sexta-feira, 12 de julho de 2013

Ei! Qual seu nome?

Projeto – Eu e meu nome

 Problemática:
Porque cada um tem um nome?

Justificativa:
Através deste projeto pretendemos conhecer s história do nome de cada criança, e também propiciar as crianças os primeiros contatos com a leitura e a escrita do seu nome aumentando, assim a autoestima.

Objetivo geral:
Promover a socialização entre o grupo.

Objetivos específicos:
·        Conhecer a historia do próprio nome;
·        Respeitar a utilização de algumas regras elementares de convívio social;
·        Desenvolver a autoestima socialização e a linguagem oral;
·        Desenvolver a coordenação motora e criatividade;
·        Reconhecer seu nome em diversas situações do cotidiano;
·        Vivenciar diversas situações de escrita;
·        Expressar sentimentos;
·        Desenvolver noções de quantidade e tempo.
 
Conteúdos:
·        Identidade;
·        Significado do nome;
·        Eu e o outro;
·        Convívio social;
·        Relato de suas vivencias;
·        Contato com a leitura e escrita;
·        Fazer artístico;
·        Canções;
·        Expressão corporal
·        Contagem oral e escrita;
·        Noção de tempo.

Eixos:
·        Identidade e autonomia;
·        Matemática;
·        Linguagem oral e escrita;
·        Música
·        Corpo e movimento.

Metodologia:
·        Roda de conversa;
·        Escrita espontânea do nome;
·        História do nome mais foto da criança;
·        Identificar letra inicial do nome;
·        Diferenciar seu nome dos demais colegas como: nome nas mesas, ficha com os nomes, trabalhos na parede;
·        Colagem de palitos para cada letra do nome;
·        Recortar a 1ª letra do seu nome;
·        Procurar inicial do seu nome e colorir;
·        Pesquisar nome de animais ou rótulos que iniciam com a letra de seu nome (tarefa para casa)
·        Confeccionar cartaz com o nome e sua letra inicial;
·        Pesquisa – encontre uma rima para seu nome (tarefa para casa);
·        Cartaz das rimas;
·        Pesquisa cronológica – dia, mês e ano do seu nascimento;
·        Modelagem da letra inicial do seu nome (massa caseira ou massa de mata fome)
·        Gráfico com os meses de aniversário;
·        História – os três porquinhos nova versão;
·        Colar palitos no lobo para representar a idade.

Música:
·        Se eu fosse um peixinho;
·        Roubou o pão;
·        Polegares;
·        Sapo não lava o pé;
·        Um ratinho.

Brincadeiras:
·        Dança da cadeira;
·        Passa o anel;
·        Ovo choco;
·        Peças de montar;
·        Quebra-cabeça;
·        Fantasia.

Avaliação:
Ao iniciar este projeto observei que maioria dos alunos no conseguem realizar a escrita convencional do nome ainda estão na fase das garatujas e poucos conseguem reconhecer seu nome dos demais. A partir deste trabalho realizado neste projeto observei que todos os alunos já conseguem reconhecer a letra inicial muitos já iniciam escrita convencional do mesmo. Alguns fazem relação da inicial do seu nome com outras palavras. A grande maioria das crianças demonstraram participação e entusiasmo no projeto desenvolvido.

 Professora Arlete

Turma Pré I Vespertino

 
 
_________________________________________________________________________
 
Projeto: Ei! Qual seu nome?
Problema: como conhecer o nome dos amiguinhos da sala de maneira lúdica e prazerosa?
Partindo da necessidade das crianças, as professoras do jardim resolveram trabalhar o projeto qual seu nome? Algumas crianças do jardim não se conhecem ainda, por isso nem todas as crianças sabem o nome uma das outras. Assim as crianças vão conhecer o nome de seus amigos, com brincadeiras e atividades lúdicas que as professoras irão desempenhá-las para um melhor conhecimento e relação da turma. Também mostrando a inicial do nome de cada criança para começar a familiarização das letras com o seu nome, assim descobrindo as letras.
Objetivo geral: levar o aluno a conhecer melhor o seu nome e o dos seus amigos da sala.
Objetivos gerais:
·        Reconhecer o seu nome e o dos seus amigos.
·        Desenvolver atividades em que a criança perceba a importância do seu nome.
·        Identificar a letra inicial do seu nome.
Movimento:
Coordenação motora ampla e fina.
Expressividade.
Brincadeiras dirigidas.
Linguagem:
Linguagem oral e escrita.
Identidade e autonomia:
Comunicação e expressão oral e corporal.
Iniciativas para fazer escolhas.
Metodologia:
Roda de conversa com a turma falando o nome.
Decorar a primeira letra do nome com Eva.
Contornar as letras do seu nome.
Com cola e areia formar a inicial do seu nome.
Identificar a inicial do seu nome no alfabeto.
Utilizar o balão para a escrita da inicial do seu nome.
Entrevista para os pais, sobre a origem do nome.
Escrita espontânea do nome.
Passeio pela cidade para identificar letras em (placas, lojas, e etc.).
Cartaz regras de convívio.
Contação de história.
Brincadeiras livres e dirigidas.
Brincadeiras na casinha, parque, gramado e demais lugares do CEI.
Professora: Bianca Azevedo
Auxiliar de sala: Josiane Kubnick
 Avaliação: Avaliação faz- se -à através de registros contínuos, observando as crianças individualmente e em grupo, anotando suas descobertas, relações e manifestações, dificuldades e expressões relacionadas ao seu desenvolvimento.






 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário