Problema: Prô, você vai contar a história
da estrela?
Justificativa: As crianças estavam brincando de
pecinhas, quando uma criança se levantou e pegou um livro da estante. O título
era Brilha, brilha estrelinha. Contamos a história para as crianças e elas
ficaram encantadas com o brilho das estrelas nas imagens do livro. Justamente
estávamos procurando um tema para a semana da literatura infantil. Foi então
que surgiu a ideia de selecionar livros que falavam da noite, das estrelas, da
lua, do sono, da escuridão, etc. e fazer o nosso cantinho da leitura se tornar
mágico, sem esquecer do principal, incentivar as crianças a ter o hábito da
leitura desde cedo.
Objetivo Geral: Propor para as crianças o contato
com obras literárias a fim de desenvolver o gosto pela leitura desde cedo.
Objetivo de
Aprendizagem:
- Brincar com as demais crianças do
grupo, da instituição a fim de interagir e socializar-se;
- Brincar com as
linguagens artísticas, a fim de expressar seu potencial criativo;
- Apreciar e cuidar dos trabalhos produzidos individual ou
coletivamente a fim de promover o respeito às obras;
- Participar de brincadeiras
musicais;
- Cantar e interpretar diversas
músicas a fim de desenvolver a memória musical.
- Relatar experiências vividas e narração de fatos em
sequência de tempo e causa;
- Conhecer diferentes gêneros orais
(trava-línguas, parlendas, adivinhas, poemas, canções) a fim de desenvolver a
linguagem oral;
- Utilizar a linguagem oral para
conversar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias,
preferências, sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de
interação com o grupo;
- Observar e pesquisar sobre os
fenômenos da natureza (chuva, sol, lua, trovoadas, terremotos, relevos,
rios...) para conhecê-los, compreende-los como fenômenos naturais e as relações
que o homem estabelece com eles;
- Estabelecer contato com a
linguagem escrita (literatura infantil, bilhete, jornal, revista, calendário,
fichas com nomes, receita, música, poesia, etc.) a fim de reconhecer a função
social da escrita e apropriar-se de algumas noções de letramento;
- Recontar histórias conhecidas com
aproximação às características da história original referente às personagens,
cenário e objetos;
- Escolher livros para leitura e
apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura
infantil;
- Brincar com os números nos
diversos contextos que se encontram para sim reconhecê-los;
- Perceber estruturas rítmicas a
fim de expressar-se corporalmente por meio da dança e das brincadeiras;
Conteúdos:
Identidade e
autonomia: Valores; exploração do espaço.
Artes Visuais: Observação e conversação sobre as
imagens e objetos; Elementos constituintes da linguagem visual.
Música: Linguagem; Canto.
Linguagem: Oral, escrita e corporal;
Comunicação, Gêneros e formas de expressão, Gêneros textuais.
Natureza e Sociedade: Fenômenos da natureza.
Matemática: Números; Contagem Oral.
Corpo e Movimento: Noções de lateralidade.
Metodologia:
- Fazer uma maleta de caixa de
leite;
- Fazer um travesseiro de
borboleta;
- Questionário referente à leitura
em casa;
- Kit de leitura: Maleta,
travesseiro de borboleta e questionários para os pais;
- Contações de histórias na sala –
Contadas pelas professoras, pelas crianças;
- Convidar pais para contar
histórias na sala;
- Dia do Baú da literatura;
- Contar
histórias com fantoches;
- Cantinho da
leitura “A magia da noite”, com exposição de livros relacionados ao tema,
estrelas que iluminam;
- Convidar as
demais turmas do CEI e familiares para visitar o cantinho da leitura;
- Roda de
conversa sobre as estrelas;
- Simulação que
a luz do sol é mais forte que a das estrelas;
- Procurar
estrelas durante o dia;
- Cartaz do que
prefere: Dia ou noite;
- Desenho da
estrela: escolher a cor de sua preferência, pintar dentro do limite, contagem
das pontas;
- Desenho livre
do que prefere: Dia ou Noite;
- Músicas de
dormir;
- Teatro de
sombras com as crianças;
- Na folha,
ligar o animal com sua sombra;
- Passeio:
procurar sua sombra.
Cronograma: Do dia 18 de abril a 27 de abril de 2012.
Turma: Maternal II matutino
Professoras: Leidiane e Cirlei
Avaliação:
O projeto foi um sucesso. Alcançou o objetivo maior que era
incentivar as crianças a terem o gosto pela leitura desde cedo.
O cantinho com as estrelas brilhando foi mágico, mas também a
luz do abajur iluminando os livros e os contadores de história deixou um clima
especial. A maioria das crianças fazia questão de contar mais de uma vez a
história, mas teve duas crianças que folheavam os livros, mas não quiseram
contar a história para o grupo.
Após o projeto percebemos que as crianças deixam de brincar para
pegar os livros da estante e folheá-los.
O kit de leitura também está sendo bem produtivo. A criança sai
toda orgulhosa do CEI com a maleta contendo o livro infantil e o travesseiro.
No dia seguinte, logo querem contar a história para os colegas da sala. Esse
kit de leitura estará visitando as casas dos alunos
durante o ano todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário