Projeto: Pintinho
Amarelinho
Problemática:
Ø
Como
despertar ainda mais o interesse dos bebês pelos animais?
Justificativa:
«
A
proposta de trabalhar esse tema deve-se a constante dos animais no cotidiano
das crianças (desenhos animados, histórias, jogos, as próprias vivências com
animais de estimação e outros) que revelam muita curiosidade e interesse nos
pequenos. Este trabalho possibilitará o conhecimento e a correlação entre os
diversos animais e destes com seu ambiente que serão trabalhados e socializados
posteriormente em uma exposição. E dentro deste a galera do Berçário I, vai
estudar o Pintinho, como sendo animal de interesse deles. Apesar não poderem se
expressar por palavras, vemos que eles têm interesse em suas reações quando
veem TV ou livrinhos de histórias.
Também vamos estudar esse animal por ser dócil e filhote, com qual poderemos
promover o contato com bebês.
Objetivo
Geral:
§
Objetivos de aprendizagem:
·
Levar a
criança a demonstrar seu carinho e afeto pelo animal. · Incentivar a criança a respeitar e amar os animais.
· Expressar pensamentos, sentimentos e desejos;
· Desenvolver a sensibilidade, estimular a percepção, despertar a curiosidade;
· Desenvolver a coordenação motora, a criatividade e a imaginação.
Conteúdos:
Sensações e expressividade - Movimento
Iniciativa para escolhas – Identidade e autonomia
Seres vivos – Natureza e sociedade
Exploração de diferentes materiais – Artes visuais
Expressão oral e corporal – Linguagem e música
v Folhear livros e revistas procurando imagens de pintinhos e outros
animais;
v Colar figuras de pintinhos no chão da sala;
v Confeccionar um
pintinho de E.V.A para cada criança;
v Brincar com os
pintinhos de E.V.A. e de pelúcia;
v Cantar a música
“Pintinho amarelinho”, Pintinho...Pintinho e outras;
v Contar histórias de
pintinho e de outros animais;
v Imitar vários animais;
v Assistir o DVD da
“Galinha Pintadinha” 1,2,3;
v Trazer um pintinho
vivo para sala;
v Passeio até a
agropecuária para ver os pintinhos e outros bichinhos;
v Confeccionar e expor
um pintinho de sucata;
v Expor as fotos sobre
o projeto.
Cronograma:
¿ 13 à 31 de agostoAvaliação:
A avaliação deste projeto fez-se por registros contínuos e observações individuais e em grupo. Anotando suas descobertas, relações e manifestações, dificuldades e suas expressões relacionadas ao seu desenvolvimento. Nestas observações e registros percebemos o quanto desde pequeninos os seres humanos gostam de animais. Seja através do contato físico, visual ou auditivo, o que se relaciona ao animal chama atenção e interessa aos bebês. Foi muito bom e proveitoso trabalhar este assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário