Justificativa: Percebe-se que as crianças do Maternal I têm
fascinação pelos animais.Gostam de imitar, falar sobre eles, ver imagens e
cantar músicas.O projeto Sapo Cururu partiu do interesse e da interação das
crianças com a música do DVD Galinha pintadinha. O tema em si desperto o
interesse natural das crianças já que os animais fazem-se presentes em seu
mundo cotidiano. Além disso, a criança tem contato com desenhos animados,
jogos, histórias e brinquedos que os remetem a todo instante os animais. A
interação é o que o projeto desenvolva nas crianças hábitos e atitudes que
valorizem a preservação dos animais e do meio ambiente.
Objetivo Geral: Oportunizar
as crianças a valorizar e preservar os animais, contribuindo para compreensão
de sua importância para o equilíbrio da vida no nosso planeta e a relação deles
com o homem.
Objetivo
Específico:
-Mostrar as crianças o
animal sapo (natureza e sociedade)
-Fazer o relato de
experiências vividas sobre o animal sapo (linguagem).
-Realizar trabalhinhos
do projeto através da arte como meio de comunicar-se (artes visuais).
-Ampliar o
desenvolvimento de sentimentos positivos em relação aos animais (respeito,
proteção e valorização), natureza e sociedade.
-Criar momentos para a
observação dos animais (semelhança e diferença matemática).
-Demonstrar atitudes que
possam estimular a fantasia, imaginação e afetividade das crianças, (identidade
e autonomia).
-Usar o brincar com
diferença situações de movimento para desenvolver suas potencialidades motoras,
(corpo e movimento).
Conteúdos
-Identidade e autonomia,
comunicação e expressão.
Oral, corporal, escrita,
iniciativa para fazer escolhas.
-Corpo e movimento,
coordenação motora ampla e fina, expressividade da natureza e sociedade, meio
ambiente e seres vivos.
-Artes visuais e fazer
artístico.
-Música: expressão oral
e corporal, canto e linguagem:
-Comunicação: linguagem
oral e escrita corporal.
Matemática: comparação e
seriação, contagem oral.
Metodologia
Para iniciar o projeto
fazer uma roda de conversa, pesquisa informal entre as crianças pedindo. Quem
tem um sapinho em casa! Onde ele mora! Se já viu um! Gosta de ter um em casa!
-Música sapo cururu e
DVD da Xuxa.
-História a Família do
Sapo Sapeca e Sapo Curioso.
-Pintar o sapo com giz
de cera e guaxe.
-Dobradura de sapo.
-Imitar sons e gestos de
sapo.
-Confeccionar uma lagoa
com pedras na entrada da sala para expor as dobraduras de sapo.
-Reconhecer nas gravuras
o animal trabalhado.
-Brincadeiras com
animais de borracha.
-Brincar com bolas
(chutar, lançar, pingar no chão e segurar).
-Dança e movimento com
coreografia de músicas relacionadas ao projeto.
-Apresentar através de
vídeos, gravuras e fotos. A diversidade dos animais suas semelhanças e
diferenças.
-Brincar de roda e virar
cambalhotas nos colchões.
Cronograma: Mês
Julho
Avaliação: A avaliação deve buscar entender o processo de
cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação diária e
constante do grupo deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor
dentro de seu espaço de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário