sexta-feira, 23 de maio de 2014

MÃE VOCÊ É A MULHER MAIS ESPECIAL DO MUNDO.

O C.E.I HULDA CARDOSO E PRÉ ESCOLAR IVO VENSKE PREPARAM VÁRIAS SURPRESAS DURANTE A SEMANA DO DIA DAS MÃES.



















Desfile da Fecarroz 2014 com Berçário I e Pré Escolar Ivo Venske.















Projeto Meu Nome


Problema: Porque cada um de nós tem um nome diferente?

Justificativa: Através deste projeto pretendemos conhecer a história dos nomes dos alunos e colocá-los em contato com a leitura e a escrita em sua fase inicial de letramento, o que auxilia no seu processo de autoestima.

Objetivo Geral: Possibilitar o acesso ao conhecimento da leitura e da escrita através de atividades com o nome, estimulando a oralidade das crianças, promovendo a socialização entre o grupo.

Objetivos Específicos:

·         Identificar o próprio nome;

·         Estimular a autoestima;

·         Desenvolver o raciocínio lógico a expressão oral e corporal, coordenação motora a percepção auditiva e visual da criança;

·         Valorizar a identidade;

·         Desenvolver a noção de quantidade;

·         Reconhecer letras de seu nome em outros contextos;

·         Conhecer e reproduzir jogos verbais;

·         Estabelecer os combinados do grupo;

·         Conhecer a historia da escrita;

·         Desenvolver a coordenação motora;

·         Utilizar a contagem oral, onde a mesma se fazer necessária.

Conteúdos:

·         Identidade.

·         Eu e o outro.

·         Significado do nome.

·         Valores.

·         Elementos da linguagem.

·         Trava línguas, parlendas e músicas.

·         Relatos de vivências.

·         Família.

·         Contagem oral.

 

Metodologia:

·         Roda de conversa.

·         Escrita espontânea do nome.

·         Selecionar dentre as letras do alfabeto móvel qual pertence ao seu nome;

·         Identificar a letra inicial do seu nome;

·         Conhecer a quantidade de letras do seu nome;

·         Pesquisar com os pais nomes de outras pessoas, animais ou objetos que iniciam com sua letra do nome (colar em folha A4 e expor em sala);

·         Confeccionar cartaz com o nome da criança e sua letra inicial;

·         Fazer quebra-cabeça com a foto e o nome da criança;

·         Modelar em argila a letra inicial do nome;

·         Colorir a letra inicial em atividade xerocada;

·         Caminhar sobre letra do alfabeto coladas no chão.

 

Rotina:

·         Acolhida;

·         Roda de conversa;

·         Historias;

·         Alimentação;

·         Escovação;

·         Brincadeiras livres e divertidas;

·         Organização do espaço;

·         Calendário;

·         Ajudante.

Avaliação: Senti a necessidade de realizar este projeto, pois observei que a maioria dos alunos ainda não identificavam e nem ao menos reconheciam a letra inicial dos seus nomes, uma vez que a grande maioria dos alunos encontram-se na fase das garatujas. A partir das atividades que foram realizadas no decorrer projeto consegui observar que todos os alunos já conseguem reconhecer seu nome a partir da letra inicial, alguns já reconheceram as letras em outras palavras e outros escrevem de forma convencional o mesmo, mas muitos ainda demostram dificuldade em escreve-lo continuando ainda na fase das garatujas.

Devo ressaltar que as atividades que, desenvolva ainda mais a escrita do nome serão realizadas no decorrer deste semestre para melhorar ainda mais esta aprendizagem no mais posso dizer que o projeto foi muito produtivo onde as crianças demostraram muito interesse e participação.
 
Professor-Arlete