quarta-feira, 26 de março de 2014

TÍTULO: DESCOBRINDO O MUNDO COLORIDO QUE ME CERCA


PROBLEMA: Por que a ampliação do sentido da visão e do tato é importante para o desenvolvimento da criança?

 

JUSTIFICATIVA: O corpo humano é dotado de cinco sentidos ou capacidades que são utilizados para interagir com o mundo externo, sejam pessoas, objetos, luzes, fenômenos do clima, cheiros, sabores, texturas, enfim, através de determinados órgãos do corpo humano, são enviadas ao cérebro sensações, utilizando uma rede de neurônios que fazem parte do sistema nervoso. Normalmente, trabalhamos os sentidos de maneira separada, entretanto, esse ano a proposta oferecida será trabalhar com dois sentidos de forma simultânea, neste mês os objetivos estarão voltados os sentidos do tato e da visão. A visão é um dos sentidos mais importantes, através dela podemos admirar as belezas existentes ao nosso redor e enxergar as diversidades do mundo. Para o ser humano a visão é primordial, uma vez que possibilita ao mesma fazer a distinção entre as imagens, guardar feições na memória, entre outras funções. Através da visão o ser humano se orienta no espaço e aperfeiçoa os outros sentidos, como é o caso do tato. Pois, o conhecimento de mundo que o ser humano adquire nos primeiros anos de sua vida, se deve, principalmente, ao sentido do tato. Ao manipular, ao tocar e segurar os objetos a criança desenvolve sua percepção física, mental e emocional. Através do tato, portanto, o ser humano consegue obter informações importantes acerca do mundo que o rodeia. Faz-se necessário abordar o referido assunto, pois as crianças do Berçário II estão numa fase importante da aquisição de novos conhecimentos relacionados tanto ao tato como a visão. O projeto será desenvolvido no período matutino e vespertino, sendo que os objetivos trabalhados durante a semana serão diferenciados nos dois períodos.

 

OBJETIVO GERAL: Proporcionar estímulos diversos que visem ampliar o sentido da visão e do tato, para que a criança possa de maneira gradativa significar o mundo a sua volta.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*      Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo seus limites e sensações que ele produz;

*      Movimentar e explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais e motoras;

*      Participar de brincadeiras musicais;

*      Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;

*      Realizar diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas;

*      Brincar com as linguagens artísticas, a fim de explorar seu potencial criativo;

*      Explorar o ambiente através de brincadeiras, para participação ativa ao interagir com os diferentes elementos da natureza e do grupo social em que vive;

*      Descobrir a diversidade das cores, das formas e das imagens existentes ao seu redor;

*      Observar imagens diversas a fim de identificá-las;

*      Ampliar gradualmente o conhecimento do seu próprio corpo, a fim de aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras;

*      Brincar com diferentes situações de movimento para desenvolver melhor suas potencialidades.

 

CONTEÚDOS

 

Identidade e Autonomia:

*      Eu e o Outro.

*      Exploração do espaço.

*      Comunicação e expressão.

 

Movimento:

*      Expressividade.

*      Sensações.

*      Corpo Humano.

*      Coordenação Motora.

 

Linguagem:

*      Comunicação.

*      Gêneros e Formas de Expressão.

*      Linguagem: oral, escrita, corporal.

 

Natureza e Sociedade

*      Família.

*      Escola.

*      Comunidade.

 

Artes Visuais:

*      Fazer Artístico.

*      Exploração de diferentes materiais.

*      Observação e conversação sobre imagens e objetos.

 

Música:

*      Canto.

*      Linguagem musical.

*      Ritmos e gêneros musicais.

*      Interpretação e dramatização musical.

 

Matemática:

*      Noções de espaço e tempo.

*      Classificação.

*      Velocidade (rápido, lento, depressa, devagar).

*      Comparação.

 

ESTRATÉGIAS - DESENVOLVIMENTO

*      Passeio pela cidade.

*      Interação com outras turmas.

*      Brincadeiras no parque, casinha, pátio, solário.

*      Histórias.

*      Brincadeiras livres e dirigidas.

*      Brincadeiras com o corpo.

*      Danças.

*      Manipulação de diversos materiais.

*      Desenho e pintura.

*      Recursos tecnológicos.

*      Música.

*      Jogo das sensações.

*      Rasgar e amassar papel.

*      Semelhanças e diferenças.

*      Cuidados pessoais.

*      Brincadeiras com espelhos, revistas, imagens.

*      Móbiles.

*      Sucatas.

*      Caixa de texturas.

*      Labirinto, cabana, túnel.

*      Jogos de encaixe.

*      Dramatização com fantoches e máscaras.

*      Diferentes texturas.

*      Exploração do espaço.

 

CRONOGRAMA: 10/03 até 30//05

 

AVALIAÇÃO

 

            Será realizada através de observação realizada diariamente, bem como através da participação das crianças nas atividades propostas. A avaliação não foi finalizada, pois o projeto está em andamento.

 

Professoras: Cintia, Margarete, Rosilea e Simone.

Berçário II - Matutino e Vespertino.