TÍTULO: Adaptação: Um elo entre criança,
família e escola.
JUSTIFICATIVA: O processo de adaptação é um período
bem delicado, onde a integração entre criança, família e escola é primordial
para que a mesma ocorra da melhor forma possível. Em nossa turma do Berçário I,
devido as crianças serem pequenas, normalmente, a família sente mais a
separação, principalmente por estarem em função das crianças até então. A volta
ao trabalho gera sentimentos controversos e tudo gira em torno da necessidade
de trabalhar versos a vontade de ficar com o filho (a). Muitas famílias (pai,
mãe, avós, tios, responsáveis) apresentam dificuldade em deixar as crianças aos
cuidados de outras pessoas, mesmo sabendo que é necessário, muitos não tem o
conhecimento de que o Centro de Educação Infantil é muito mais que um local de
cuidado, mas principalmente de educação, que conta com profissionais
habilitados e em constante formação para atender a essa etapa da Educação
Básica. Nos Centros Infantis são oferecidos diários, devidamente planejados,
para que a criança de desenvolva, dentro de suas particularidades e limitações,
em todos os aspectos, sejam emocionais, motores, sociais ou cognitivos. O
professor possui um papel importante no contexto escolar, principalmente nessa
fase inicial de adaptação que compreende além das crianças, a família, os
professores e toda a comunidade escolar. O professor é o mediador do processo
de adaptação das crianças e das famílias à escola. Deve, portanto, buscar
parceria com a família, para juntos, encontrarem a melhor forma de realizar a
adaptação, uma vez que cada criança está inserida em uma família diferente, ou
seja, cada família possui costumes, crenças, cultura, etc., diferenciada uma da
outra. Dessa forma, o diálogo, o respeito, a atenção e a compreensão tornam-se
ferramentas importantes nesse processo inicial, que gradativamente irão
fortalecer a relação estabelecida entre as crianças, a família e a escola.
Assim como ocorre com as crianças e a família, o processo de adaptação também
afeta os professores, pois independente da experiência profissional, cada ano
traz novos desafios, novas experiências, novas crianças, novas famílias, enfim,
cada ano traz novas expectativas, novos contextos e novos conhecimentos. A
integração entre criança, família e escola favorece de forma efetiva o processo
de adaptação de todos os envolvidos, tornando-a um momento de troca de
informações, onde o diálogo constante precisa estar presente. Portanto, a
adaptação é um momento de conhecimento, onde cada um procura se ajustar a sua
maneira aos novos desafios. É um período onde as crianças se adaptam a nova
rotina, as professoras e aos novos colegas, para as famílias é o momento de
confiar e acreditar nas pessoas que foram designadas para realizar o trabalho
de cuidar e educar do seu bem maior (filho, neto, sobrinho, etc.), bem como
participar de forma efetiva e integrada no desenvolvimento e na aprendizagem
das crianças. Para os professores é o momento de conhecer as crianças, as
famílias para que possam, a partir disso, intervir da melhor forma possível,
auxiliando as crianças na construção de seus conhecimentos, indispensáveis para
inserção na sociedade. Torna-se relevante a abordagem do assunto, por ser fonte
de conhecimento mútuo, onde todos buscam um melhor convívio, dentro das
possibilidades e dificuldades de cada um.
OBJETIVO GERAL: Proporcionar a compreensão acerca da
importância da integração entre a criança, a família e escola, a fim de
promover uma melhor adaptação para a criança.
Professoras: Carla e Cintia
Berçário I Matutino
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