quarta-feira, 30 de abril de 2014

EDUCAÇÃO FÍSICA


                                                       JUSTIFICATIVA:
              Sendo a ludicidade um dos caminhos utilizados para atingir os objetivos durante a realização das aulas de Ed. Física desenvolvidas na pré-escola, lançou-se mão deste valioso recurso para difundir e aprimorar uma importante habilidade em nossos alunos: o autocontrole.
             Esta habilidade foi posta em evidencia pelo fato das turmas do  pré 1 e 2 apresentarem certa dificuldade em aplicá-la nos jogos e brincadeiras propostos, o que dificultava o desenvolvimento das mesmas.

                                                  DESENVOLVIMENTO:

            Para o desenvolvimento do objetivo proposto foi utilizado a brincadeira do coelho sai da toca, e o jogo de apanhar a bola no centro da quadra.

    A brincadeira do coelho sai da toca foi rapidamente assimilada pelo grupo, devido ao fato de ser conhecida por alguns alunos.

O jogo de apanhar a bola no centro da quadra foi conduzido após a divisão aleatória da turma em duas equipes, onde era chamado um aluno de cada grupo e ao sinal de partida ambos deveriam disputar a bola; Quem tomasse posse da mesma primeira e a levantasse sobre a cabeça pontuaria para sua equipe.
                                                          AVALIAÇÃO:

            A participação foi unânime em ambas as atividades, onde a maioria dos alunos atingiu o propósito através das dinâmicas.

            No início, na brincadeira do coelho sai da toca, alguns alunos não queriam fazer parte da toca, para eles, ser o coelho era o mais importante. Partindo deste ponto foi dado início ao direcionamento das regras para o desenvolvimento da atividade, pois estes alunos encontravam-se ansiosos, e a todo o momento queriam sair de suas posições.

Sendo enfatizado que cada um teria a sua vez de ser o coelho durante a brincadeira, passaram a perceber melhor que a espera se fazia necessária para que fosse possível todos terem sua participação.

Na segunda atividade, houve a mesma necessidade de se enfatizar que era necessário aguardar a vez para participar, pois a todo momento queriam jogar, não respeitando a vez dos colegas de equipe.

A partir da assimilação das regras, passaram-se a se vigiar mais em relação ao que diz respeito de aguardar a vez na fileira, voltar para o devido lugar após a participação no jogo, respeitar as instruções e aos comandos para iniciar o jogo.
PROFESSOR ROGÉRIO STOLF
 
 
 
 
 
 
 
 

 

           

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário