JARDIM VESPERTINO
Professoras: Cristiane e Janaína
TEMA: Brincando
e estimulando a coordenação motora.
Justificativa.
Durante
a realização das atividades dos projetos anteriores, nós professoras percebemos
nas crianças do jardim vespertino a necessidade de aprimorar a coordenação
motora fina e ampla, a partir disso desenvolvemos este projeto.
Objetivo Geral:
Desenvolver
a coordenação motora fina e ampla através de atividades e brincadeiras.
Objetivos específicos:
IDENTIDADE E AUTONOMIA
Brincar com as demais
crianças do grupo e da instituição a fim de interagir e familiarizar-se.
ARTES VISUAIS
Manipular
diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e
possibilidades de manuseio.
NATUREZA E SOCIEDADE
Conhecer
seu próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas,
motoras e perceptivas.
MATEMÁTICA
Utilizar
a contagem oral em brincadeiras ou situações nas quais se reconheça a
necessidade.
MOVIMENTO
Explorar e utilizar os
movimentos de preensão, encaixe, lançamento, recorte e rasgar para desenvolver
a coordenação motora fina.
CONTEÚDOS
Exploração do espaço;
Exploração de diferentes
materiais;
Ritmos e gêneros musicais;
Linguagem oral, escrita e
corporal;
Comunicação;
Equilíbrio;
Percepção de ritmo;
Controle muscular: encaixar,
pegar e soltar, subir e descer, chutar, escorregar, dançar, correr e saltar;
Noções de lateralidade;
Coordenação motora: ampla e
fina.
METODOLOGIA
Estimulação para higiene
bucal;
Brincadeiras na areia e no
parque;
Rodas de conversa;
Estimular a vestir-se
sozinho;
Modelagem com massinha,
areia, papel, entre outros;
Colagem com figuras;
Recorte de diferentes
texturas;
Acompanhamento com o corpo no
ritmo da música;
Brincadeiras de roda;
Folhear diferentes materiais;
Jogo da memória,
quebra-cabeça;
Arremessar objetos;
Peças de montar;
Recolher objetos, jogar,
buscar;
Utilização de CD`s de musicas.
Desenhar a partir do que foi observado.
AVALIAÇÃO
O projeto foi desenvolvido
pela necessidade da turma e durante as atividades desenvolvidas até agora já
podemos perceber grandes melhoras na coordenação motora de nossas crianças,
principalmente nas atividades com recorte e pintura. Algumas ainda sentem
dificuldade em firmar o lápis para pintar, mas com auxílio já estão
progredindo.
Nas atividades que envolvem o
desenvolvimento da coordenação motora ampla as crianças gostam quando
utilizamos materiais diversificados como: bambolê, corda e bolas. Mesmo que o projeto ainda não chegou ao fim
já podemos perceber que nossos objetivos estão sendo alcançados.
CRONOGRAMA
Aproximadamente
3 meses com intervalo para os temas: Família na escola e
dia dos pais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário