CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL HULDA CARDOSO.
PRÉ-ESCOLAR: IVO VENSKE.
TURMA: PRÉ I
MATUTINO.
PROFESSORA: FABIANA B. BALDUSSI.
CRONOGRAMA: 15 DIAS (OUTUBRO).
PROJETO: EU E MINHA CASA.
PROBLEMÁTICA: POR QUE HÁ
TANTAS CASAS DIFERENTES?
OBJETIVOS:
AMPLIAR GRADATIVAMENTE SEU CONHECIMENTO
SOBRE O MEIO FÍSICO E SOCIAL, IDENTIFICANDO DIFERENTES ESPAÇOS FÍSICOS
UTILIZADOS PELO GRUPO FAMILIAR.OBSERVAR DIFERENTES TIPOS DE CASA EM NOSSO BAIRRO.
COSCIENTIZAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UM LAR PARA TODOS.
CONHECER O PRÓPRIO ENDEREÇO RESIDENCIAL.
CONTEÚDOS:
IDENTIDADE E AUTONOMIARESPEITAR CARACTERÍSTICAS PESSOAIS RELACIONADAS AO GÊNERO, CULTURA, COR A FIM DE PROMOVER O RESPEITO E DIVERSIDADE.
CONVÍVIO SOCIAL ( FAMILIA, ESCOLA,
SOCIEDADE).
ARTES VISUAIS.CONHECER A DIVERSIDADE DE PRODUÇOES ARTÍSTICAS PARA DIFERENCIA-LAS CONFORME MATERIAL UTILIZADO OU TÉCNICA.
EXPLORAÇÃO DE MATERIAIS.
MÚSICA.
AMPLIAR E COMPARTILHAR O REPERTÓRIO DE CANÇÕES A FIM DE DESENVOLVER MEMÓRIA MUSICAL.
REPERTÓRIO DE CANÇÕES.
LINGUAGEM.
EXPRESSAR SUAS NECESSIDADES, DESEJOS E SENTIMENTOS COM A FALA CLARA E ORGANIZADA.
OBSERVAÇÃO E MANUSEIO DE LIVROS, REVISTAS, JORNAIS, PANFLETOS E GIBIS.
MATEMÁTICA.
CRIAR ESTRATÉGIAS PARA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS, UTILIZANDO PROCEDIMENTOS SIMPLES DE CÁLCULO MENTAL.
CONTAGEM ORAL.
CORPO E MOVIMENTO.
UTILIZAR O CORPO PARA ACOMPANHAR RITMOS MUSICAIS VARIADOS EXPRESSANDO-SE COM ESPONTANEIDADE.
EXPRESSIVIDADE E MOVIMENTO.
METODOLOGIA:
CONVERSAÇÃO SOBRE AS CASAS.
O QUE JÁ SABEMOS SOBRE AS CASAS.
* EXISTEM CASAS DE MADEIRA E DE TIJOLOS.* TODOS OS AMIGOS DA SALA TEM UMA CASA PARA MORAR.
O QUE QUEREMOS DESCOBRIR SOBRE AS DIFERENTES CASAS.
* COMO SÃO CONSTRUÍDAS AS CASAS?* QUEM CONSTRÓI A CASA É DONO?
* POR QUE TEM CASA COM JANELA TÃO GRANDE?
* POR QUE AQUELA CASA É MAIS BONITA?
POESIAS: A CASA TORTA.
A CASINHA DA VOVÓ.A CASA.
MÚSICAS: EU TINHA UMA
CASINHA.
FUI MORAR NUMA CASINHA.ENTRE OUTRAS.
HISTÓRIAS: TRÊS
PORQUINHOS.
JOÃO E MARIA.A CASA DO LOBO BONZINHO.
A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS.
OBSERVAR O NÚMERO DA CASA, QUANTO MAIOR E MENOR.
SEQUÊNCIA NUMÉRICA ATÉ O DEZ
ELABORAR A HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS COM AS CRIANÇAS E REPRESENTANDO A COM COLAGENS.
DESENHOS E DOBRADURAS.
DIVIDIR A SALA COM CANTINHOS, REPRESENTANDO UMA CASA.
BRINCAR DE CASINHA.
CONFECÇÃO DE DEDOCHES.
DESENHAR SUA PRÓPRIA CASA COM AS CARACTERÍSTICAS.
ENFATIZAR A LETRA T.
ROTINAS DIÁRIAS DIVERSIFICADAS.
BRINCADEIRAS DIRIGIDAS: MORTO VIVO, ESTÁTUA, DANÇA DA CADEIRA, MESTRE MANDOU...
PARQUE DE AREIA, PARQUE, BALANÇOS, CASINHA, MASSINHA, BRINQUEDOS, CERCADÃO, BOLAS, BAMBOLÊS, PNEUS...
EXPOSIÇÃO DAS VARIEDADES DE CASA, INTERNO E EXTERNO.
RECORTE E COLAGEM DE DIFERENTES CASAS.
PESQUISA: MINHA CASA.
DOBRADURA DE CASA.
MINI LIVRO: CONTENDO AS
PARTES DA CASA.
AVALIAÇÃO: ESTE PROJETO
TEVE GRANDE PARTICIPAÇÃO DOS PAIS, TANTO NA CONFECÇÃO DA CASA PRÓPRIA, COMO NA
PESQUISA. AMBAS FOI UM SUCESSO, POIS AS CRIANÇAS TIVERAM GRANDE ORGULHO EM
RELATAR O EMPENHO DE SUAS FAMÍLIAS.
APÓS A MOSTRA DE PROJETOS, AS CRIANÇAS
BRINCARAM EM SALA COM SUAS CASAS, COM CARRINHOS, PEQUENAS BONECAS E ANIMAIS,
FORMANDO UMA MINI CIDADE, QUE DENOMINARAM MASSARANDUBA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário