quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Conhecendo o mundo através dos cinco sentidos

TEMA: Conhecendo o mundo através dos cinco sentidos

PROBLEMA: Que sensação é essa?

 JUSTIFICATIVA: Nos primeiros anos de vida, as crianças estão imersas no universo das imagens. Surge a necessidade da criança explorar e descobrir o mundo ao seu redor através de objetos diferentes. No dia-a-dia em seu ambiente acolhedor a criança está constantemente recebendo estímulos, este devem ser passados a ela com segurança, fazendo com que cada vez mais busque experiências novas e desafiadoras para a criança.

 OBJETIVO GERAL: Aguçar a percepção dos sentidos, por experimentos, texturas, formatos e sons, visualização, aumentando as capacidades motoras e sensoriais, simbólicas, sociais e cognitivas, através dos cinco sentidos.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Trabalhar a motricidade fina a partir da exploração de diferentes materiais;
·         Explorar diferentes materiais, manuseando objetos com vários tipos de texturas e sons;
·         Aprimorar os sentidos: paladar, olfato, audição, tato e visão;
·         Estimulação para desenvolver a capacidade motora;
·         Praticar movimentos de preensão para segurar objetos;
·         Criar situações de comunicação oral, para que possam expressar desejos, necessidades e sentimentos;
·         Desenvolver a imaginação;
·         Descobrir e produzir sons com alguns materiais para desenvolver sensibilidade auditiva;

CONTEÚDOS:
·         Iniciativa para se alimentar sozinho, eu e o outro, exploração do espaço, interação com outras turmas, passeios (identidade e autonomia);
·         Coordenação motora, sensações (movimento);
·         Comunicação, linguagem oral e corporal (linguagem);
·         Exploração de diferentes tipos de materiais, fazer artístico (artes visuais);
·         Expressão oral e corporal (música com o violão);
·         Noções de espaço e tempo, comparação (matemática);


METODOLOGIA:
 
·         Colocar várias bolinhas de gel dentro do balão e amarrar (sem encher o mesmo). É um ótimo brinquedo para o exercício de manipulação e motricidade fina;
·         Pegar umas bolinhas de gel (aquelas que incham na água) e colocar dentro de balões transparentes. As bolinhas fazem um barulhinho gostoso e a transparência do balão aguça a curiosidade dos bebês (balões transparentes cheios de ar);
·         Colocar alguns materiais dentro de uma bombona de água para que faça barulho. Fazer de conta que a bombona era um rolo de espuma, para os bebês se equilibrarem, sentindo o movimento e a sensação;
·         Confeccionar o tapete das sensações com diversos materiais (bem presos), balões coloridos, bola de gude, bolinhas de isopor, serragem, botões, plástico, etc...
·         Confeccionar o livro das sensações contendo: lixa, canudinhos, palito de picolé, algodão, tecido, plástico de bolha, botões e zíper;
·         Brincar na areia;
·         Trabalhos com tinta guache (pintar as mãos e os pés);
·         Experimentar diversos sabores e nomear (azedo, frio, quente, doce, salgado);
·         Caixas de sons (manipular e fazer sons), com violão, guizos, chaves, chocalhos produzindo sons alto, baixo, forte e fraco;
·         Escolher um objeto que faz barulho (despertador e pandeiro) e deixar que os bebês procurem;
·         Brincar com macarrão: pegar fios de espaguete exige o movimento de pinça, tão importante nessa fase do desenvolvimento, sentir o sabor salgado;
·         Estimular a coordenação motora, incentivando a criança a buscar um objeto, primeiro com as mãos e depois arrastando-se ou engatinhando, até que consiga pegá-lo;
·         Deixar a criança manipular grandes e pequenos objetos, jogos de montar e encaixar;
·         Esconder objetos e mostrá-los logo depois (cadê? Achou! ), brincadeiras com a lanterna, retro-projetor, bolinhas de sabão, estimulando a percepção visual dos bebês;
·         Fazer gelatina nas tigelas e depois misturar para que fique bem colorido e em seguida deixar os bebês manusear e sentir a sensação (frio);
·         Fazer pudim e deixar os bebês sentirem a sensação (quente e doce);
·         Utilizar recursos tecnológicos (CDS e DVDS );
  Interação com outras turmas; visitando outras salas, e fazendo passeios pelo Centro;
  Deixar os bebês manusear revistas (rasgar e amassar);
  Ler e contar histórias, com fantoches, livros;

CRONOGRAMA:

OBSEVAÇÃO: Durante a realização deste projeto, serão intercalados os temas geradores.

AVALIAÇÃO:
A avaliação ocorrerá durante todo o processo, á partir da observação dp professor em relação a criança, buscando compreender as necessidades e anseios da mesma visando alcançar os objetivos como:
 
Ø         Consegue mastigar e comer sozinho alguns tipos de alimentos;
Ø         Reconhece pessoas do seu convívio (sorri expressando alegria);
Ø          Balbucia;
Ø          Engatinha, senta, rola, fica de pé e anda;
Ø         Chora ou ri demonstrando sentimentos;
Ø          Movimenta-se ao ouvir diferentes sons;
Ø          Manipula brinquedos e materiais sonoros emitindo sons;
Ø           Realiza movimentos de interpretação musical (bate palmas);
Ø           Reage em situações de frio ou quente;
Ø           Demonstra prazer em ouvir sons;
Ø           Experimenta e explora com prazer materiais variados;
Ø           Reconhece som do seu próprio nome;
Ø           Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo;















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário