VISÃO
Descobrindo a magia das histórias infantis.
PROBLEMÁTICA: De que maneira as histórias
infantis podem atrair os olhares do bebê?
Ao contrário do que muitos
imaginam, a estimulação dos bebês vai muito além de mordedores e chocalhos. É
fundamental que, nos primeiros meses de vida, os bebês sejam estimulados com
mecanismos de repetição, de imitação e da exploração sensorial. Isso se dá por
meio de atividades que instigam a concentração, percepção e comunicação.
Durante o trabalho realizado na turma do Berçário, percebemos o grande
interesse que os bebês têm por histórias infantis, principalmente das que
tenham animais, lobos e bruxas como personagens. Em todos os momentos de
narração de histórias os alunos sentam-se em forma de rodinha no tapete e ouvem
as histórias com atenção, demonstrando curiosidade e um verdadeiro fascínio
pelos livros, querem tocar, manusear, olhar as gravuras e imitar os
personagens.
Com
este projeto pretendemos confeccionar uma “Bebeteca”, uma pequena biblioteca em
um cantinho da sala de aula, para que os alunos possam explorar livros,
revistas e gravuras. Utilizando a “Bebeteca”, juntamente com alguns recursos de
narração de histórias diferenciados como: avental pedagógico, histórias com velcro,
TV pedagógica, varal para contação de histórias, flanelógrafo, livros
coloridos, retroprojetor, entre outros, incentivaremos o prazer pela leitura,
procurando estimular o lúdico, a fantasia, o faz-de-conta, os jogos, as
brincadeiras, a criatividade, a imaginação, a socialização e a integração.
Nesta
faixa etária, os bebês adquirem muitas conquistas: caminhar, correr, balbuciar,
falar as primeiras palavrinhas, ter mais autonomia, tudo isso em um espaço
curto de tempo e as histórias contribuem muito neste desenvolvimento. Ela é um
excelente instrumento para desenvolver a audição, a fala e a expressão corporal
e representa uma fonte rica em estímulos.
“... como é importante para a formação de qualquer criança ouvir histórias,
muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e
ser um leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de
compreensão do mundo...” (ABRAMOVICH 2008)
Assim, justificamos a escolha da literatura infantil como tema de nosso
projeto, sendo explorada de forma lúdica, prazerosa e divertida. Acreditamos
que através da exploração de histórias, podemos contemplar todas as formas de
expressão, integrando diversas áreas do conhecimento, tornando-as mais ricas,
além de proporcionar aos bebês vivências e possibilidades muito maiores.
•
Proporcionar aos alunos momentos de aprendizagem, através de atividades
diferenciadas e enriquecedoras na área da literatura infantil, com a utilização
de recursos e técnicas de narração de histórias variadas, estimulando o hábito
pela leitura, a criatividade, o lúdico, o faz de conta e a imaginação;
•
Possibilitar o uso de diversos tipos de materiais a fim de desenvolver a
criatividade, a imaginação e a coordenação motora;
• Desenvolver harmonicamente os aspectos
físicos, psicossociais do bebê, respeitando sua maturidade emocional.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
• Desenvolver a linguagem oral;
•
Ampliar progressivamente a destreza de deslocar-se no espaço (engatinhar,
andar, correr, saltar, etc.);
•
Experimentar situações de interação com a música, canções e movimentos
corporais;
•
Desenvolver o gosto por histórias, estimulando a imaginação, o lúdico e o
faz-de-conta participando de atividades que integrem músicas e histórias;
•
Manusear diversos portadores de textos (revistas, encartes, livros de papel, de
borracha e de pano, etc.);
•
Estimular a emissão de sons, balbucios e palavras cantando músicas, imitando os
personagens das histórias, etc.;
•
Desenvolver a percepção sensorial, experimentando diferentes sensações táteis,
a percepção visual e auditiva, a motricidade fina e ampla;
•
Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e
materiais, iniciando o contato com formas diversas de expressão artística;
•
Explorar materiais de formas geométricas (materiais de espuma e tapete das
formas geométricas);
CONTEÚDOS:
MATEMÁTICA: comparação
LINGUAGEM ORAL: linguagem
ARTES VISUAIS: exploração de diversos materiais
IDENTIDADE E AUTONOMIA: exploração do espaço
MÚSICA:
linguagem musical
MOVIMENTO: sensações
METODOLOGIA:
•
Histórias narradas.
• Bebeteca.
• Teatros de fantoches e dedoches.
• Manuseio de livros, revistas, encartes, etc.
• Livros de pano, papel e borracha.
• Brincadeiras de roda cantada.
• Brincadeiras: casinha, motoca, esconde-esconde, balões, pega-pega, etc.
• Músicas cantadas variadas que envolvam: nome dos alunos, gestos, animais, sons, etc.
• CD de músicas de vários ritmos.
• DVD musical.
• Passeios pelas dependências da escola: saguão, pátios, horta, etc.
• Atividades com tintas, pincel atômico, giz,etc.
• Manuseio e rasgadura de papéis de diversas texturas.
• Atividades de corpo e movimento, equilíbrio e coordenação.
• Modelagem de argila e massinha de modelar caseira.
• Contato com a natureza e seus elementos.
• Explorar o tapete das formas geométricas .
• Explorar, brincar, subir, descer nos materiais de espuma (formas geométricas e túnel).
• Culinárias.
• Piquenique.
• Brincar com fantasias.
• Bebeteca.
• Teatros de fantoches e dedoches.
• Manuseio de livros, revistas, encartes, etc.
• Livros de pano, papel e borracha.
• Brincadeiras de roda cantada.
• Brincadeiras: casinha, motoca, esconde-esconde, balões, pega-pega, etc.
• Músicas cantadas variadas que envolvam: nome dos alunos, gestos, animais, sons, etc.
• CD de músicas de vários ritmos.
• DVD musical.
• Passeios pelas dependências da escola: saguão, pátios, horta, etc.
• Atividades com tintas, pincel atômico, giz,etc.
• Manuseio e rasgadura de papéis de diversas texturas.
• Atividades de corpo e movimento, equilíbrio e coordenação.
• Modelagem de argila e massinha de modelar caseira.
• Contato com a natureza e seus elementos.
• Explorar o tapete das formas geométricas .
• Explorar, brincar, subir, descer nos materiais de espuma (formas geométricas e túnel).
• Culinárias.
• Piquenique.
• Brincar com fantasias.
*Espelho
– Vendo-se
no espelho, a criança constrói seu esquema corporal, usando sua própria
referência.
*Esconde-esconde
– Com o
“esconde-esconde”, desenvolve-se o aprendizado de causa e efeito, pois o bebê
tem que puxar o lenço para descobrir onde está o brinquedo que estava sendo
usado por ele.
*Bolha
de sabão – A brincadeira possibilita a coordenação visual e motora, pois o jogo
olho/mão é o ponto mais explorado nessa atividade. O bebê terá que se adaptar a
cada momento para apanhar as bolhas de sabão.
*Gelatina
– Tentando
pegar os cubos de gelatina o bebê experimenta sensações como consistência e
temperatura.
*Encaixe
– As atividades
de encaixe proporcionam ao bebê o desenvolvimento da coordenação visual e
motora, em que ele irá experimentar a solução de problemas, pois os encaixes
possuem alternativas restritas.
*Empilhar
– Nas
atividades de empilhar trabalha-se a coordenação visual e motora e a noção
espacial.
*Chamar a atenção para
acontecimentos do ambiente (claridade do sol ou sombra, fogueira);
*Ligar e desligar a luz;
*Utilizar materiais
luminosos brilhantes no campo visual da criança;
*Brinquedos coloridos e com
contrastes (ex: preto, branco; amarelo / preto).
*Histórias
– Ler
histórias possibilita trabalhar com a forma mais simples e eficiente de
transmitir conhecimento.
*construir a história dos
três com materiais de diversas texturas na construção das casas( lixa, palito
de picolé, palha), os porquinhos com os carimbo das mãos das crianças.
A avaliação do projeto acontecerá durante todo o processo, desde a montagem do espaço até as atividades propostas. Não hesitando em alterar a ordem das etapas previstas ou os encaminhamentos planejados em função das necessidades dos bebês. Observando as crianças interagindo com os livros e o tempo que se mantêm concentradas. Anotar as preferências do grupo. Sugerindo atividades específicas com elas para verificar a familiaridade com os enredos, personagens e imagens.
Professoras: Micheli e Margarete
Turma: Berçário I Vespertino.
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