas

*Brincadeiras de faz-de-conta

 *Massinha

*Desenho de personagens da história

 *Rasgar, recortar e colar

*Rabiscar em diferentes suportes

*Apreciação de imagens presentes na literatura infantil

*Recursos tecnológicos

*Brincar de estátua

*Uso de fantoches

*Contar historias e comentar sobre os personagens

*Desenhar a história que ouviu

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
Reconhecer algumas Histórias infantis:

-BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES
-OS TRÊS PORQUINHOS
-PETER PAN
-PINÓQUIO
-CHAPEUZINHO VERMELHO
-O PEQUENO POLEGAR
-CINDERELA
-A PEQUENA SEREIA

*Organização para a exposição das obras do CEI:

-nossa turma fez a contação da historia da Branca de Neve, utilizando a casinha como cenário
-Convidar algum familiar para vir contar alguma historia no CEI
-Confeccionar a história: ”BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES”, mandar para a casa de cada criança uma sacola literária juntamente com o livrinho, onde cada família devera contar a história para a criança e confeccionar um dos personagens com diversos materiais alternativos.A família recebera também uma folha onde deverá relatar a construção,e como foi a experiência
-Com o relato das famílias será feito um livro de registro dos trabalhos
*Utilizar a técnica de dramatizar e fazer reconta a criança mesmo conta ou utiliza fantoches (Teatrinho)
*Biblioteca na sala;
*Visita a biblioteca

AVALIAÇÃO FINAL DO PROJETO

       No decorrer desse projeto, pensamos em algumas atividades que poderiam fazer a diferença no contato com os livros.
         Com o olhar mais atento as crianças, cada sala propôs uma exposição diferente no CEI, de maneira bem criativa, considerando que o mais importante foi chamar a atenção das nossas crianças para a semana da literatura.

         Nossa turma escolheu o clássico: BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES.Utilizamos a casinha para ser a moradia e uma das professoras se fantasiou para ser o personagem da Branca de Neve.As crianças realmente entraram no espírito da literatura infantil,ficaram encantados em visitar a casa da Branca de Neve e dos Sete Anões.

         Outra atividade que foi proposta em parceria com as famílias, foi confeccionar os personagens da história da Branca de Neve e os Sete Anões. Cada família deveria confeccionar um boneco com materiais alternativos, para expormos aqui no CEI, deveriam também relatar como foi essa experiência e mandar as folhas para montarmos um livro.

         Os bonecos ficaram maravilhosos e a parceria entre família e escola foi o que deixou nós professoras muito gratas, pelo bom trabalho desenvolvido.

         Garantir o contanto com as obras e apresentar diversos gêneros literários às crianças pequenas é a principal função dos professores na educação infantil para desenvolver os comportamentos leitores e o gosto pela literatura desde cedo. Por isso,dedicar um momento especial para trabalhar este tema,tornou-se oportuno e fundamental para despertar ainda mais o interesse dos alunos pelo mundo das palavras.

CRONOGRAMA: DE 13 Á 27 DE ABRIL




Nenhum comentário:

Postar um comentário