Projeto: Temos a nossa diferença, mas somos
amigos.
Problema: Porque a prô ajudou o titio de
cadeira de rodas?
Justificativa: Em um passeio pela cidade,
encontramos um senhor com cadeiras de rodas. Isso chamou a atenção das crianças
que ficaram conversando entre si o motivo dele não andar sem a cadeira de
rodas. Num outro dia que estávamos passeando encontramos novamente um senhor saindo
de um estabelecimento quando sua cadeira travou em um buraco na calçada e pediu
a nossa ajuda. Depois deste dia as crianças não esqueceram a situação e estão
sempre comentando do titio que travou a cadeira de rodas na calçada. Por isso
sentimos a necessidade de trabalhar as diferenças físicas.
Objetivo Geral: Sensibilizar as crianças sobre as
diferenças físicas a fim de compreender que todos precisam ajudar uns aos
outros respeitando o limite de cada um.
Objetivo de
Aprendizagem:
Interessar-se
pelo cuidado com o corpo humano, executando ações simples relacionadas à saúde,
higiene e segurança;Desenvolver atitudes de respeito, ajuda e colaboração, valorizando ações de cooperação e solidariedade;
Utilizar a linguagem oral para conversar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências, sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação com o grupo.
Desenvolver atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.
Conteúdos:
Linguagem: comunicação.
Natureza e Sociedade: comunidade.
Identidade e autonomia: Cuidado com o corpo; Valores.
Metodologia:
Visita do Senhor Osni;Histórias da coleção Ciranda das diferenças: - Uma amiga diferente;
· O canto de Bento;
· Uma formiga especial;
· Dognaldo e sua nova situação.
Brincadeiras – Gata cega;
Pular com um pé só
Desenho livre sobre a visita do Senhor Buzzi
Roda de conversa com a família terapêutica.
Carta ao prefeito sobre a conservação das calçadas
Cronograma: Do dia 1 de outubro à 5 de outubro de 2012.
Turma: Maternal II matutino
Professoras: Leidiane e Cirlei
Avaliação: Um projeto que surgiu num simples passeio se tornou interessante, pois se trata da realidade de muitas pessoas.
A simpatia do senhor Osni contribuiu desde do dia que solicitou a nossa ajuda quando travou a cadeira de rodas na calçada, a nossa visita em sua casa e também a prontidão em fazer uma visita no CEI. Os alunos puderam entender que se tornar um cadeirante tem suas limitações, mas também sua independência e que devermos ajudá-los e respeitá-los.
Os alunos comentaram das calçadas que precisam ser arrumadas para facilitar a circulação dos deficientes físicos.
Esse projeto também repercutiu nos familiares das crianças, que comentaram sobre o assunto e da necessidade de respeitarmos uns aos outros.
O projeto ainda não foi concluído, falta entregar o ofício ao prefeito e a visita dos alunos em seu gabinete.
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