quarta-feira, 21 de agosto de 2013


VIVA o meio ambiente!

(preservação, AGUA, PLANTAS, ANIMAIS, coleta seletiva e RECICLAGEM)

 
PRBLEMÁTICA; COMO DESPERTAR NA CRIANÇA O INTERESSE EM PRESERVAR O MEIO AMBIENTE.

 Justificativa
 Diante dos desafios do século presente, o seguinte projeto tem por objetivo reconhecer os problemas que desafiam o homem para a preservação do meio ambiente bem como seus componentes tais como ar, solo, água, plantas, animais.
A conscientização das crianças serve como exemplo para prestar atenção na preservação da natureza e seus recursos como também para conscientização da reciclagem. A preservação do meio ambiente envolve pais, crianças professores, comunidade e CEI.

O seguinte projeto será apresentado em cinco partes sendo assim:

 PARTE I: Preservando a natureza

PARTE II: A água e sua importância

PARTE III: As plantas

PARTE IV: Os animais

PARTE V: O lixo: coleta seletiva e reciclagem

 OBJETIVO GERAL
    · Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente;

· Incentivar o respeito à natureza.

· Reconhecer a importância da água;

     · Sensibilizar a respeito do desperdício

     · Comparar os tipos de animais através da observação;

      · Conhecimento das características do lixo orgânico e reciclável;

     · Compreensão da importância da reciclagem para a melhoria da qualidade de vida da população;

 
METODOLOGIA

 · A primeira parte consiste num trabalho bem informativo com muito bate papo e análise a respeito dos conhecimentos prévios dos alunos ao que diz respeito à natureza e seus componentes, apresentação do conceito de meio ambiente com leitura de imagens, assistindo filmes e músicas.

 · Observação do ciclo da água; (CONGELAR E DESCONGALAR UM BALDE DE AGUA);

 · Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas;

· Vídeos que abordam o tema;

· Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída;

·Passeio até o rio ao lado do CEI;

· Recorte e colagem; (CARTAZ COM FIGURAS DO MEIO AMBIENTE) ;

· Releitura de obras de arte; (IMAGENS DA NATUREZA);

· Músicas e cantigas relacionadas ao tema;

· Mostrar para as crianças gravuras de diferentes tipos de flores, pedir também para trazer gravuras de casa e utilizá-las; (MONTAR UM CARTAZ);

· Cantar músicas sobre flores; (O CRAVO BRIGOU COM A ROSA, APARECEU A MARGARIDA);

· Realizar observação no pátio do colégio e colher diversos tipos de folhas;

Montar uma árvore com as folhas recolhidas;

· Comparar o tamanho, a forma, a textura, finas, grossas, as cores;

· Organizar as crianças em roda. Pedir para cada criança trazer de casa figuras dos animais para confeccionar um mural;

· Criar brinquedos reaproveitando as garrafas pet’s.(VAI E VEM,BIDOGUE);

·Construir um robô com brinquedos velhos; (TRAZIDOS PELAS CRIANÇAS);

·Ouvir e identificar sons da natureza (computador)

 CONTEÚDOS

INDENTIDADE E AUTONOMIA

-Exploração do espaço

-comunicação e expressão oral corporal

ARTES VISUAIS

-Exploração de diversos materiais

-releitura de desenhos

-Observação e conversação sobre imagem e objetos

MÚSICA

-Interpretação e dramatização musical

LINGUAGEM

-Gêneros e formas de expressão

NATUREZA E SOCIEDADE

-Meio ambiente

-consciência ecológica

-Fenômenos da natureza

AVALIAÇÃO:

A avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com O MEIO AMBIENTE os colegas e com as professoras.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário