terça-feira, 30 de julho de 2013


PROJETO: Sapo Cururu

Justificativa: Percebe-se que as crianças do Maternal I têm fascinação pelos animais.Gostam de imitar, falar sobre eles, ver imagens e cantar músicas.O projeto Sapo Cururu partiu do interesse e da interação das crianças com a música do DVD Galinha pintadinha. O tema em si desperto o interesse natural das crianças já que os animais fazem-se presentes em seu mundo cotidiano. Além disso, a criança tem contato com desenhos animados, jogos, histórias e brinquedos que os remetem a todo instante os animais. A interação é o que o projeto desenvolva nas crianças hábitos e atitudes que valorizem a preservação dos animais e do meio ambiente.

 

Objetivo Geral: Oportunizar as crianças a valorizar e preservar os animais, contribuindo para compreensão de sua importância para o equilíbrio da vida no nosso planeta e a relação deles com o homem.

 

Objetivo Específico:

-Mostrar as crianças o animal sapo (natureza e sociedade)

-Fazer o relato de experiências vividas sobre o animal sapo (linguagem).

-Realizar trabalhinhos do projeto através da arte como meio de comunicar-se (artes visuais).

-Ampliar o desenvolvimento de sentimentos positivos em relação aos animais (respeito, proteção e valorização), natureza e sociedade.

-Criar momentos para a observação dos animais (semelhança e diferença matemática).

-Demonstrar atitudes que possam estimular a fantasia, imaginação e afetividade das crianças, (identidade e autonomia).

-Usar o brincar com diferença situações de movimento para desenvolver suas potencialidades motoras, (corpo e movimento).

 

Conteúdos

-Identidade e autonomia, comunicação e expressão.

Oral, corporal, escrita, iniciativa para fazer escolhas.

-Corpo e movimento, coordenação motora ampla e fina, expressividade da natureza e sociedade, meio ambiente e seres vivos.

-Artes visuais e fazer artístico.

-Música: expressão oral e corporal, canto e linguagem:

-Comunicação: linguagem oral e escrita corporal.

Matemática: comparação e seriação, contagem oral.

 

Metodologia

Para iniciar o projeto fazer uma roda de conversa, pesquisa informal entre as crianças pedindo. Quem tem um sapinho em casa! Onde ele mora! Se já viu um! Gosta de ter um em casa!

-Música sapo cururu e DVD da Xuxa.

-História a Família do Sapo Sapeca e Sapo Curioso.

-Pintar o sapo com giz de cera e guaxe.

-Dobradura de sapo.

-Imitar sons e gestos de sapo.

-Confeccionar uma lagoa com pedras na entrada da sala para expor as dobraduras de sapo.

-Reconhecer nas gravuras o animal trabalhado.

-Brincadeiras com animais de borracha.

-Brincar com bolas (chutar, lançar, pingar no chão e segurar).

-Dança e movimento com coreografia de músicas relacionadas ao projeto.

-Apresentar através de vídeos, gravuras e fotos. A diversidade dos animais suas semelhanças e diferenças.

-Brincar de roda e virar cambalhotas nos colchões.

Cronograma: Mês Julho

Avaliação: A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação diária e constante do grupo deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro de seu espaço de trabalho.

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário