terça-feira, 8 de outubro de 2013

Projeto Folclore


PROBLEMÁTICA – Como transmitir e preservar as tradições de um povo.

 JUSTIFICATIVA
 Como agosto é o mês do Folclore, aproveitamos para trabalhar com nossas crianças as lendas e mitos da cultura popular brasileira, festas populares, festividades e comemorações, jogos, brincadeiras e outros. Expressar tradições culturais, conhecimentos, lendas, crenças populares, contos e cantigas roda. Assim é a melhor maneira de evidenciar o folclore para a criançada e fazer com que permaneça vivo nas gerações futuras. O saber popular busca assim, ampliar o conhecimento, a compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.

Objetivo geral
Propiciar o resgate, vivenciando e valorizando as manifestações da cultura popular brasileira.

Objetivos específicos
- Estimular as brincadeiras lúdicas com as crianças.
- Ampliar a linguagem oral.
- Desenvolver o gosto pela música, pela dança e por ouvir histórias.
- Usar a linguagem visual como expressão.

Atividades desenvolvidas
- Roda de conversa.
- Músicas: boi da cara preta, o meu boi morreu, cuca.
- Construir ao olhar da criança o saci, cuca, visconde, boitatá.
- Montar um quebra cabeça do saci
-Apresentação personagens do nosso folclore;
-Brincadeiras que conhecemos do nosso folclore.
-Interpretação de imagens;
-Brincadeiras e roda;
-Danças;
-Adivinhas;
-Jogos e brincadeiras;
-Mural;


CONTEÚDOS

IDENTIDADE E AUTONOMIA
-Valores;
-Comunicação e expressão;
 
ARTES VISUAIS

-Conservação sobre imagens e objetos;
-Manifestações culturais;

 
MÚSICA
-Expressão oral e corporal;
-Canto;
-Dramatização;
 

NATUREZA E SOCIEDADE

-Comunidade;
-Traições e diversidades socioculturais;

 MATEMÁTICA
-Comparação

 AVALIAÇÃO
Concebemos a avaliação como algo absolutamente inerente ao nosso trabalho, na perspectiva de uma postura constante de observação, investigação e crítica construtiva em relação à qualificação de nossa prática e intervenções didáticas, procurando conscientizar-nos dos aspectos que estão dando certo e que podemos ampliar, dos que tem de ser modificados, revistos, melhorados e aprofundados e do que ainda tem de ser buscado, inventado, criado em termos de novas alternativas, dentro da própria equipe, em nossos momentos de estudo e trabalho coletivo.
Essa avaliação inclui o professor e sua própria prática, a equipe pedagógica e a proposta do CEI, passando pela relação com os pais e comunidade CEI geral, com as crianças e sua própria aprendizagem.


 

 

 


 


 



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