Justificativa:
Através deste projeto pretendemos conhecer s
história do nome de cada criança, e também propiciar as crianças os primeiros
contatos com a leitura e a escrita do seu nome aumentando, assim a autoestima.
Objetivo geral:
Promover a socialização entre o grupo.
Objetivos específicos:
·
Conhecer a historia do próprio nome;· Respeitar a utilização de algumas regras elementares de convívio social;
· Desenvolver a autoestima socialização e a linguagem oral;
· Desenvolver a coordenação motora e criatividade;
· Reconhecer seu nome em diversas situações do cotidiano;
· Vivenciar diversas situações de escrita;
· Expressar sentimentos;
· Desenvolver noções de quantidade e tempo.
Conteúdos:
· Identidade;
· Significado do nome;
· Eu e o outro;
· Convívio social;
· Relato de suas vivencias;
· Contato com a leitura e escrita;
· Fazer artístico;
· Canções;
· Expressão corporal
· Contagem oral e escrita;
· Noção de tempo.
Eixos:
· Identidade e autonomia;
· Matemática;
· Linguagem oral e escrita;
· Música
· Corpo e movimento.
Metodologia:
·
Roda de conversa;· Escrita espontânea do nome;
· História do nome mais foto da criança;
· Identificar letra inicial do nome;
· Diferenciar seu nome dos demais colegas como: nome nas mesas, ficha com os nomes, trabalhos na parede;
· Colagem de palitos para cada letra do nome;
· Recortar a 1ª letra do seu nome;
· Procurar inicial do seu nome e colorir;
· Pesquisar nome de animais ou rótulos que iniciam com a letra de seu nome (tarefa para casa)
· Confeccionar cartaz com o nome e sua letra inicial;
· Pesquisa – encontre uma rima para seu nome (tarefa para casa);
· Cartaz das rimas;
· Pesquisa cronológica – dia, mês e ano do seu nascimento;
· Modelagem da letra inicial do seu nome (massa caseira ou massa de mata fome)
· Gráfico com os meses de aniversário;
· História – os três porquinhos nova versão;
· Colar palitos no lobo para representar a idade.
Música:
·
Se eu fosse um peixinho;· Roubou o pão;
· Polegares;
· Sapo não lava o pé;
· Um ratinho.
Brincadeiras:
·
Dança da cadeira;· Passa o anel;
· Ovo choco;
· Peças de montar;
· Quebra-cabeça;
· Fantasia.
Avaliação:
Ao iniciar este projeto observei que maioria dos
alunos no conseguem realizar a escrita convencional do nome ainda estão na fase
das garatujas e poucos conseguem reconhecer seu nome dos demais. A partir deste
trabalho realizado neste projeto observei que todos os alunos já conseguem
reconhecer a letra inicial muitos já iniciam escrita convencional do mesmo.
Alguns fazem relação da inicial do seu nome com outras palavras. A grande
maioria das crianças demonstraram participação e entusiasmo no projeto
desenvolvido.
Turma Pré I Vespertino
_________________________________________________________________________
Projeto: Ei! Qual seu nome?
Problema:
como conhecer o
nome dos amiguinhos da sala de maneira lúdica e prazerosa?
Partindo da necessidade das crianças, as
professoras do jardim resolveram trabalhar o projeto qual seu nome? Algumas
crianças do jardim não se conhecem ainda, por isso nem todas as crianças sabem
o nome uma das outras. Assim as crianças vão conhecer o nome de seus amigos,
com brincadeiras e atividades lúdicas que as professoras irão desempenhá-las
para um melhor conhecimento e relação da turma. Também mostrando a inicial do
nome de cada criança para começar a familiarização das letras com o seu nome,
assim descobrindo as letras.
Objetivo
geral: levar o aluno a conhecer melhor o seu nome e o dos
seus amigos da sala.
Objetivos
gerais:
·
Reconhecer
o seu nome e o dos seus amigos.
·
Desenvolver
atividades em que a criança perceba a importância do seu nome.
·
Identificar
a letra inicial do seu nome.
Movimento:
Coordenação motora ampla e fina.
Expressividade.
Brincadeiras dirigidas.
Linguagem:
Linguagem oral e escrita.
Identidade
e autonomia:
Comunicação e expressão oral e corporal.
Iniciativas para fazer escolhas.
Metodologia:
Roda de conversa com a turma falando o nome.
Decorar a primeira letra do nome com Eva.
Contornar as letras do seu nome.
Com cola e areia formar a inicial do seu nome.
Identificar a inicial do seu nome no alfabeto.
Utilizar o balão para a escrita da inicial do seu
nome.
Entrevista para os pais, sobre a origem do nome.
Escrita espontânea do nome.
Passeio pela cidade para identificar letras em (placas,
lojas, e etc.).
Cartaz regras de convívio.
Contação de história.
Brincadeiras livres e dirigidas.
Brincadeiras na casinha, parque, gramado e demais
lugares do CEI.
Professora:
Bianca Azevedo
Auxiliar
de sala: Josiane Kubnick
Avaliação: Avaliação
faz- se -à através de registros contínuos, observando as crianças
individualmente e em grupo, anotando suas descobertas, relações e
manifestações, dificuldades e expressões relacionadas ao seu desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário