Professora: Arlete
Turma: Pré I vespertino
JUSTIFICATIVA: As crianças têm curiosidade natural sobre os seres
vivos em geral. Eles estão presentes no dia-a-dia de diversas formas. E
possibilitam que as crianças construam conhecimentos significativos sobre eles.
O lobo também prova a imaginação
e as vivências pessoais das crianças por estarem presentes no seu cotidiano como
(TV, desenhos animados, histórias, músicas, etc...). Foi através dos livros de
histórias que foram entregue às crianças que surgiu o projeto lobo. Dentre
outros animais que constavam nos livros o lobo foi o que mais chamou a atenção
da maioria das crianças.
PROBLEMÁTICA: Porque o lobo uiva?
OBJETIVO GERAL: Compreender como vivem os lobos, seu habitat,
algumas características da espécie bem como de outros animais que surgir a
curiosidade dentro do projeto.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Diferenciar animais domésticos e selvagens;· Conhecer como vivem os lobos, sua alimentação;
· Destacar características físicas dos mesmos;
· Identificar o habitat do lobo;
· Ampliar o conhecimento das letras introduzindo a letra “L” no seu repertório de letras.
CONTEÚDOS:
·
Repertório de canções (música)· Literatura (Linguagem oral e escrita)
· Contato com a leitura e escrita (Linguagem oral e escrita)
· Exploração de materiais (Artes visuais)
· Seres vivos (Natureza e sociedade)
· Relato de vivências (Linguagem oral e escrita)
· Movimento e brincadeira (Corpo e movimento).
METODOLOGIA:
·
Conversação sobre o tema levantando seus
conhecimentos e questionamentos a respeito do tema em estudo.· Leituras de histórias que contem o personagem lobo:
Os três porquinhos;
Chapeuzinho vermelho;
Lobo de todas as cores;
A verdadeira história dos três porquinhos.
· Pesquisa na internet com imagens que mostram:
Os lobos se alimentando;
A cor dos lobos e a cor dos olhos;
Onde vivem;
· Cartaz com imagens do lobo
· Destacar a letra “L” da palavra lobo com atividades referentes a letras. Exemplo: Fazer a letra “L” com massinha.
· Destacar a letra “L” nas diversas palavras.
· Construir o “L” com palito.
· Brincadeiras:
Vamos passear na floresta enquanto seu lobo não vem;
Música – Eu sou o lobo mau;
Meu galo quebrou o bico;
· Classificar os animais em: animais que andam, nadam, voam e rastejam confeccionando cartaz das figuras que as crianças irão recortar das revistas;
· Confecção do lobo com material alternativo, para exposição na escola;
· Leitura de textos informativos que venham de encontro com os questionamentos feitos no início do projeto, para esclarecer as dúvidas.
· Desenho livre do lobo com suas características físicas- 4 patas, 2 orelhas, andando com 4 patas e corpo coberto de pelo, e que o mesmo vive na floresta por não ser um animal de estimação.
CRONOGRAMA: 13/08/2012 A 31/08/2012
AVALIAÇÃO:
O projeto contou com a
participação e interesse da maioria dos alunos. Quando o assunto era as
curiosidades sobre o lobo através da leitura de textos, apenas alguns alunos
não se motivaram os demais demonstraram grande envolvimento. Todos se mostraram
entusiasmados n a dramatização dos “Três Porquinhos” e se envolveram na mesma.
No que se refere a Linguagem oral e escrita evidenciamos a letra “L” e a
maioria dos educandos no final do Projeto reconhece a letra em diversos
contextos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário