JUSTIFICATIVA: O processo de adaptação é um período bem delicado, onde a integração entre
criança, família e escola é primordial para que a mesma ocorra da melhor forma
possível. Em nossa turma do Berçário II, devido as crianças serem pequenas,
normalmente, a família sente mais a separação, principalmente por estarem em
função das crianças até então. A volta ao trabalho gera sentimentos
controversos e tudo gira em torno da necessidade de trabalhar versos a vontade
de ficar com o filho (a). Muitas famílias (pai, mãe, avós, tios, responsáveis)
apresentam dificuldade em deixar as crianças aos cuidados de outras pessoas,
mesmo sabendo que é necessário, muitos não tem o conhecimento de que o Centro de
Educação Infantil é muito mais que um local de cuidado, mas principalmente de
educação, que conta com profissionais habilitados e em constante formação para
atender a essa etapa da Educação Básica. Nos Centros Infantis são oferecidos
diários, devidamente planejados, para que a criança de desenvolva, dentro de
suas particularidades e limitações, em todos os aspectos, sejam emocionais,
motores, sociais ou cognitivos. O professor possui um papel importante no
contexto escolar, principalmente nessa fase inicial de adaptação que compreende
além das crianças, a família, os professores e toda a comunidade escolar. O
professor é o mediador do processo de adaptação das crianças e das famílias à
escola. Deve, portanto, buscar parceria com a família, para juntos, encontrarem
a melhor forma de realizar a adaptação, uma vez que cada criança está inserida
em uma família diferente, ou seja, cada família possui costumes, crenças,
cultura, etc., diferenciada uma da outra. Dessa forma, o diálogo, o respeito, a
atenção e a compreensão tornam-se ferramentas importantes nesse processo
inicial, que gradativamente irão fortalecer a relação estabelecida entre as
crianças, a família e a escola. Assim como ocorre com as crianças e a família,
o processo de adaptação também afeta os professores, pois independente da
experiência profissional, cada ano traz novos desafios, novas experiências,
novas crianças, novas famílias, enfim, cada ano traz novas expectativas, novos
contextos e novos conhecimentos. A integração entre criança, família e escola
favorece de forma efetiva o processo de adaptação de todos os envolvidos,
tornando-a um momento de troca de informações, onde o diálogo constante precisa
estar presente. Portanto, a adaptação é um momento de conhecimento, onde cada
um procura se ajustar a sua maneira aos novos desafios. É um período onde as
crianças se adaptam a nova rotina, as professoras e aos novos colegas, para as
famílias é o momento de confiar e acreditar nas pessoas que foram designadas
para realizar o trabalho de cuidar e educar do seu bem maior (filho, neto,
sobrinho, etc.), bem como participar de forma efetiva e integrada no
desenvolvimento e na aprendizagem das crianças. para os professores é o momento
de conhecer as crianças, as famílias para que possam, a partir disso, intervir
da melhor forma possível, auxiliando as crianças na construção de seus
conhecimentos, indispensáveis para inserção na sociedade. torna-se relevante a
abordagem do assunto, por ser fonte de conhecimento mútuo, onde todos buscam um
melhor convívio, dentro das possibilidades e dificuldades de cada um.
OBJETIVO GERAL: Identificar a importância da integração entre a criança, a família e
escola, a fim de promover uma melhor adaptação para a criança.
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