VIVA o
meio ambiente!
(preservação,
AGUA, PLANTAS, ANIMAIS, coleta seletiva e RECICLAGEM)
PRBLEMÁTICA; COMO DESPERTAR NA CRIANÇA O INTERESSE EM
PRESERVAR O MEIO AMBIENTE.
A conscientização das crianças serve como exemplo para prestar atenção na preservação da natureza e seus recursos como também para conscientização da reciclagem. A preservação do meio ambiente envolve pais, crianças professores, comunidade e CEI.
O
seguinte projeto será apresentado em cinco partes sendo assim:
PARTE II: A água e sua
importância
PARTE III: As plantas
PARTE IV: Os animais
PARTE V: O lixo: coleta seletiva
e reciclagem
· Reconhecer a ação do homem na transformação do meio
ambiente;
· Incentivar o respeito à natureza.
· Reconhecer a importância da água;
· Sensibilizar a respeito do desperdício
· Comparar os tipos de animais através da observação;
· Conhecimento das características do lixo orgânico e
reciclável;
· Compreensão da importância da reciclagem para a
melhoria da qualidade de vida da população;
· A primeira parte consiste num trabalho bem
informativo com muito bate papo e análise a respeito dos conhecimentos prévios
dos alunos ao que diz respeito à natureza e seus componentes, apresentação do
conceito de meio ambiente com leitura de imagens, assistindo filmes e músicas.
· Observação do ciclo da água; (CONGELAR E
DESCONGALAR UM BALDE DE AGUA);
· Conversa sobre o desperdício da água nas diversas
situações cotidianas;
· Vídeos que abordam o
tema;
· Pesquisa de figuras que
mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída;
·Passeio até o rio ao
lado do CEI;
· Recorte e colagem;
(CARTAZ COM FIGURAS DO MEIO AMBIENTE) ;
· Releitura de obras de
arte; (IMAGENS DA NATUREZA);
· Músicas e cantigas
relacionadas ao tema;
· Mostrar para as crianças
gravuras de diferentes tipos de flores, pedir também para trazer gravuras de
casa e utilizá-las; (MONTAR UM CARTAZ);
· Cantar
músicas sobre flores; (O CRAVO BRIGOU COM A ROSA, APARECEU A MARGARIDA);
· Realizar
observação no pátio do colégio e colher diversos tipos de folhas;
Montar uma árvore com as
folhas recolhidas;
· Comparar
o tamanho, a forma, a textura, finas, grossas, as cores;
· Organizar
as crianças em roda. Pedir para cada criança trazer de casa figuras dos animais
para confeccionar um mural;
· Criar
brinquedos reaproveitando as garrafas pet’s.(VAI E VEM,BIDOGUE);
·Construir
um robô com brinquedos velhos; (TRAZIDOS PELAS CRIANÇAS);
·Ouvir
e identificar sons da natureza (computador)
INDENTIDADE E AUTONOMIA
-Exploração do espaço
-comunicação e expressão
oral corporal
ARTES VISUAIS
-Exploração de diversos
materiais
-releitura de desenhos
-Observação e
conversação sobre imagem e objetos
MÚSICA
-Interpretação e
dramatização musical
LINGUAGEM
-Gêneros e formas de
expressão
NATUREZA E SOCIEDADE
-Meio ambiente
-consciência ecológica
-Fenômenos da natureza
AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua, através da
observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no
relacionamento com O MEIO AMBIENTE os colegas e com as professoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário