quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Projeto: Eu e os meios de transporte.

Problemática:
·       O que é uma lambreta?
·       O que são meios de transporte?

Objetivo geral: reconhecer os cuidados e respeito no trânsito, identificando regras, sinais e diferentes meios de transporte.
Objetivos específicos:
·       Conhecer alguns sinais de trânsito mais comuns;
·       Compreender a importância da utilidade dos meios de transporte;
·       Diferenciar os meios de transportes em aéreos, terrestres, marítimos;
·       Conhecer meios de transporte que não fazem parte de sua realidade social.

Atividades:
·       Conversação sobre o tema, envolvendo questionamentos tais como:
- qual o meio de transporte que você tem em casa?
-com qual você vem para escola?
·       Desenhar ou recortar o meio de transporte que você usa para vir à escola;
·       Confeccionar um semáforo colorindo-o com giz de cera derretido em vela;
·       Pedir para as crianças trazer de casa figuras de meios de transporte para na aula seguinte seleciona-las em transportes terrestres, aéreos e marítimos;
·       Montar o cartaz onde as nuvens, a estrada e o mar foram, coloridos com guache e individualmente em equipes para os alunos;
·       Novamente em equipe cada qual ficou responsável por colar cada meio de transporte local correto;
·       Assistir DVD, o trânsito da coleção nosso amiguinho e conhecer alguns cuidados que devemos ter no trânsito;
·       Realizar um passeio na cidade para observar as placas e sinais;
·       Após o passeio retornando à escola as crianças farão um desenho do que observaram no passeio;
·       Conhecer o meio de transporte: lambreta, com a visita do pai do aluno Eduardo;
·       Construir um texto coletivo da observação da lambreta;
·       Fazer a dobradura do barco;
·       Explorar a letra “T”;
·       Atividade de matemática onde as crianças irão contar e escrever a quantidade de carros que encontrarão na imagem;
·       Histórias relacionadas ao tema: a evolução do meio de transporte;
·       Músicas: trem de ferro e seu motorista;
·       Promover exposição dos meios de transporte confeccionados pelos pais e alunos.

Avaliação: o projeto contou com a participação do grupo nas diferentes atividades desenvolvidas. Gerou muitas perguntas e também esclareceu muitas dúvidas. A participação da família foi muito importante para a construção dos meios de transporte com materiais recicláveis.

Conhecendo uma lambreta
O pai do Eduardo tem uma lambreta branca e laranjada e os bancos são pretos.
Ela é um meio de transporte parecido com uma moto, tem duas rodas e um pneu reserva e uma portinha que fica debaixo do banco aonde pode guardar coisas pequenas.
       O barulho que ela faz é muito forte.
       A lambreta tem um apoio para gente subir e por os pés e a aluna Evellyn disse que parece com duas asas.
       Nós do pré I subimos e sentamos na lambreta, mas para segurar a lambreta em pé precisamos ter muita força por isso o pai do Eduardo nos ajudou.
       O nosso amigo Eduardo também falou que precisamos colocar gasolina na lambreta para poder andar.
       Nossa amiga Anna lembrou que pra andar de lambreta precisamos usar capacete para proteger nossa cabeça, se por acaso acontecer um acidente.
       Foi muito legal conhecer esse meio de transporte.

Texto elaborado pela turma do pré I vesp.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário