Turma Berçário II-
Professoras Sandra Morsch e Carla Meri Jantz
O FANTÁSTICO MUNDO DAS CORES
Como aprimorar
o sentido visual das crianças para que percebam o mundo colorido que os rodeia?
Ø
Por
meio dos cindo sentidos o ser humano conhece e reconhece as coisas e pessoas
que o cercam. E um destes sentidos é a visão, que nos permite aprimorar a
percepção de mundo, podendo ver as coisas de forma, tamanho e cores diferentes.
Desta forma as cores serão o instrumento para o desenvolvimento da visão das
crianças. Portanto através das atividades lúdicas e principalmente brincadeiras
adquirir e aprimorar deste conhecimento. Pois é estimulando desde cedo à
consciência das funções, que o desenvolvimento é realizado na educação
infantil.
Ø
Propiciar
um ambiente de aprendizagem lúdico bem colorido para que percebam o mundo
multicor que os cerca, e assim desenvolver e aprimorar sua visão.
Artes visuais
§ Manipular diferentes
objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades
de manuseio;
§ Criar trabalhos de
arte através da produção gráfica e plástica como meio de comunicar-se e
expressar-se com o mundo;
§ Observar imagens
diversas a fim de identificá-las e interpretá-las.
Música
§ Explorar o corpo com
a voz, mãos, pés, produzindo música;
§ Cantar e interpretar
diversas músicas a fim de desenvolver a memória musical;
§ Participar de
brincadeiras musicais.
Linguagem
§
Estabelecer
comunicação através da linguagem oral e corporal a fim de interagir com o
adulto ou com outra criança.
§
Escolher
livros para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o
interesse pela literatura infantil.
Matemática
·
Desenvolver
noções de espaço (em cima/em baixo) e volume;
Corpo e movimento
§
Participar
de brincadeiras e jogos que envolvam o correr, subir, descer, escorregar, a fim
de explorar os movimentos do corpo;
§
Deslocar-se
com segurança e destreza no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança em suas
próprias capacidades motoras;
- Reconhecer e ampliar os
movimentos, percebendo assim as potencialidades e limites do corpo.
Conteúdos:
Artes visuais:
Ø
Fazer
artístico;
Ø
Exploração
de diferentes materiais;
Ø
Observação
e conversação sobre imagens e objetos.
Música:
Ø
Expressão
oral o corporal;
Ø
Interpretação
e dramatização musical;
Ø
Canto;
Ø
Linguagem.
Linguagem:
Ø
Comunicação;
Ø
Linguagem
oral e corporal.
Matemática
Ø
Noções
de espaço e tempo, grandezas e medidas, formas geométricas.
Corpo e Movimento:
Ø
Corpo
humano;
Ø
Expressividade;
Ø
Equilíbrio;
Ø
Coordenação
motora ampla e fina;
Ø
Noções
de lateralidade;
Ø
Controle
muscular: encaixar, enfiar, pegar e soltar, subir e descer, empilhar, chutar,
escorregar, engatinhar, sentar, levantar, dançar, correr, andar, saltar,
manusear,...
Metodologia:
Escurecer
a sala e usar o retroprojetor para projetar imagens das crianças e de animais
na parede;
Contar
histórias e deixar que apreciem suas imagens;
Folhear revistas
observando suas imagens;
Confeccionar uma TV
de caixa de papelão e passar diversas imagens;
Cobrir e descobrir os
olhos das crianças;
Separar bolinhas por
cores e fazer cantinhos e observar se demonstram interesse por alguma cor.
Poderá ser refeita com outros objetos;
Luzes coloridas na
sala;
Chuva de bolinhas de
papel, papel e E.V.A. coloridos picados;
Passear pela cidade
para apreciar o colorido da paisagem;
Furar caixas de
papelão e forrar com papel celofane colorido, e deixar que olhem por dentro das
caixas;
Passeio com óculos de
sol, colocar e tirar o óculos;
Brincar com balões e
bolas coloridas;
Piscina de bolinhas.
Reconhecimento
de imagens;
Colar
E.V.A. colorido em cartolina, para depois fazer recortes de diferentes formas;
Cantar
músicas relacionadas ao tema;
Colorir
várias folhas de cartolina para confeccionar as borboletas;
Brincar
os espaços externos (brita, grama, areia...) observando o mundo a nossa volta
as diferentes cores que nos rodeiam;
Na sala sempre variar
nos brinquedos oferecidos, carrinhos, bonecas, bichinhos de borracha, bolas,
chocalhos.
Cronograma:
Avaliação:
Avaliação:
ü
Avaliação
far-se-á através de registros contínuos, observando as crianças individualmente
e em grupo, anotando suas descobertas, relações e manifestações, dificuldades e
suas expressões relacionadas ao seu desenvolvimento. Sendo que a avaliação
também é um instrumento de reflexão do nosso trabalho, tendo como referencia o
que precisamos mudar o que pode continuar e o que melhorar.
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