PROBLEMA: Por
que a ampliação do sentido da visão é importante para o desenvolvimento da
criança?
JUSTIFICATIVA: O
corpo humano é dotado de cinco sentidos ou capacidades que são utilizados para
interagir com o mundo externo sejam pessoas, objetos, luzes, fenômenos do
clima, cheiros, sabores, texturas, enfim, através de determinados órgãos do
corpo humano, são enviadas ao cérebro sensações, utilizando uma rede de
neurônios que fazer parte do sistema nervoso. Dentre os sentidos encontramos a
visão que tem como capacidade a visualização de objetos e pessoas. Dessa forma,
o olho capta a imagem e envia para o cérebro e este, por sua vez, faz o
reconhecimento e a interpretação dos mesmos. Na fase da Educação Infantil esse
sentido é muito trabalhado, justamente porque é nessa fase que a criança passa
a enxergar o mundo de diversas maneiras. Desde o Berçário a criança é estimulada
das mais diferentes formas para que amplie gradativamente todos os sentidos,
sendo que no início são os sentidos que a mantém viva. Nesse sentido, a
abordagem do tema torna-se relevante como forma de auxiliar as crianças nesse
processo de ampliação do sentido da visão.
Descobrir
a diversidade das cores, das formas e das imagens existentes ao seu redor;
Manipular
diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e
possibilidades de manuseio;
Observar
imagens diversas a fim de identificá-las;
Movimentar
e explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais e motoras.
Eu
e o Outro.
Exploração
do espaço.
Expressividade.
Sensações.
Linguagem
Linguagem:
oral, escrita, corporal.
Gêneros
e formas de expressão.
Natureza e
Sociedade
Família.
Escola.
Comunidade.
Artes Visuais
Fazer
artístico.
Exploração
de diferentes materiais.
Observação
e conversação sobre imagens e objetos.
Música
Canto.
Ritmos
e gêneros musicais.
Noções
de espaço e tempo.
Incentivo
aos cuidados pessoais.
Brincadeiras
com espelhos, revistas, imagens em geral.
Música.
Brincadeiras
livres e dirigidas.
Móbiles.
Brinquedos
diversos.
Desenho
e pintura.
Manipulação
de diversos materiais. Ex: garrafa pet (grão, gliter, água, etc.).
Recursos
tecnológicos.
Manipulação
de material impresso e observação.
Interação na hora do banho.
Alimentação.
Sucata.
Exploração
do espaço.
BERÇÁRIO I - MATUTINO
AVALIAÇÃO:
Optamos
em trabalhar primeiramente o sentido da visão, embora não tenha como separar os
sentidos, já que todos trabalham em sintonia. Procuramos desenvolver atividades
que chamassem a atenção das crianças, pois objetos coloridos atraem os olhares
curiosos das crianças, tornando o trabalho mais prazeroso e chamativo.
A sala é decorada com móbiles de
corujas e as mesmas chamam muito a atenção das crianças, pois além de serem
coloridas elas balançam conforme o vento. As atividades com as bolinhas
coloridas, com os brinquedos de borracha, os móbiles, os livros, as bolas, os
variados ambientes também auxiliaram no desenvolvimento das atividades.
Percebemos através da realização
das atividades do projeto o interesse das crianças por objetos coloridos ou
mesmo em movimento, a simples brincadeira de esconder e aparecer promovia um
grande alvoroço, todas as crianças sem exceção, demonstraram gostar dessa
atividade. Por isso, não importa a quantidade de atividades e, sim a qualidade
que as mesmas possuem, o quanto elas podem auxiliar no desenvolvimento integral
das crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário