JUSTIFICATIVA:
Com o novo ano letivo que começa, dá-se início a readaptação dos alunos que já frequentavam a escola e também a
adaptação dos alunos novos. São muitas as novidades: professoras, sala de aula,
colegas novos, etc. E para fazermos desse período o mais agradável
possível, pensamos em um projeto que reunisse atividades interessantes, muito aconchego, ambiente acolhedor e
acima de tudo dedicação, amor, carinho e paciência por parte das educadoras,
sendo muito importante o entendimento sobre o que é adaptação e como se dá esse
período de tantos desafios.
“Marcado
por encontros e desencontros, a adaptação escolar é o momento em que a criança
e seus familiares passam a criar com a escola relações afetivas destinadas a
favorecer a construção de um mundo social mais amplo em que estejam presentes
muitas conquistas e aprendizagens”. (Luciana Wolker da
Silva)
“Como adaptação e
separação caminham juntas, o ingresso na escola tende a gerar ansiedade. Assim
é importante que este período se organize de forma gradual, com pais orientados
e seguros acerca do que esperam para os filhos que ingressam na escola, para
que esse sentimento seja entendido, discutido e superado pelos envolvidos”.
(Luciana Wolker da Silva)
Nesse sentido,
consideramos importantíssima a parceria e a interação família/ escola para que
haja a construção de laços saudáveis favoráveis a troca de vivências e ao pleno
desenvolvimento da criança, sendo ela o principal sujeito da adaptação.
Sabemos que a confiança
e a segurança dos pais vão sendo construídas à medida em que vão conhecendo as
educadoras e o seu trabalho, por isso desejamos que esse período seja de muita
parceria, compreensão, carinho e confiança.
OBJETIVO
GERAL:
Proporcionar a
interação de maneira prazerosa com os amigos da turma e de outras salas a fim
de socializar-se.
Professora
Margarete/ Simoni
Nenhum comentário:
Postar um comentário