quarta-feira, 14 de novembro de 2012


CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL HULDA CARDOSO.

PRÉ-ESCOLAR: IVO VENSKE.

 TURMA: PRÉ I MATUTINO.

PROFESSORA: FABIANA B. BALDUSSI.

CRONOGRAMA: 15 DIAS (OUTUBRO).

PROJETO: EU E MINHA CASA.

PROBLEMÁTICA: POR QUE HÁ TANTAS CASAS DIFERENTES?

OBJETIVOS:
AMPLIAR GRADATIVAMENTE SEU CONHECIMENTO SOBRE O MEIO FÍSICO E SOCIAL, IDENTIFICANDO DIFERENTES ESPAÇOS FÍSICOS UTILIZADOS PELO GRUPO FAMILIAR.
OBSERVAR DIFERENTES TIPOS DE CASA EM NOSSO BAIRRO.
COSCIENTIZAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UM LAR PARA TODOS.
CONHECER O PRÓPRIO ENDEREÇO RESIDENCIAL.

CONTEÚDOS:
IDENTIDADE E AUTONOMIA
RESPEITAR CARACTERÍSTICAS PESSOAIS RELACIONADAS AO GÊNERO, CULTURA, COR A FIM DE PROMOVER O RESPEITO E DIVERSIDADE.

CONVÍVIO SOCIAL ( FAMILIA, ESCOLA, SOCIEDADE).
ARTES VISUAIS.
CONHECER A DIVERSIDADE DE PRODUÇOES ARTÍSTICAS PARA DIFERENCIA-LAS CONFORME MATERIAL UTILIZADO OU TÉCNICA.
EXPLORAÇÃO DE MATERIAIS.
MÚSICA.
AMPLIAR E COMPARTILHAR O REPERTÓRIO DE CANÇÕES A FIM DE DESENVOLVER MEMÓRIA MUSICAL.
REPERTÓRIO DE CANÇÕES.
LINGUAGEM.
EXPRESSAR SUAS NECESSIDADES, DESEJOS E SENTIMENTOS COM A FALA CLARA E ORGANIZADA.
OBSERVAÇÃO E MANUSEIO DE LIVROS, REVISTAS, JORNAIS, PANFLETOS E GIBIS.
MATEMÁTICA.
CRIAR ESTRATÉGIAS PARA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS, UTILIZANDO PROCEDIMENTOS SIMPLES DE CÁLCULO MENTAL.
CONTAGEM ORAL.
CORPO E MOVIMENTO.
UTILIZAR O CORPO PARA ACOMPANHAR RITMOS MUSICAIS VARIADOS EXPRESSANDO-SE COM ESPONTANEIDADE.
EXPRESSIVIDADE E MOVIMENTO.

METODOLOGIA:
CONVERSAÇÃO SOBRE AS CASAS.

O QUE JÁ SABEMOS SOBRE AS CASAS.
* EXISTEM CASAS DE MADEIRA E DE TIJOLOS.
* TODOS OS AMIGOS DA SALA TEM UMA CASA PARA MORAR.

O QUE QUEREMOS DESCOBRIR SOBRE AS DIFERENTES CASAS.
* COMO SÃO CONSTRUÍDAS AS CASAS?
* QUEM CONSTRÓI A CASA É DONO?
* POR QUE TEM CASA COM JANELA TÃO GRANDE?
* POR QUE AQUELA CASA É MAIS BONITA?

POESIAS: A CASA TORTA.
                   A CASINHA DA VOVÓ.
                   A CASA.

MÚSICAS: EU TINHA UMA CASINHA.
                     FUI MORAR NUMA CASINHA.
                     ENTRE OUTRAS.

HISTÓRIAS: TRÊS PORQUINHOS.
                       JOÃO E MARIA.
                      A CASA DO LOBO BONZINHO.
                      A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS.
OBSERVAR O NÚMERO DA CASA, QUANTO MAIOR E MENOR.
SEQUÊNCIA NUMÉRICA ATÉ O DEZ
ELABORAR A HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS COM AS CRIANÇAS E REPRESENTANDO A COM COLAGENS.
DESENHOS E DOBRADURAS.
DIVIDIR A SALA COM CANTINHOS, REPRESENTANDO UMA CASA.
BRINCAR DE CASINHA.
CONFECÇÃO DE DEDOCHES.
DESENHAR SUA PRÓPRIA CASA COM AS CARACTERÍSTICAS.
ENFATIZAR A LETRA T.
ROTINAS DIÁRIAS DIVERSIFICADAS.
BRINCADEIRAS DIRIGIDAS: MORTO VIVO, ESTÁTUA, DANÇA DA CADEIRA, MESTRE MANDOU...
PARQUE DE AREIA, PARQUE, BALANÇOS, CASINHA, MASSINHA, BRINQUEDOS, CERCADÃO, BOLAS, BAMBOLÊS, PNEUS...
EXPOSIÇÃO DAS VARIEDADES DE CASA, INTERNO E EXTERNO.
RECORTE E COLAGEM DE DIFERENTES CASAS.

PESQUISA: MINHA CASA.

DOBRADURA DE CASA.

MINI LIVRO: CONTENDO AS PARTES DA CASA.

AVALIAÇÃO: ESTE PROJETO TEVE GRANDE PARTICIPAÇÃO DOS PAIS, TANTO NA CONFECÇÃO DA CASA PRÓPRIA, COMO NA PESQUISA. AMBAS FOI UM SUCESSO, POIS AS CRIANÇAS TIVERAM GRANDE ORGULHO EM RELATAR O EMPENHO DE SUAS FAMÍLIAS.

APÓS A MOSTRA DE PROJETOS, AS CRIANÇAS BRINCARAM EM SALA COM SUAS CASAS, COM CARRINHOS, PEQUENAS BONECAS E ANIMAIS, FORMANDO UMA MINI CIDADE, QUE DENOMINARAM MASSARANDUBA.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário