terça-feira, 30 de julho de 2013


VISÃO

Descobrindo a magia das histórias infantis.

 CRONOGRAMA: um mês


PROBLEMÁTICA: De que maneira as histórias infantis podem atrair os olhares do bebê?

 JUSTIFICATIVA:

Ao contrário do que muitos imaginam, a estimulação dos bebês vai muito além de mordedores e chocalhos. É fundamental que, nos primeiros meses de vida, os bebês sejam estimulados com mecanismos de repetição, de imitação e da exploração sensorial. Isso se dá por meio de atividades que instigam a concentração, percepção e comunicação.

          Durante o trabalho realizado na turma do Berçário, percebemos o grande interesse que os bebês têm por histórias infantis, principalmente das que tenham animais, lobos e bruxas como personagens. Em todos os momentos de narração de histórias os alunos sentam-se em forma de rodinha no tapete e ouvem as histórias com atenção, demonstrando curiosidade e um verdadeiro fascínio pelos livros, querem tocar, manusear, olhar as gravuras e imitar os personagens.

         Com este projeto pretendemos confeccionar uma “Bebeteca”, uma pequena biblioteca em um cantinho da sala de aula, para que os alunos possam explorar livros, revistas e gravuras. Utilizando a “Bebeteca”, juntamente com alguns recursos de narração de histórias diferenciados como: avental pedagógico, histórias com velcro, TV pedagógica, varal para contação de histórias, flanelógrafo, livros coloridos, retroprojetor, entre outros, incentivaremos o prazer pela leitura, procurando estimular o lúdico, a fantasia, o faz-de-conta, os jogos, as brincadeiras, a criatividade, a imaginação, a socialização e a integração.

        Nesta faixa etária, os bebês adquirem muitas conquistas: caminhar, correr, balbuciar, falar as primeiras palavrinhas, ter mais autonomia, tudo isso em um espaço curto de tempo e as histórias contribuem muito neste desenvolvimento. Ela é um excelente instrumento para desenvolver a audição, a fala e a expressão corporal e representa uma fonte rica em estímulos.

        “... como é importante para a formação de qualquer criança ouvir histórias, muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser um leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...” (ABRAMOVICH 2008)

        Assim, justificamos a escolha da literatura infantil como tema de nosso projeto, sendo explorada de forma lúdica, prazerosa e divertida. Acreditamos que através da exploração de histórias, podemos contemplar todas as formas de expressão, integrando diversas áreas do conhecimento, tornando-as mais ricas, além de proporcionar aos bebês vivências e possibilidades muito maiores.

 OBJETIVO GERAL:

• Proporcionar aos alunos momentos de aprendizagem, através de atividades diferenciadas e enriquecedoras na área da literatura infantil, com a utilização de recursos e técnicas de narração de histórias variadas, estimulando o hábito pela leitura, a criatividade, o lúdico, o faz de conta e a imaginação;

• Possibilitar o uso de diversos tipos de materiais a fim de desenvolver a criatividade, a imaginação e a coordenação motora;

  Desenvolver harmonicamente os aspectos físicos, psicossociais do bebê, respeitando sua maturidade emocional.

 
OBJETIVO ESPECÍFICO:

  Desenvolver a linguagem oral;

• Ampliar progressivamente a destreza de deslocar-se no espaço (engatinhar, andar, correr, saltar, etc.);

• Experimentar situações de interação com a música, canções e movimentos corporais;

• Desenvolver o gosto por histórias, estimulando a imaginação, o lúdico e o faz-de-conta participando de atividades que integrem músicas e histórias;

• Manusear diversos portadores de textos (revistas, encartes, livros de papel, de borracha e de pano, etc.);

• Estimular a emissão de sons, balbucios e palavras cantando músicas, imitando os personagens das histórias, etc.;

• Desenvolver a percepção sensorial, experimentando diferentes sensações táteis, a percepção visual e auditiva, a motricidade fina e ampla;

• Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, iniciando o contato com formas diversas de expressão artística;

• Explorar materiais de formas geométricas (materiais de espuma e tapete das formas geométricas);

 
CONTEÚDOS:

MATEMÁTICA: comparação

LINGUAGEM ORAL: linguagem

ARTES VISUAIS: exploração de diversos materiais

IDENTIDADE E AUTONOMIA: exploração do espaço

MÚSICA: linguagem musical

 MOVIMENTO: sensações


 

METODOLOGIA:

• Histórias narradas.
• Bebeteca.
• Teatros de fantoches e dedoches.
• Manuseio de livros, revistas, encartes, etc.
• Livros de pano, papel e borracha.
• Brincadeiras de roda cantada.
• Brincadeiras: casinha, motoca, esconde-esconde, balões, pega-pega, etc.
• Músicas cantadas variadas que envolvam: nome dos alunos, gestos, animais, sons, etc.
• CD de músicas de vários ritmos.
• DVD musical.
• Passeios pelas dependências da escola: saguão, pátios, horta, etc.
• Atividades com tintas, pincel atômico, giz,etc.
• Manuseio e rasgadura de papéis de diversas texturas.
• Atividades de corpo e movimento, equilíbrio e coordenação.
• Modelagem de argila e massinha de modelar caseira.
• Contato com a natureza e seus elementos.
• Explorar o tapete das formas geométricas .
• Explorar, brincar, subir, descer nos materiais de espuma (formas geométricas e túnel).
• Culinárias.
• Piquenique.
• Brincar com fantasias.

*Espelho – Vendo-se no espelho, a criança constrói seu esquema corporal, usando sua própria referência.

*Esconde-esconde – Com o “esconde-esconde”, desenvolve-se o aprendizado de causa e efeito, pois o bebê tem que puxar o lenço para descobrir onde está o brinquedo que estava sendo usado por ele.

*Bolha de sabão – A brincadeira possibilita a coordenação visual e motora, pois o jogo olho/mão é o ponto mais explorado nessa atividade. O bebê terá que se adaptar a cada momento para apanhar as bolhas de sabão.

*Gelatina – Tentando pegar os cubos de gelatina o bebê experimenta sensações como consistência e temperatura.

*Encaixe – As atividades de encaixe proporcionam ao bebê o desenvolvimento da coordenação visual e motora, em que ele irá experimentar a solução de problemas, pois os encaixes possuem alternativas restritas.

*Empilhar – Nas atividades de empilhar trabalha-se a coordenação visual e motora e a noção espacial.

*Chamar a atenção para acontecimentos do ambiente (claridade do sol ou sombra, fogueira);

*Ligar e desligar a luz;

*Utilizar materiais luminosos brilhantes no campo visual da criança;

*Brinquedos coloridos e com contrastes (ex: preto, branco; amarelo / preto).

*Histórias – Ler histórias possibilita trabalhar com a forma mais simples e eficiente de transmitir conhecimento.

*construir a história dos três com materiais de diversas texturas na construção das casas( lixa, palito de picolé, palha), os porquinhos com os carimbo das mãos das crianças.

 
AVALIAÇÃO:
A avaliação do projeto acontecerá durante todo o processo, desde a montagem do espaço até as atividades propostas. Não hesitando em alterar a ordem das etapas previstas ou os encaminhamentos planejados em função das necessidades dos bebês. Observando as crianças interagindo com os livros e o tempo que se mantêm concentradas. Anotar as preferências do grupo. Sugerindo atividades específicas com elas para verificar a familiaridade com os enredos, personagens e imagens.

Professoras: Micheli e Margarete

Turma: Berçário I Vespertino.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário