segunda-feira, 24 de setembro de 2012

PROJETOS ANIMAIS – LOBO
Professora: Arlete
Turma: Pré I vespertino


JUSTIFICATIVA: As crianças têm curiosidade natural sobre os seres vivos em geral. Eles estão presentes no dia-a-dia de diversas formas. E possibilitam que as crianças construam conhecimentos significativos sobre eles.
O lobo também prova a imaginação e as vivências pessoais das crianças por estarem presentes no seu cotidiano como (TV, desenhos animados, histórias, músicas, etc...). Foi através dos livros de histórias que foram entregue às crianças que surgiu o projeto lobo. Dentre outros animais que constavam nos livros o lobo foi o que mais chamou a atenção da maioria das crianças.

PROBLEMÁTICA: Porque o lobo uiva?

OBJETIVO GERAL: Compreender como vivem os lobos, seu habitat, algumas características da espécie bem como de outros animais que surgir a curiosidade dentro do projeto.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        Diferenciar animais domésticos e selvagens;
·        Conhecer como vivem os lobos, sua alimentação;
·        Destacar características físicas dos mesmos;
·        Identificar o habitat do lobo;
·        Ampliar o conhecimento das letras introduzindo a letra “L” no seu repertório de letras.

CONTEÚDOS:
·        Repertório de canções (música)
·        Literatura (Linguagem oral e escrita)
·        Contato com a leitura e escrita (Linguagem oral e escrita)
·        Exploração de materiais (Artes visuais)
·        Seres vivos (Natureza e sociedade)
·        Relato de vivências (Linguagem oral e escrita)
·        Movimento e brincadeira (Corpo e movimento).

METODOLOGIA:
·        Conversação sobre o tema levantando seus conhecimentos e questionamentos a respeito do tema em estudo.
·        Leituras de histórias que contem o personagem lobo:
Os três porquinhos;
Chapeuzinho vermelho;
Lobo de todas as cores;
A verdadeira história dos três porquinhos.
·        Pesquisa na internet com imagens que mostram:
Os lobos se alimentando;
A cor dos lobos e a cor dos olhos;
Onde vivem;
·        Cartaz com imagens do lobo
·        Destacar a letra “L” da palavra lobo com atividades referentes a letras. Exemplo: Fazer a letra “L” com massinha.
·        Destacar a letra “L” nas diversas palavras.
·        Construir o “L” com palito.
·        Brincadeiras:
Vamos passear na floresta enquanto seu lobo não vem;
Música – Eu sou o lobo mau;
Meu galo quebrou o bico;
·        Classificar os animais em: animais que andam, nadam, voam e rastejam confeccionando cartaz das figuras que as crianças irão recortar das revistas;
·        Confecção do lobo com material alternativo, para exposição na escola;
·        Leitura de textos informativos que venham de encontro com os questionamentos feitos no início do projeto, para esclarecer as dúvidas.
·        Desenho livre do lobo com suas características físicas- 4 patas, 2 orelhas, andando com 4 patas e corpo coberto de pelo, e que o mesmo vive na floresta por não ser um animal de estimação.
                      
CRONOGRAMA: 13/08/2012 A 31/08/2012

AVALIAÇÃO:
O projeto contou com a participação e interesse da maioria dos alunos. Quando o assunto era as curiosidades sobre o lobo através da leitura de textos, apenas alguns alunos não se motivaram os demais demonstraram grande envolvimento. Todos se mostraram entusiasmados n a dramatização dos “Três Porquinhos” e se envolveram na mesma. No que se refere a Linguagem oral e escrita evidenciamos a letra “L” e a maioria dos educandos no final do Projeto reconhece a letra em diversos contextos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário