JUSTIFICATIVA:
Sendo a ludicidade um dos
caminhos utilizados para atingir os objetivos durante a realização das aulas de
Ed. Física desenvolvidas na pré-escola, lançou-se mão deste valioso recurso
para difundir e aprimorar uma importante habilidade em nossos alunos: o autocontrole.
Esta
habilidade foi posta em evidencia pelo fato das turmas do pré 1 e 2 apresentarem certa dificuldade em
aplicá-la nos jogos e brincadeiras propostos, o que dificultava o
desenvolvimento das mesmas.
DESENVOLVIMENTO:
Para o desenvolvimento do
objetivo proposto foi utilizado a brincadeira do coelho sai da toca, e o jogo
de apanhar a bola no centro da quadra.
A
brincadeira do coelho sai da toca foi rapidamente assimilada pelo grupo, devido
ao fato de ser conhecida por alguns alunos.
O jogo de apanhar a bola no centro da quadra foi
conduzido após a divisão aleatória da turma em duas equipes, onde era chamado
um aluno de cada grupo e ao sinal de partida ambos deveriam disputar a bola;
Quem tomasse posse da mesma primeira e a levantasse sobre a cabeça pontuaria
para sua equipe.
AVALIAÇÃO:
A participação foi unânime em
ambas as atividades, onde a maioria dos alunos atingiu o propósito através das
dinâmicas.
No início, na brincadeira do coelho
sai da toca, alguns alunos não queriam fazer parte da toca, para eles, ser o
coelho era o mais importante. Partindo deste ponto foi dado início ao
direcionamento das regras para o desenvolvimento da atividade, pois estes
alunos encontravam-se ansiosos, e a todo o momento queriam sair de suas
posições.
Sendo
enfatizado que cada um teria a sua vez de ser o coelho durante a brincadeira,
passaram a perceber melhor que a espera se fazia necessária para que fosse
possível todos terem sua participação.
Na
segunda atividade, houve a mesma necessidade de se enfatizar que era necessário
aguardar a vez para participar, pois a todo momento queriam jogar, não
respeitando a vez dos colegas de equipe.
A partir
da assimilação das regras, passaram-se a se vigiar mais em relação ao que diz
respeito de aguardar a vez na fileira, voltar para o devido lugar após a
participação no jogo, respeitar as instruções e aos comandos para iniciar o
jogo.
PROFESSOR
ROGÉRIO STOLF
Nenhum comentário:
Postar um comentário